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Matemática – Descobrindo Padrões com Números e Figuras

Esta proposta de atividade de matemática é destinada aos estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental.


Fonte: Elaborado por Danielle Fantini no Canva (2025)

Descobrindo Padrões com Números e Figuras

Era uma vez um menino chamado Léo que adorava descobrir tudo sobre números e formas. Um dia, ele encontrou um velho caderno de anotações com várias sequências. Ele viu uma sequência assim: 2, 4, 6, 8… e pensou: “Ué, parece que os números vão crescendo de dois em dois!” Léo percebeu que aquilo era um padrão, uma regularidade. Ele começou a chamar isso de “passos lógicos”. Cada passo pulava dois números!

Em outra página, Léo viu:

Fonte: Elaborado por Danielle Fantini no Canva (2025)

“Olha só! Um triângulo, um losango, um triângulo, um losango… Isso é uma sequência repetitiva!”, exclamou. Ele ficou encantado ao perceber que podia prever o próximo elemento só observando o padrão.

Mas o mais misterioso foi quando ele viu esta sequência: 1, 1, 2, 3, 5, 8… Ele coçou a cabeça e notou que, depois do segundo número, os outros eram a soma dos dois anteriores! “É uma sequência recursiva!” – gritou ele, empolgado. Ele até inventou um nome: “Soma dos Vizinhos”.

Léo percebeu que essas sequências aparecem em todo lugar: nas pétalas das flores, nas janelas das casas, nas músicas que ele ouvia. Ele descobriu que entender padrões era como ter um superpoder para decifrar o mundo!

Desde então, Léo passou a brincar de criar suas próprias sequências com formas, números e até sons. E você? Já percebeu algum padrão mágico por aí?

RESPONDA ÀS QUESTÕES:

QUESTÃO 1

Na sequência 3, 6, 9, 12, 15…, o padrão pode ser identificado como números que

Fonte: Elaborado por Danielle Fantini no Canva (2025)

(A) aumentam de três em três.

(B) diminuem de um em um.

(C) se repetem a cada três números.

(D) dobram a cada passo.

QUESTÃO 2

(A) vermelho, porque o padrão se alterna entre azul e vermelho.

(B) azul, porque a figura azul sempre vem duas vezes.

(C) azul, porque há uma repetição a cada três figuras.

(D) vermelho, porque as figuras vermelhas aparecem duas vezes seguidas.

QUESTÃO 3

Observe a sequência com quadrados verdes, crescendo a cada etapa.

Responda:

a) Desenhe a figura seguinte da sequência (próxima coluna).

b) Escreva a sequência de números que representam as quantidades de quadrados verdes que formam cada uma das colunas.

c) A sexta coluna será formada por quantos quadrados verdes?

QUESTÃO 4

Observe os exemplos abaixo de sequências numéricas e complete:

2, 4, 6, 8, ___, ___

10, 9, 8, 7, ___, ___

5, 10, 15, ___, ___

20, 16, 12, ___, ___

6, 12, 18, ___, ___

QUESTÃO 5

Agora é a sua vez!

Crie duas sequências numéricas diferentes:

A primeira sequência deve aumentar os números.

A segunda sequência deve diminuir os números.

QUESTÃO 6

Agora crie duas sequências com figuras geométricas diferentes.

QUESTÃO 7

Descreva a regularidade e identifique os próximos cinco números da sequência a seguir.

ASSISTA A VIDEOAULA SOBRE ESSE CONTEÚDO:

Matemática – Descobrindo Padrões com Números e Figuras – 3º ano – Ensino Fundamental – Canal Portal Conexão Escola – Secretaria Municipal de Educação – Goiânia – Disponível em: <https://youtu.be/K4Ru-MRvTlU>. Acesso em: 10, abr. 2025.

Autoria:Prof.ª Esp. Danielle Assis Borges Fantini
Formação:Graduanda em Nutrição.  

Graduada em Jornalismo e Pedagogia.  

Pós-graduada em:
– MBA em Gestão das Tecnologias da Informação e da Comunicação – Educação;
– Docência Universitária;
– Psicopedagogia Institucional e Clínica;
– Neuropedagogia Aplicada à Educação.
Componente Curricular:MATEMÁTICA
Conteúdo(s)/objeto(s) de conhecimento:Identificação de regularidade de sequências e determinação de elementos ausentes na sequência.
Habilidade(s)/objetivo(s) de aprendizagem e desenvolvimento:DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO: (EF03MA10-A) Identificar regularidades com figuras geométricas, em sequências ordenadas de números naturais e sequências ordenadas resultantes da realização de adições ou subtrações sucessivas, por um mesmo número, como 2, 13, 24, 35.  

MATRIZ DE HABILIDADES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL – PREFEITURA DE GOIÂNIA: (EF02MA10-C) Descrever um padrão ou regularidade de sequências repetitivas e de sequências recursivas, por meio de palavras, símbolos ou desenhos. Exemplo: na sequência repetitiva 2, 2, A, 2, 2, A, 2, 2, A… O padrão de repetição é 2, 2, A; na sequência 1, 1, 2, 3, 5, 8, 13, a recursividade está em que, a partir do segundo termo, que é 1, os demais são obtidos da soma dos dois anteriores: 2 = 1 + 1; 3 = 1 + 2; 5 = 2 + 3 e assim por diante.  
Referências:CANVA. Ferramenta de design gráfico online. Disponível em: https://www.canva.com/. Acesso em: 10, abr. 2025.  

DANTE, Luiz Roberto; VIANA, Fernando. Ápis mais: matemática: 3º ano. São Paulo: Ática, 2021.  

GOIÂNIA (Município). Secretaria Municipal de Educação. Matriz de habilidades para o Ensino Fundamental – 2º bimestre – 4º ano. Goiânia: Prefeitura de Goiânia, [2024]. Documento interno.  

GOIÁS. Secretaria de Estado da Educação. Documento Curricular para Goiás: ampliado – Etapa Ensino Fundamental: anos finais. Goiânia: Seduc, 2019.

SOUZA, Joamir Roberto de; SOUZA, Maria Angélica Reghin de. Entrelaços: matemática: 3º ano fundamental: anos iniciais. 1. ed. São Paulo: FTD, 2021.    
Documento norteador:DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO (DC-GO AMPLIADO)