A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Documento Curricular para Goiás Ampliado (DC-GO Ampliado) destacam a importância da explanação, do estudo efetivo, das competências socioemocionais em todos os níveis e modalidades de ensino. E é pensando nisso, que o Conexão Escola busca abordar essas competências numa linguagem que atenda ao público infanto-juvenil e que auxilie o trabalho desempenhado pelos professores nas instituições de ensino da Secretaria Municipal de Educação (Goiânia – Goiás), através da “Série: Programa Inteligência Socioemocional”.
ALTAS HABILIDADES E SUPERDOTAÇÃO
A capacitação de educadores sobre altas habilidades e superdotação em crianças e adolescentes é fundamental para assegurar que esses jovens recebam o suporte necessário para maximizar seu potencial. Esses indivíduos frequentemente demonstram capacidades intelectuais, criativas ou artísticas significativamente acima da média, o que pode gerar tanto oportunidades enriquecedoras quanto desafios únicos. O reconhecimento precoce dessas habilidades permite que pais, professores e especialistas criem um ambiente de aprendizagem que seja ao mesmo tempo estimulante e desafiador, ajustado às suas necessidades específicas, prevenindo o tédio e a desmotivação que muitas vezes ocorrem em contextos educacionais convencionais.
Indivíduos com altas habilidades e superdotação podem enfrentar dificuldades de relacionamento devido à discrepância entre suas capacidades intelectuais e emocionais em comparação com seus pares. Muitas vezes, eles possuem interesses e habilidades que não correspondem ao grupo etário, o que pode gerar sentimentos de isolamento, incompreensão ou frustração. Essas crianças e adolescentes podem ter dificuldade em encontrar amigos que compartilhem suas paixões ou os entendam, levando-os a sentir-se deslocados socialmente. Além disso, podem experimentar uma sensibilidade emocional acentuada, o que intensifica suas reações a críticas ou rejeições. Sem apoio adequado, esses desafios podem comprometer seu desenvolvimento socioemocional, reforçando a importância de ambientes que promovam tanto o crescimento intelectual quanto a integração social.
Documentos norteadores: | – Base Nacional Comum Curricular (BNCC) – Documento Curricular para Goiás – Ampliado (DC-GO) – O Estatuto da Criança e do Adolescente |