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Ciências da Natureza – Hábitos alimentares: higiene alimentar

Esta proposta de atividade de Ciências da Natureza é destinada aos estudantes do 5º ano dos anos finais do Ensino Fundamental


Imagem 1. SKETCHIFY. Blocky Geometric Woman Washing Vegetables. Canva. Download em 16/05/2025.

HÁBITOS ALIMENTARES: HIGIENE ALIMENTAR

Imagine que você e sua família foram convidados para um piquenique. Na hora de preparar os lanches, ninguém lavou as frutas, e a salada de maionese ficou horas fora da geladeira. No fim do dia, todos passaram mal. O que poderia ter sido feito de forma diferente?

Você já parou para pensar que a comida pode parecer gostosa e colorida… mas estar cheia de micro-organismos que a gente não vê? Alguns deles são inofensivos, mas outros podem causar doenças sérias, como a salmonelose e a infecção por E. coli. Por isso, manter bons hábitos de higiene na hora de lidar com os alimentos é uma parte muito importante para garantir a saúde de todos que vão comê-los.

Mas… o que é higiene alimentar? Ela é o conjunto de cuidados que temos ao manusear (ou seja, tocar e preparar), cozinhar, armazenar e até servir os alimentos. Esses cuidados ajudam a evitar a contaminação por micro-organismos que podem causar infecções alimentares, e também, prevenir verminoses.

Vamos “começar pelo começo”: antes de cozinhar, é preciso… lavar as mãos! Isso mesmo. Lavar as mãos com água e sabão é uma das formas mais simples e eficazes de evitar doenças. Nossas mãos encostam em muitas superfícies sujas ao longo do dia. Quando vamos preparar os alimentos com as mãos sujas, podemos levar sujidades, micro-organismos ou mesmo ovos de vermes direto para a comida.

Também é importante lavar bem frutas, verduras e legumes. Mesmo quando vêm da feira ou do mercado com aparência limpa, esses alimentos podem carregar terra, ovos de parasitas ou mesmo quantidades significativas de agrotóxicos.

E quanto aos utensílios e superfícies? Eles também precisam estar limpos! Tábuas de corte, facas, colheres, potes… tudo que vai tocar na comida deve ser bem higienizado. Inclusive a pia! Uma dica importante: o ideal é ter uma tábua para alimentos crus (como carnes) e outra para alimentos prontos ou que serão comidos crus, como vegetais. Isso evita a chamada “contaminação cruzada”, que é quando micro-organismos de um alimento passam para outro.

Você sabia que certos alimentos precisam ficar na geladeira logo após o preparo? Isso porque temperaturas mais altas favorecem a multiplicação de micro-organismos, como bactérias e fungos. Leite, carnes, ovos, sobras de comida e muitos outros itens devem ser guardados em recipientes fechados e refrigerados. Além disso, alimentos crus e cozidos devem ser armazenados separadamente.

Ficar de olho na data de validade também é essencial. Alimentos vencidos podem parecer ótimos a olho nu, mas podem ser perigosos! Também é importante observar o cheiro, a cor e o aspecto dos alimentos. Mudanças nesses aspectos podem indicar que o alimento estragou, mesmo dentro da validade. Por isso, é realmente importante armazenar os alimentos de forma adequada. No caso dos industrializados, há nos rótulos as orientações de como armazenar após abertos.

Em resumo:

  • Lave sempre as mãos antes de preparar ou comer alimentos.
  • Higienize frutas, verduras, utensílios e superfícies.
  • Evite contaminação cruzada, separando alimentos crus e prontos.
  • Armazene corretamente os alimentos, especialmente os perecíveis.
  • Verifique a validade e o aspecto dos alimentos antes de consumir.

Seguir esses passos simples pode prevenir doenças, garantir mais segurança e até evitar o desperdício de alimentos. Afinal, cuidar da nossa alimentação é também cuidar da nossa saúde!

Você sabia?
Em 2022, foram registrados 701 surtos de doenças transmitidas por alimentos e água no Brasil. Esses surtos deixaram mais de 13 mil pessoas doentes, segundo o Ministério da Saúde. Na maioria dos casos, a causa foi a falta de higiene no preparo, armazenamento ou consumo dos alimentos. Por isso, cuidados simples como lavar bem as mãos, higienizar os alimentos e conservar corretamente os produtos são essenciais para proteger a saúde e evitar doenças.

Assista ao vídeo “Hábitos alimentares: higiene alimentar

Responda às questões:

QUESTÃO 1

O termo “higiene alimentar” é a(o)

(A) forma como a comida é decorada para ficar mais bonita e agradável para quem for consumi-la.

(B) conjunto de cuidados para evitar que os alimentos percam sabor e textura durante o preparo.

(C) prática de lavar alimentos crus, antes do consumo, sem a necessidade de cuidados extras.

(D) conjunto de cuidados no manuseio, preparo, armazenamento e consumo dos alimentos.

QUESTÃO 2

Os micro-organismos podem ser evitados com hábitos corretos de higiene alimentar são

(A) somente fungos, que causam mau cheiro e alteração de sabor nos alimentos.

(B) apenas vírus, que são visíveis a olho nu e se proliferam em alimentos crus.

(C) bactérias, fungos, vírus e parasitas, que podem causar infecções e doenças.

(D) agrotóxicos, pois são eliminados totalmente com o congelamento dos alimentos.

QUESTÃO 3

Ana foi ao mercado e comprou frutas. A atitude ela deve ter antes de consumir essas frutas envolve

(A) guardar as frutas em embalagens plásticas, mantendo o cheiro agradável.

(B) cozinhar as frutas em água quente para, assim, eliminar agrotóxicos.

(C) lavar bem, pois podem conter terra, parasitas e resíduos de agrotóxicos.

(D) colocar as frutas diretamente na geladeira sem lavar, para maior crocância.

QUESTÃO 4

A forma mais simples e eficaz de evitar doenças transmitidas por alimentos envolve

(A) deixar os alimentos expostos ao sol por algumas horas antes de consumi-los.

(B) utilizar embalagens plásticas para proteger alimentos crus de micro-organismos.

(C) lavar as mãos com água e sabão antes de preparar ou comer alimentos.

(D) consumir alimentos logo após a compra, sem armazená-los por muito tempo.

QUESTÃO 5

Alimentos como leite, carnes e ovos devem ser refrigerados logo após se servir porque

(A) o frio melhora o sabor desses alimentos quando servidos gelados.

(B) temperaturas baixas evitam a multiplicação de micro-organismos.

(C) a refrigeração facilita a remoção de resíduos presentes nos alimentos.

(D) alimentos frios são mais fáceis de transportar e não estragam no caminho.

QUESTÃO 6

Marcos encontrou um iogurte dentro do prazo de validade, mas percebeu que estava com cheiro forte e aparência alterada. Ele deve 

(A) consumir o iogurte, já que a validade indica que ainda está bom para o consumo.

(B) consumir apenas uma pequena quantidade para verificar se o gosto está normal.

(C) descartar, pois alterações no cheiro e na aparência indicam possível contaminação.

(D) misturar o iogurte com frutas para, assim, mascarar o cheiro, textura e sabor alterados.

QUESTÃO 7

Analise uma ou mais embalagens vazias de alimento.

A) Quais orientações de armazenamento estão no rótulo?

B) Você costuma armazenar dessa maneira tal alimento? Explique sua resposta.

C) Por que alimentos industrializados, mesmo lacrados, indicam no rótulo a forma correta de armazenamento depois de abertos?

QUESTÃO 8

Se você fosse responsável por organizar um lanche coletivo na escola, qual seria a medida mais importante para garantir a higiene dos alimentos? Discorra.

QUESTÃO 9

Em 2022, mais de 13 mil pessoas adoeceram no Brasil por doenças transmitidas por alimentos e água. Considerando esse dado, o que você acha que poderia ser feito pelas famílias e também pelos serviços de alimentação para diminuir esses números? Apresente pelo menos duas sugestões.

QUESTÃO 10

Crie uma sequência ilustrada (tipo história em quadrinhos ou infográfico) mostrando cinco passos importantes da higiene alimentar. 

PROPOSTA DE EXPERIMENTO SIMPLES


Autoria:Ma. Mariana Araguaia
Formação:Licenciatura em Ciências Biológicas
Componente Curricular:Ciências da Natureza
Objetivo de aprendizagem e desenvolvimento:Hábitos alimentares: Higiene alimentar
Habilidade:(GO-EF05CI15) Identificar hábitos de higiene necessários no manuseio, preparo e armazenamentos dos alimentos.
Referências:BRASIL. Cartilha sobre Boas Práticas para Serviços de Alimentação – Resolução-RDC nº 216/2004. Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa. <https://www.gov.br/anvisa/pt-br/centraisdeconteudo/publicacoes/alimentos/manuais-guias-e-orientacoes/cartilha-boas-praticas-para-servicos-de-alimentacao.pdf>. Acesso em 16/05/2025.

______. Controle sanitário de alimentos. Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa. Disponível em <https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/alimentos/controle-sanitario>. Acesso em 16/05/2025.

______. Guia Alimentar para a População Brasileira: promovendo a alimentação saudável. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Disponível em <https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/guia_alimentar_populacao_brasileira_2008.pdf>. Acesso em 16/05/2025.

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YAMAMOTO, Ana Carolina de Almeida. Buriti Mais Ciências: 5º ano: ensino fundamental: anos iniciais. 1. ed. São Paulo: Moderna, 2017. 272 p. Acesso em 22/04/2025.