Plástico é bom, mas se souber usar.
O plástico e o papel são de origens diferentes. Por isso precisam ser separados quando descartados.
Assista com atenção os três vídeos a seguir e confira a origem dos materiais citados acima.
Origem do papel: Video “De Onde Vem o Papel? #Episódio 15″ do canal De onde vem?
Origem do plástico: Vídeo “De Onde Vem o Plástico? #Episódio 16” do canal De onde vem?
Turma da Mônica: Video “Lugar de Lixo Não é Na Rua” do canal ClipsDaTurma
Responda em seu caderno, com a ajuda de um adulto, as seguintes questões:
1 – Quais as origens do papel e do plástico?
2 – Como a reciclagem de plásticos pode contribuir para a proteção do meio ambiente?
3 – Quem joga plástico na rua está contribuindo para o aumento do número de doenças? Quais doenças são essas?
Que tal contribuir com a coleta seletiva começando pela sua casa?
Para isso, se possível, separe uma caixa de papelão. Se você quiser ou puder, pode pintá-la da cor azul. Agora, é só começar a separar, nesta caixa, os papéis que podem ser usados como rascunho.
Na sua casa, sua família realiza a separação dos materiais recicláveis não misturando com a comida? Que tal começar ajudá-la nessa separação?
Se possível, pegue algumas caixas de papelão e pinte cada uma da cor correspondente ao material da coleta seletiva. Caso não souber as cores da coleta seletiva, assista ao vídeo abaixo e comece a fazer a reciclagem. Se não tiver caixas, pode ser em sacolas plásticas. Peça para um adulto te ajudar a escrever os nomes em cada uma.
Assim você estará ajudando o meio ambiente não misturando os recicláveis no lixo comum. E se o caminhão da coleta seletiva passar na sua rua você pode entregar já tudo separado.
Para saber mais:
“De onde vem o vidro” do canal De onde vem?
“Resíduos sólidos” do canal Programa Água Brasil:
“Se a água acabasse” do canal Thiago Moreira:
OBJETO DE CONHECIMENTO: Propriedades de materiais: origem dos materiais e consumo consciente. | HABILIDADES: EF01CI01: Comparar características de diferentes materiais presentes em objetos de uso cotidiano, discutindo sua origem, os modos como são descartados e como podem ser usados de forma mais consciente. (GO-EF01CI11) Identificar as práticas cotidianas de descarte dos materiais na escola, em casa, no bairro e em seu município, relacionando-as à conservação do ambiente e profilaxia de doenças. Resíduos sólidos (lixo). |
Ensino Fundamental – Ciclo da Infância – B (2º Ano) – Experiências e Curiosidades