ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE LÍNGUA PORTUGUESA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 2º ANO DOS ANOS INICIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL.
VOCÊ LEMBRA O QUE É UMA POESIA? COMO ELA É DIFERENTE DE UM TEXTO COMUM?
VOCÊ SE LEMBRA QUE A POESIA PODE ESTAR PRESENTE EM UM POEMA E CONTER RIMAS?
UM POEMA PODE CONTER IMAGENS PARA ILUSTRÁ-LO. MAS VOCÊ JÁ VIU UM POEMA ESCRITO EM FORMA DE DESENHO?
ESTES POEMAS SÃO CHAMADOS DE POEMAS VISUAIS. O QUE ACHA DE LERMOS UM?

Os slides também podem ser baixados diretamente do Canva, apenas depois de baixado é possível fazer alterações. Basta acessar o link: https://www.canva.com/design/DAGlYA92Ehs/X_yQsEPYdyNrIVIr36U5jw/edit?utm_content=DAGlYA92Ehs&utm_campaign=designshare&utm_medium=link2&utm_source=sharebutton
ASSISTA A VIDEOAULA SOBRE O ASSUNTO
QUESTÃO 1
O QUE FAZ ESTE POEMA SER DIFERENTE DO POEMA ESTUDADO ANTERIORMENTE?
QUESTÃO 2
NO POEMA VISUAL DE FÁBIO BAHIA É POSSÍVEL DESCOBRIR O TEMA OBSERVANDO A IMAGEM QUE ELE FORMA. SENDO ASSIM, O TEMA DO POEMA VISUAL É
(A) CLIPE.
(B) CHIPE.
(C) CLAPE.
(D) CLEPE.

QUESTÃO 3
COM BASE NOS ESTUDOS FEITOS SOBRE POEMA VISUAL, PODEMOS AFIRMAR QUE
(A) É FEITO APENAS DE IMAGENS COLORIDAS E NÃO TEM NENHUMA PALAVRA.
(B) TEM LETRAS COM FORMAS DIVERTIDAS E UMA IMAGEM PARA ENFEITAR.
(C) USA A IMAGEM E O TEXTO JUNTOS PARA PASSAR UMA MENSAGEM.
(D) USA PALAVRAS MUITO DIFÍCEIS QUE SÓ ADULTOS CONSEGUEM ENTENDER.
QUESTÃO 4
VOLTE AO POEMA VISUAL: “MISSÃO: CLIP”. OBSERVE E CONTE QUANTAS PALAVRAS ELE POSSUI. REGISTRE ABAIXO.

QUESTÃO 5
AGORA É SUA VEZ DE CRIAR. TENTE ESCOLHER UM OBJETO QUE VOCÊ USE EM SALA DE AULA E USANDO O SEU CONTORNO TENTE CRIAR UM POEMA VISUAL COM ELE. VOU DEIXAR AQUI ALGUMAS OPÇÕES DE IMAGENS PARA VOCÊ CRIAR SEU TEXTO E DEPOIS COLOCAR NO FORMATO DO OBJETO. USE SUA CRIATIVIDADE.


QUESTÃO 6
O QUE ACHAM DE ORGANIZAREM UMA EXPOSIÇÃO DOS POEMAS VISUAIS QUE VOCÊS CRIARAM? ESPERO QUE SE DIVIRTAM FAZENDO E MOSTRANDO SUAS OBRAS!

HORA DE APRENDER BRINCANDO!

Autoria: | Andrielly Campos |
Formação: | Letras: Português / Inglês e Pedagogia |
Componente Curricular: | Língua Portuguesa |
Objeto(s) de Conhecimento: | Apreciação Estética/Estilo: Distribuição e diagramação de letras, ilustrações e outros efeitos visuais. Poemas e outros textos versificados. Entonação, ritmo, musicalidade. Formas de composição de textos poéticos e visuais: Poema: versos e estrofes. Identificação dos efeitos de sentido no poema: recursos linguísticos e discursivos e poéticos. Formação do leitor literário: Leitura de textos literários. |
Habilidades: | (EF15LP17) Apreciar poemas visuais, entre outros, observando efeitos de sentido criados pelo formato do texto na página, distribuição e diagramação das letras, pelas ilustrações e por outros efeitos visuais. (EF12LP18) Apreciar poemas e outros textos versificados, observando rimas, sonoridades, jogos de palavras, reconhecendo seu pertencimento ao mundo imaginário e sua dimensão de encantamento, jogo e fruição. (EF02LP29) Observar, em poemas visuais, o formato do texto na página, as ilustrações e outros efeitos visuais. (EF02LP29-A) Verificar se o formato e/ou a disposição das letras provocam efeitos de sentidos peculiares. (EF02LP26) Ler e compreender com autonomia, textos literários, de gêneros variados, desenvolvendo o gosto pela leitura. |
Descritor: | D13 Identificar o gênero do texto. |
Referências: | GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Volume II. Ensino Fundamental Anos Finais. CONSED; UNDIME, 2018. Disponível em <https://sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/category/27-documentos-gerais>>> Acesso em 22/04/2025. CARPANEDA, Isabella. A Conquista – Língua Portuguesa – Volume 2. São Paulo: Ftd, 2021. GOIÂNIA. Matriz de Referência da Avaliação Semestral, para os componentes curriculares de Língua Portuguesa e Matemática, 1º semestre. SME, 2023. >Acesso em 22/04/2025. PRADO, Angélica; HÜLLE, Cristina. Entrelaços – Língua Portuguesa – volume 2. São Paulo: Ftd, 2021. SILVA, Cícero de Oliveira; SILVA, Elizabeth Gavioli Fr Oliveira; ABROMOVICK, Márcia Cristina. Aprender Juntos – Língua Portuguesa – 2º ano. 9. ed. São Paulo: Sm, 2021. |