Esta proposta de atividade de Arte/Dança é destinada aos estudantes do 6º Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.
Imagem 1: Imagem gerada por IA Inteligência artificial. Disponível em: https://openai.com/index/chatgpt/ Criada em: 18, nov. 2024.
Processo de Criação em Dança
O processo de criação em dança é uma jornada coletiva, participativa e autônoma, que integra várias etapas de aprendizado, experimentação e expressão artística. Ele propõe o desenvolvimento de habilidades técnicas e criativas, fomentando o engajamento dos participantes em todas as fases da construção de uma obra coreográfica. Abaixo, são descritas as principais etapas desse processo:
1. Escolha do Tema
A criação começa com a escolha do tema, realizada de forma coletiva. Esse momento é essencial para garantir o envolvimento de todos os participantes. Discussões abertas, rodas de conversa e dinâmicas colaborativas ajudam a definir um tema que reflita os interesses, as inquietações e a criatividade do grupo. A escolha participativa promove autonomia e senso de pertencimento, motivando cada integrante a explorar o tema profundamente.
Imagem 2: Imagem gerada por IA Inteligência artificial. Disponível em: https://openai.com/index/chatgpt/ Criada em: 19, nov. 2024.
2. Preparação das Técnicas de Dança
Com o tema definido, inicia-se a preparação técnica. Aulas de dança são conduzidas para aperfeiçoar habilidades específicas, explorar estilos e ampliar o repertório corporal dos participantes. Esses momentos são fundamentais para desenvolver a técnica necessária e proporcionar segurança durante o processo criativo. A escolha das técnicas ensinadas pode ser direcionada pelo tema ou pelas demandas expressivas do grupo.
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3. Laboratórios de Criação
Os laboratórios de criação são espaços de experimentação e improvisação, onde os participantes investigam o tema por meio do movimento. Dinâmicas corporais, jogos e exercícios criativos permitem que o grupo experimente diferentes possibilidades de composição. Nesse ambiente, todos podem propor ideias, colaborar na construção de sequências e buscar soluções artísticas para representar o tema.
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4. Composição da Coreografia
A criação coreográfica é o momento de organizar as ideias surgidas nos laboratórios em uma sequência estruturada. O coreógrafo, ou o grupo de forma coletiva, define como os movimentos e as dinâmicas se relacionam com o tema escolhido, compondo a narrativa ou a mensagem a ser transmitida. Essa etapa exige reflexão, escuta ativa e ajustes constantes para garantir coesão e clareza artística.
Imagem 5: Imagem gerada por IA Inteligência artificial. Disponível em: https://openai.com/index/chatgpt/ Criada em: 19, nov. 2024.
5. Definição de Figurinos e Maquiagens
A estética visual da apresentação é outro elemento importante no processo de criação. Figurinos e maquiagens são concebidos com base no estudo do tema, visando reforçar os significados e a expressividade da coreografia. O grupo pode realizar pesquisas, esboçar ideias e experimentar diferentes combinações, garantindo que os elementos visuais estejam alinhados à proposta artística.
Imagem 6: Imagem gerada por IA Inteligência artificial. Disponível em: https://openai.com/index/chatgpt/ Criada em: 19, nov. 2024.
6. Ensaios e Limpeza da Coreografia
Os ensaios permitem a repetição e o refinamento da coreografia. Nesse momento, os movimentos são ajustados e sincronizados, garantindo precisão técnica e harmonia coletiva. A “limpeza” da coreografia consiste em corrigir detalhes como alinhamentos, entradas, saídas e conexões entre os bailarinos, resultando em uma performance clara e impactante.
7. Apresentação Pública
O processo culmina na apresentação pública, momento em que o trabalho coletivo é compartilhado com a comunidade. Essa etapa é marcada pela celebração do esforço e pela conexão com o público, permitindo que a mensagem do tema escolhido seja transmitida por meio da dança. A experiência da apresentação fortalece o senso de realização dos participantes e enriquece sua trajetória artística.
Imagem 7: Imagem gerada por IA Inteligência artificial. Disponível em: https://openai.com/index/chatgpt/ Criada em: 19, nov. 2024.
O processo de criação em dança, com suas múltiplas etapas, promove aprendizado técnico e desenvolvimento artístico, ao mesmo tempo que estimula o trabalho em equipe, a autonomia e a expressão criativa. Mais do que um produto final, ele valoriza a experiência coletiva e o crescimento pessoal de cada participante, consolidando a dança como uma poderosa forma de comunicação e transformação cultural.
QUESTÃO 1
Quais as principais etapas de um processo de criação em Dança?
QUESTÃO 2
Qual é a etapa de um processo de criação em que os participantes investigam o tema da coreografia por meio do estudo dos movimentos através das experimentações e improvisações?
QUESTÃO 3
Em um processo de criação em dança o momento de organizar as ideias surgidas nos laboratórios em uma sequência estruturada é
( A ) a preparação das técnicas de dança.
( B ) o laboratório de criação.
( C ) a composição coreográfica.
( D ) a escolha do tema.
QUESTÃO 4
Em um processo de criação em dança o momento em que as aulas de dança são conduzidas para aperfeiçoar habilidades específicas, explorar estilos e ampliar o repertório corporal dos participantes é
( A ) a preparação das técnicas de dança.
( B ) o laboratório de criação.
( C ) a composição coreográfica.
( D ) a escolha do tema.
Autoria: | Eurim Pablo |
Formação: | Educação Física e Mestre em Performances Culturais |
Componente Curricular: | Arte/Dança |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento: | (EJAAD0610) Sistematizar processos de criação e composição em dança, explorando a integração entre as linguagens artísticas e seus elementos constitutivos e processuais, fazendo uso de materiais e recursos convencionais, alternativos e/ou digitais |
Referências: | BAUSCH, Pina. Entrevista. New York Times, New York, 29 set. 1985. DANTAS, Mônica. Dança: o enigma do movimento. Porto Alegre: Ed. Universidade/UFR-GS, 1999. FERNANDES, Ciane. Pina Bausch e o Wuppertal dança-teatro: repetição e transformação. São Paulo: Annablume, 2007. GARAUDY, Roger. A Nova Dança. In: ______. Dançar a Vida. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1980. p. 135-158. KATZ, Helena. O coreógrafo como DJ. In: PEREIRA, Roberto (Org.). Lições de Dança. Rio de janeiro: UniverCidade, 1999, p. 11-24. v. 1. KATZ, Helena. Um, dois, três. A dança é o pensamento do corpo Belo Horizonte: Helena Katz/FID, 2005. SALLES, Cecília Almeida. Redes da criação: construção da obra de arte. São Paulo: Horizonte, 2006. SALLES, Cecília de Almeida. Arquivos de criação: arte e curadoria. Vinhedo: Horizonte, 2010. SALLES, Cecília de Almeida. Gesto inacabado: processo de criação artística. 6.ed. São Paulo: Intermeios, 2013. |