ESTA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA INTEGRADA COM LÍNGUA PORTUGUESA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO SEGUNDO PERÍODO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA.

GINÁSTICA PARA TODOS
A GINÁSTICA PARA TODOS (GPT) É UMA MODALIDADE ACESSÍVEL A QUALQUER PESSOA, INDEPENDENTEMENTE DA IDADE, GÊNERO, LIMITAÇÕES FÍSICAS OU EXPERIÊNCIA CORPORAL. POR ISSO, PODE SER PRATICADA POR CRIANÇAS, JOVENS, ADULTOS E IDOSOS. ANTES CHAMADA DE GINÁSTICA GERAL, RECEBEU O NOME DE GINÁSTICA PARA TODOS EM 2007, REFORÇANDO SEU CARÁTER INCLUSIVO.
DIFERENTE DAS GINÁSTICAS DE ALTO RENDIMENTO, QUE APARECEM EM CAMPEONATOS COMO AS OLIMPÍADAS, A GPT NÃO ENVOLVE COMPETIÇÃO. SEU PRINCIPAL OBJETIVO É PROMOVER SAÚDE, LAZER, BEM-ESTAR E INTERAÇÃO SOCIAL.
A PRÁTICA COMBINA GINÁSTICA, DANÇA E O USO DE DIFERENTES APARELHOS. ELA SE BASEIA EM CINCO PRINCÍPIOS, CONHECIDOS COMO OS “5FS”:
• FUN (DIVERSÃO): AS ATIVIDADES DEVEM SER PRAZEROSAS E MOTIVADORAS.
• FITNESS (CONDICIONAMENTO FÍSICO): AJUDA A FORTALECER O CORPO E MELHORAR A RESISTÊNCIA.
• FRIENDSHIP (AMIZADE): INCENTIVA A INTERAÇÃO SOCIAL E O TRABALHO EM EQUIPE.
• FUNDAMENTALS (FUNDAMENTOS): ENGLOBA OS MOVIMENTOS BÁSICOS DA GINÁSTICA, COMO SALTOS, GIROS E EQUILÍBRIOS.
• FOREVER (PARA SEMPRE): REFLETE A IDEIA DE QUE A GINÁSTICA PODE SER PRATICADA POR TODA A VIDA, INCENTIVANDO A LONGEVIDADE E A CONTINUIDADE.
É UMA ÓTIMA OPÇÃO PARA INCLUIR NA ROTINA DE AUTOCUIDADO, POIS RESPEITA O RITMO E AS POSSIBILIDADES DE CADA UM, TORNANDO A PRÁTICA ACESSÍVEL E PRAZEROSA PARA TODOS.
ASSISTA AO VÍDEO SOBRE OS PRINCÍPIOS DA GINÁSTICA PARA TODOS
RESPONDA ÀS QUESTÕES
QUESTÃO 1
POR QUE A MODALIDADE GINÁSTICA PARA TODOS RECEBE ESSE NOME?
QUESTÃO 2
UM DOS PRINCIPAIS OBJETIVOS DA GINÁSTICA PARA TODOS É
(A) ARRECADAR VERBAS PARA ATLETAS IREM ÀS OLIMPÍADAS.
(B) GARANTIR QUE TODOS OS PARTICIPANTES SE TORNEM ATLETAS.
(C) PROMOVER BEM-ESTAR E CONVÍVIO SOCIAL AOS PARTICIPANTES.
(D) FAVORECER A REABILITAÇÃO DE ATLETAS LESIONADOS.
QUESTÃO 3
UM DOS PRINCÍPIOS DA GINÁSTICA PARA TODOS ENGLOBA MOVIMENTOS GÍMNICOS BÁSICOS, COMO
(A) ROLAR E MERGULHAR.
(B) DRIBLAR E CHUTAR.
(C) SACAR E BLOQUEAR.
(D) SALTAR E GIRAR.
QUESTÃO 4
IMAGINE QUE VOCÊ PRECISA EXPLICAR A GINÁSTICA PARA TODOS PARA ALGUÉM QUE NUNCA OUVIU FALAR SOBRE A MODALIDADE. COMO VOCÊ DESCREVERIA ESSA PRÁTICA?
QUESTÃO 5
EM UMA ESCOLA DE GOIÂNIA, O PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA ANEXOU O SEGUINTE BILHETE:

DE ACORDO COM O BILHETE, A RECOMENDAÇÃO DADA PELO PROFESSOR FOI DE
(A) COMPRAR APARELHOS DE GINÁSTICA PARA A AULA.
(B) USAR ROUPAS LEVES NA AULA DE GINÁSTICA.
(C) CHEGAR MAIS CEDO À AULA DE EDUCAÇÃO FÍSICA.
(D) UTILIZAR TÊNIS NAS AULAS DE GINÁSTICA.
Autor | Jordana Ferreira |
Formação | Educação Física |
Componentes Curriculares | Educação Física e Língua Portuguesa |
Conteúdos/Objetos de Conhecimento | Educação Física: Elementos e características sociais da ginástica para todos Língua Portuguesa: Ler bilhetes. |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento | (EJAEF0215) Vivenciar os diferentes elementos da ginástica, percebendo as possibilidades e limitações do corpo. (EJAEF0218) Refletir sobre as relações sociais, políticas e econômicas a partir da ginástica. (EJALP0202) Ler e diferenciar bilhetes, mensagens, cartas pessoais e/ou ficcionais. |
Referências | SOUZA, J. C. E. Ginástica Para Todos: Elaboração de coreografias e organização de festivais. Jundiaí: Fontoura, 2ª ed., 2009. MIRANDA, R. C. F.; EHRENBERG, M. C.; BRATIFISCHE, S. A. Temas emergentes em Ginástica Para Todos. Jundiaí: Fontoura, 1ª ed., 2016. |