You are currently viewing Matemática: Adição e Subtração – 4º ano – Anos Iniciais

Matemática: Adição e Subtração – 4º ano – Anos Iniciais

Nesta aula super animada, você vai aprender com a prof.ª Esp. Danielle a resolver e elaborar problemas com números naturais utilizando adição e subtração, com diferentes estratégias: cálculo escrito, cálculo mental, algoritmos e até mesmo estimativas. Tudo isso contado de forma criativa através da história de Dona Clara e seu filho Pedro, que vão ao supermercado e transformam as compras em uma verdadeira aventura matemática! O que você vai ver nesta aula: Como usar a adição para juntar quantidades; Como usar a subtração para descobrir o que sobra ou comparar valores; Estratégias de cálculo mental para facilitar a conta; O poder da estimativa para prever resultados; Como validar as respostas usando tecnologias digitais.

Além disso, ao final tem um quiz para testar os conhecimentos adquiridos.

Canal Estúdio Conexão Escola. “Matemática: Adição e Subtração – 4º ano – Anos Iniciais”. Disponível em <https://youtu.be/D6UzU43PfYM?si=_1YvYQhgJAAxwRAY>. Acesso em 22, dez. 2025.
Autoria:Prof.ª Esp. Danielle Assis Borges
Formação:Graduanda em Nutrição.  

Graduada em Jornalismo e Pedagogia.  

Pós-graduada em:
– MBA em Gestão das Tecnologias da Informação e da Comunicação – Educação;
– Docência Universitária;
– Psicopedagogia Institucional e Clínica;
– Neuropedagogia Aplicada à Educação.
Componente Curricular:Matemática
Conteúdo(s)/objeto(s) de conhecimento:Resolução de problemas envolvendo adição e subtração
Descritor(es) SAEB:D19 – Resolver problema com números naturais, envolvendo diferentes significados da adição ou subtração: juntar, alteração de um estado inicial (positiva ou negativa), comparação e mais de uma transformação (positiva ou negativa).
Habilidade(s)/objetivo(s) de aprendizagem e desenvolvimento:DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO:  
(EF04MA03-C) Resolver e elaborar problemas com números naturais envolvendo adição e subtração, utilizando estratégias diversas, como cálculo, cálculo mental e algoritmos, além de fazer estimativas do resultado, validando-os por meio de tecnologias digitais.  
Referências:BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP. Matriz de Referência de Matemática. Brasília: INEP, [s.d.]. Disponível em: https://download.inep.gov.br/educacao_basica/prova_brasil_saeb/menu_do_professor/o_que_cai_nas_provas/Matriz_de_Referencia_de_Matematica.pdf. Acesso em: 25, ago. 2025.  

CANVA. Ferramenta de design gráfico online. Disponível em: https://www.canva.com/. Acesso em: 25, ago. 2025. GIOVANNI JÚNIOR, José Ruy. A conquista: matemática: 4º ano: ensino fundamental. 1. ed. São Paulo: FTD, 2021.  

GOIÁS. Secretaria de Estado da Educação. Documento Curricular para Goiás: ampliado – Etapa Ensino Fundamental: anos finais. Goiânia: Seduc, 2019.  

GOIÂNIA (Município). Secretaria Municipal de Educação. Matriz de habilidades para o Ensino Fundamental – 1º bimestre – 4º ano. Goiânia: Prefeitura de Goiânia, [2024]. Documento interno.  

PASSOS, Célia; SILVA, Zeneide. Eu gosto mais: matemática: 4º ano: ensino fundamental. 5. ed. São Paulo: IBEP, 2022.