Esta proposta de atividade de matemática é destinada aos estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental.

Descobrindo Padrões com Números e Figuras
Era uma vez um menino chamado Léo que adorava descobrir tudo sobre números e formas. Um dia, ele encontrou um velho caderno de anotações com várias sequências. Ele viu uma sequência assim: 2, 4, 6, 8… e pensou: “Ué, parece que os números vão crescendo de dois em dois!” Léo percebeu que aquilo era um padrão, uma regularidade. Ele começou a chamar isso de “passos lógicos”. Cada passo pulava dois números!
Em outra página, Léo viu:

“Olha só! Um triângulo, um losango, um triângulo, um losango… Isso é uma sequência repetitiva!”, exclamou. Ele ficou encantado ao perceber que podia prever o próximo elemento só observando o padrão.
Mas o mais misterioso foi quando ele viu esta sequência: 1, 1, 2, 3, 5, 8… Ele coçou a cabeça e notou que, depois do segundo número, os outros eram a soma dos dois anteriores! “É uma sequência recursiva!” – gritou ele, empolgado. Ele até inventou um nome: “Soma dos Vizinhos”.
Léo percebeu que essas sequências aparecem em todo lugar: nas pétalas das flores, nas janelas das casas, nas músicas que ele ouvia. Ele descobriu que entender padrões era como ter um superpoder para decifrar o mundo!
Desde então, Léo passou a brincar de criar suas próprias sequências com formas, números e até sons. E você? Já percebeu algum padrão mágico por aí?
RESPONDA ÀS QUESTÕES:
QUESTÃO 1
Na sequência 3, 6, 9, 12, 15…, o padrão pode ser identificado como números que

(A) aumentam de três em três.
(B) diminuem de um em um.
(C) se repetem a cada três números.
(D) dobram a cada passo.
QUESTÃO 2

(A) vermelho, porque o padrão se alterna entre azul e vermelho.
(B) azul, porque a figura azul sempre vem duas vezes.
(C) azul, porque há uma repetição a cada três figuras.
(D) vermelho, porque as figuras vermelhas aparecem duas vezes seguidas.
QUESTÃO 3
Observe a sequência com quadrados verdes, crescendo a cada etapa.

Responda:
a) Desenhe a figura seguinte da sequência (próxima coluna).
b) Escreva a sequência de números que representam as quantidades de quadrados verdes que formam cada uma das colunas.
c) A sexta coluna será formada por quantos quadrados verdes?
QUESTÃO 4
Observe os exemplos abaixo de sequências numéricas e complete:
2, 4, 6, 8, ___, ___
10, 9, 8, 7, ___, ___
5, 10, 15, ___, ___
20, 16, 12, ___, ___
6, 12, 18, ___, ___
QUESTÃO 5
Agora é a sua vez!
Crie duas sequências numéricas diferentes:
A primeira sequência deve aumentar os números.
A segunda sequência deve diminuir os números.
QUESTÃO 6
Agora crie duas sequências com figuras geométricas diferentes.
QUESTÃO 7
Descreva a regularidade e identifique os próximos cinco números da sequência a seguir.

ASSISTA A VIDEOAULA SOBRE ESSE CONTEÚDO:
Autoria: | Prof.ª Esp. Danielle Assis Borges Fantini |
Formação: | Graduanda em Nutrição. Graduada em Jornalismo e Pedagogia. Pós-graduada em: – MBA em Gestão das Tecnologias da Informação e da Comunicação – Educação; – Docência Universitária; – Psicopedagogia Institucional e Clínica; – Neuropedagogia Aplicada à Educação. |
Componente Curricular: | MATEMÁTICA |
Conteúdo(s)/objeto(s) de conhecimento: | Identificação de regularidade de sequências e determinação de elementos ausentes na sequência. |
Habilidade(s)/objetivo(s) de aprendizagem e desenvolvimento: | DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO: (EF03MA10-A) Identificar regularidades com figuras geométricas, em sequências ordenadas de números naturais e sequências ordenadas resultantes da realização de adições ou subtrações sucessivas, por um mesmo número, como 2, 13, 24, 35. MATRIZ DE HABILIDADES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL – PREFEITURA DE GOIÂNIA: (EF02MA10-C) Descrever um padrão ou regularidade de sequências repetitivas e de sequências recursivas, por meio de palavras, símbolos ou desenhos. Exemplo: na sequência repetitiva 2, 2, A, 2, 2, A, 2, 2, A… O padrão de repetição é 2, 2, A; na sequência 1, 1, 2, 3, 5, 8, 13, a recursividade está em que, a partir do segundo termo, que é 1, os demais são obtidos da soma dos dois anteriores: 2 = 1 + 1; 3 = 1 + 2; 5 = 2 + 3 e assim por diante. |
Referências: | CANVA. Ferramenta de design gráfico online. Disponível em: https://www.canva.com/. Acesso em: 10, abr. 2025. DANTE, Luiz Roberto; VIANA, Fernando. Ápis mais: matemática: 3º ano. São Paulo: Ática, 2021. GOIÂNIA (Município). Secretaria Municipal de Educação. Matriz de habilidades para o Ensino Fundamental – 2º bimestre – 4º ano. Goiânia: Prefeitura de Goiânia, [2024]. Documento interno. GOIÁS. Secretaria de Estado da Educação. Documento Curricular para Goiás: ampliado – Etapa Ensino Fundamental: anos finais. Goiânia: Seduc, 2019. SOUZA, Joamir Roberto de; SOUZA, Maria Angélica Reghin de. Entrelaços: matemática: 3º ano fundamental: anos iniciais. 1. ed. São Paulo: FTD, 2021. |
Documento norteador: | DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO (DC-GO AMPLIADO) |