Você sabia que todos os pais precisam registrar seus filhos? Isso mesmo, todas pessoas têm o direito de saber quem são seus pais biológicos e ser reconhecidos por eles. Nesta atividade vamos conversar sobre a nossa história e sobre o direito ao reconhecimento da paternidade.
Há pessoas que nunca conheceram seus pais biológicos, o que não as impedem de construir suas histórias e serem felizes. Mas, Você conhece casos de crianças que não conhecem ou não foram registradas por seus pais biológicos? Você sabia que existe um programa, que ajuda os filhos a terem a paternidade reconhecida? Vamos conversar sobre isso?
Atividade 1
Assista ao vídeo 1 e ouça a música “Minha História” de Chico Buarque. Convide seus familiares para ouvir com você.
Atividade 2
Reflita com seus familiares
O que conta na história da música?
Assista ao vídeo 2 –
Atividade 3
Em seu caderno, escreva os nomes de seus pais, ou das pessoas que te criaram. Se precisar, olhe na sua identidade o nome deles ou peça ajuda a alguém da sua família
Atividade 4
Assista ao vídeo 3 –
Atividade 5
Converse com alguém de sua convivência como foi sua história
Se possível grave um áudio, ou vídeo contando sobre sua história.
Socialize sua história com seus familiares.
Componentes: | Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento |
História | (EAJAHI0101) Compreender a temporalidade (passado, presente e futuro) por meio de suas histórias de vida e de sua família. (EAJAHI0102) Identificar etapas do seu desenvolvimento enquanto pessoa com o auxílio da memória e de outras fontes (fotos, documentos pessoais, filmagens…). |
Língua Portuguesa | (EAJALP0173) Produzir textos orais, com diferentes intenções e que circulam na vida cotidiana. (EAJALP0153) Conhecer e utilizar os textos multissemióticos, reconhecendo a relação dos mesmos com a palavra escrita e sua significação. (EAJALP01132) Reconhecer a importância das leis na prevenção da vida humana e cidadã. |
EAJA – 1° Segmento 1ª série – Ética e Cidadania