O programa vai mostrar que a aquisição da Língua de Sinais por crianças surdas é um processo natural. Ela ocorre de forma semelhante à aquisição da fala pelas crianças ouvintes. Quando expostas cedo à Libras, as crianças desenvolvem linguagem plena.
Pois, a língua de sinais possibilita a comunicação e a expressão de sentimentos e contribui para o desenvolvimento cognitivo e social e o contato precoce com a Libras favorece a construção da identidade surda. Por isso, a família, a escola juntamente com ambientes bilíngues estimulam a aprendizagem e a inclusão.
Quanto antes a criança tiver acesso à língua, melhor será seu desenvolvimento.
A Libras é um direito linguístico essencial para todas as crianças surdas.
disponível em :https://youtu.be/PgRO7L5XLsY?si=2B6oUIwEUI6daTVw
Componente Curricular | Língua Portuguesa |
Objetivo de Aprendizagem e Desenvolvimento | (EF67LP14-C) Preparar o roteiro de perguntas e realizar entrevista oral com envolvidos ou especialistas relacionados com o fato noticiado ou com o tema em pauta, usando roteiro previamente elaborado, e formulando outras perguntas a partir das respostas dadas. |
Habilidade | (EF08LP03-A) Produzir texto dissertativo argumentativo de temas variados e atuais, levando em consideração a estrutura do gênero. (EF69LP10-B) Produzir textos orais noticiosos, culturais e de opinião (podcasts e vlogs), orientando-se por roteiro ou texto, considerando o contexto de produção e demonstrando domínio dos gêneros. |