O programa Conexão em Libras destaca que o ingresso dos surdos nas instituições de ensino superior é uma conquista real. Onde a acessibilidade, por meio da Libras, garante que esse direito seja respeitado e efetivado. Com apoio de intérpretes e materiais adaptados, os estudantes com surdez podem acompanhar as aulas. Dessa forma, a inclusão fortalece a autonomia e amplia as oportunidades profissionais e acadêmicas. Assim, as universidades têm papel fundamental em promover equidade e respeito à diversidade, mas nem sempre foi assim vejam.
disponível em: https://youtu.be/YbTAKLZd4J0?si=fAjr9ew7XvQv3QUa
Componente Curricular | Língua Portuguesa |
Objetivo de Aprendizagem e Desenvolvimento | (EF67LP14-C) Preparar o roteiro de perguntas e realizar entrevista oral com envolvidos ou especialistas relacionados com o fato noticiado ou com o tema em pauta, usando roteiro previamente elaborado, e formulando outras perguntas a partir das respostas dadas. |
Habilidade | (EF08LP03-A) Produzir texto dissertativo argumentativo de temas variados e atuais, levando em consideração a estrutura do gênero. (EF69LP10-B) Produzir textos orais noticiosos, culturais e de opinião (podcasts e vlogs), orientando-se por roteiro ou texto, considerando o contexto de produção e demonstrando domínio dos gêneros. |