Esta proposta de atividade de GEOGRAFIA é destinada aos estudantes do 5º período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.
Divisão Internacional do Trabalho
A divisão internacional do trabalho é um conceito fundamental na economia global que descreve a especialização dos países em diferentes atividades econômicas e produtivas. Esse processo ocorre quando as nações se concentram em produzir certos bens ou serviços em que têm uma vantagem comparativa, enquanto importam outros produtos que são mais eficientes para serem produzidos em outros lugares. A divisão internacional do trabalho tem implicações profundas para o comércio, o desenvolvimento econômico e as relações internacionais.
Historicamente, a divisão internacional do trabalho começou a se desenvolver com o crescimento do comércio global e a expansão dos impérios coloniais, durante as Grandes Navegações no final do século XV. Durante o período colonial, os países europeus exploravam frequentemente os recursos naturais, a mão-de-obra das colônias e vendiam manufaturas aos colonos, enquanto as colônias se especializavam na produção de matérias-primas e produtos agrícolas.
Já no capitalismo industrial os países em desenvolvidos forneciam matéria-prima, produtos agropecuários e minerais. As nações desenvolvidas ocupavam- se da fabricação de produtos industrializados.
Com o tempo, a globalização e o avanço tecnológico facilitaram a comunicação e o transporte, permitindo uma maior integração das economias nacionais. No capitalismo financeiro, os países desenvolvidos são responsáveis pela produção de alta tecnologia e prestação de serviço qualificada, como as indústrias de ponta, serviços financeiros e da tecnologia da informação. Nessa etapa da Divisão Internacional do Trabalho os países em desenvolvimento ofertam produtos industrializados e serviços de baixa e média qualificação.
As nações em desenvolvimento também estão ligadas a produção agrícola, extração de minérios e geração de energia. Em alguns casos, as indústrias desses países são responsáveis pelo processo de montagem de produtos tecnológicos pensados pelos países desenvolvidos, como smartphones e componentes eletrônicos.
Além dos aspectos econômicos, a divisão internacional do trabalho também tem implicações sociais e ambientais. Em alguns casos, a busca por baixos custos de produção pode resultar em condições de trabalho precárias, degradação ambiental em países em desenvolvimento e ampliação da desigualdade social.
QUESTÃO 01
Considerando a atual divisão internacional do trabalho, as atividades produtivas estão divididas entre países desenvolvidos e em desenvolvimento. Sendo assim,
(A) países desenvolvidos frequentemente exportam produtos de alta tecnologia e importam produtos primários ou manufaturados de baixo valor agregado dos países em desenvolvimento.
(B) países desenvolvidos e em desenvolvimento trocam produtos semelhantes em termos de tecnologia e valor agregado.
(C) países em desenvolvimento são os principais exportadores de tecnologia avançada para países desenvolvidos.
(D) a divisão internacional do trabalho não afeta o comércio entre países desenvolvidos e em desenvolvimento, pois eles trocam apenas produtos de nicho.
QUESTÃO 2
Descreva o que você entende por Divisão Internacional do Trabalho.
QUESTÃO 3
Foi durante as Grandes Navegações, no final do século XV, que a Divisão Internacional do Trabalho (DIT) começou a se desenvolver. Nesse período
(A) os países desenvolvidos eram responsáveis pela extração de recursos naturais e os em desenvolvimentos pela produção de altíssima tecnologia.
(B) as colonias forneciam produtos primários (agrícolas e minerais) e trabalho escravo, para as metrópoles.
(C) as metrópoles produziam manufaturas de alto valor agregado e as colonias manufaturas com menor valor agregado.
(D) nas colonias eram produzidas as manufaturas e nas metrópoles a matéria-prima.
QUESTÃO 4
Discuta o impacto da Divisão Internacional do Trabalho na capacidade de desenvolvimento econômico de países em desenvolvimento.
Componente Curricular | Geografia |
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento | (EJAGE0515) Compreender as diferentes divisões do trabalho e as normatizações sociais do modelo capitalista |
Referências | ALBUQUERQUE, M. C. C. Divisão internacional do trabalho. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/ln/a/hzBzzJ4Y7KSwjKRQMLtyvLx/?lang=pt>. Acesso em: 09, set. 24. MEDEIROS, C. A. Política Industrial e Divisão Internacional de Trabalho. Disponível em:<https://www.scielo.br/j/rep/a/VRDCNpM4TrgfXGYcs5tMd3B/?format=html&lang=pt>. Acesso em: 09, set. 24. |