Esta proposta de atividade de Língua Portuguesa é destinada aos estudantes do 4º Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.
O GÊNERO AUTOBIOGRAFIA
A autobiografia é um gênero textual que combina narrativa pessoal e reflexão, permitindo que o autor registre e compartilhe a história de sua vida, suas experiências, sentimentos, conquistas e desafios. Como um relato em primeira pessoa, ela transcende o simples registro de eventos, oferecendo uma visão íntima sobre a trajetória individual, os valores culturais e os contextos sociais que moldaram a vida de quem escreve.
No cenário atual, onde a construção de narrativas pessoais ganhou espaço em plataformas digitais e publicações acessíveis, a autobiografia reafirma sua importância como meio de resistência, empoderamento e legado. Seja por figuras públicas, pessoas comuns ou grupos marginalizados, esse gênero permite que vozes sejam ouvidas, histórias sejam compartilhadas e experiências sejam compreendidas em toda sua profundidade e riqueza.
Devido ao caráter documental, muitas pessoas confundem autobiografia com biografia, afinal ambas colocam como protagonista uma pessoa que com seus feitos marcaram uma época, no entanto é válido ressaltar a distinção entre ambas, pois a principal diferença entre elas está na autoria e no ponto de vista: enquanto a biografia é um olhar externo sobre alguém, a autobiografia é um olhar interno e pessoal do próprio protagonista.
Conheça uma pequena lista de relatos autobiográficos:
- Eu sou Malala (Malala Yousafzai)
- Nelson Mandela: longa caminhada até a liberdade (Nelson Mandela)
- O diário de Anne Frank (Anne Frank)
- Rita Lee: uma autobiografia (Rita Lee)
- Uma terra prometida (Barack Obama)
Concluindo a autobiografia não é apenas um exercício literário, mas também um instrumento poderoso de transformação individual e social, afinal cada autobiografia é um testemunho único, revelando histórias que podem inspirar, emocionar e ensinar.
RESPONDA AS QUESTÕES
QUESTÃO 1
A subjetividade é uma marca central na autobiografia. Explique como a memória e a perspectiva pessoal do autor influenciam a construção da narrativa.
QUESTÃO 2
Como a leitura de uma autobiografia pode influenciar ou impactar a vida do leitor? Reflita sobre o papel da identificação e da inspiração nesse processo.
QUESTÃO 3
Imagine que você está escrevendo sua própria autobiografia. Quais aspectos de sua vida consideraria mais importantes para incluir e por quê?
QUESTÃO 4
A autobiografia é marcada pela subjetividade porque
(A) o autor escreve sobre a vida de outra pessoa de forma imparcial.
(B) o autor apresenta os fatos a partir de sua perspectiva pessoal.
(C) ela se baseia apenas em documentos históricos e fatos pessoais.
(D) não há nenhuma interferência das emoções ou opiniões do autor.
QUESTÃO 5
Um dos objetivos principais de uma autobiografia é
(A) fornecer um guia passo a passo sobre um tema específico.
(B) contar a vida do autor com reflexões experiências pessoais.
(C) divulgar informações sobre eventos fictícios ou irreais.
(D) explicar conceitos científicos de maneira objetiva.
Autoria: | Regina Cácia |
Formação: | Letras – Língua Portuguesa |
Componente Curricular: | Língua Portuguesa |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento: | (EJALP0401) Planejar, produzir, revisar, editar e publicar textos de diferentes gêneros textuais/discursivos orais |
Referências: | AGOSTINHO, Santo. O homem e o tempo. In: AGOSTINHO, Santo. Confissões. São Paulo: Nova Cultural, 1999. p. 309-340. (Os Pensadores). ARFUCH, Leonor. (Auto)biografía, memoria e história. Clepsidra: Revista Interdisciplinaria de Estudios sobre Memoria, Buenos Aires, n. 1, marzo 2014, p. 68-81. ARFUCH, Leonor. O espaço biográfico: dilemas da subjetividade contemporânea. Rio de Janeiro: Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2010. BERND, Zilá. Por uma estética dos vestígios memoriais: releitura da literatura contemporânea das Américas a partir dos rastros. Belo Horizonte: Fino Traço: 2013. |