Esta proposta de atividade de Matemática é destinada aos estudantes do 6º Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.
Introdução
Já pensou em como os dados podem ser apresentados de maneira mais clara e atraente? Organizar informações de forma visual pode fazer toda a diferença na compreensão do conteúdo. Neste texto, vamos discutir uma ferramenta essencial para isso: os gráficos de colunas e de barras. Eles não apenas facilitam a visualização dos dados, mas também tornam a informação mais acessível e interessante para o público.
Imagem do canva.com/gráfico
Gráfico de Colunas
Imagine que você tenha várias colunas de diferentes alturas em um gráfico. Cada coluna representa uma categoria ou tipo de informação distinta, e a altura de cada coluna indica a quantidade ou frequência dessa informação. Em um gráfico de colunas, a comparação é facilitada pela diferença de alturas, permitindo que o observador rapidamente identifique variações e tendências entre os dados apresentados.
Por Exemplo:
Um grupo de amigos decidiu registrar a quantidade de horas que estudaram para uma prova durante uma semana. Os dados coletados foram:
- Segunda-feira: 2 horas
- Terça-feira: 3 horas
- Quarta-feira: 1 hora
- Quinta-feira: 2 horas
- Sexta-feira: 4 horas
Pede-se:
- A construção de um gráfico de colunas para representar as horas de estudo durante a semana.
- A análise de gráfico:
- Em qual dia os amigos estudaram mais?
- Em qual dia os amigos estudaram menos?
Para construir o gráfico de colunas, devemos nos atentar para:
- Definição dos eixos: Eixo horizontal (x) e vertical (y).
- Escolher a escala: a maior e a menor quantidade a ser representada.
- Divida o eixo vertical em intervalos iguais, de acordo com a escala escolhida.
- Construir as colunas: desenhar as colunas com altura proporcional à quantidade correspondente.
- Adicionar título e legendas: o título do gráfico deve explicar o que ele representa e adicionar legendas para identificar cada coluna e os eixos.
Resolução:
A construção do gráfico:
Imagem do autor produzida na Planilha do Excel
A análise do gráfico:
Durante a semana, os amigos estudaram mais na Sexta-feira, com 4 horas, e menos na Quarta-feira, com 1 hora.
Gráfico de Barras
São muito parecidos com os gráficos de colunas, mas as barras são desenhadas na horizontal, como se fossem deitadas. A ideia é a mesma: a altura (ou comprimento, no caso das barras) mostra a quantidade de cada informação.
Por Exemplo:
Uma turma da EJA fez uma pesquisa sobre as frutas preferidas dos estudantes. Os resultados foram os seguintes:
- Maçã: 10 alunos
- Banana: 15 alunos
- Laranja: 8 alunos
- Morango: 12 alunos
Pede-se:
- A construção de um gráfico de barras para representar os dados da pesquisa.
- A Análise do gráfico
- Qual fruta é a mais popular entre os alunos?
- Qual fruta é a menos popular?
Resolução:
A construção do gráfico:
Também devemos nos atentar para as mesmas considerações da construção do gráfico de colunas.
Imagem do autor produzida na Planilha do Excel
A análise do gráfico:
Como vemos, a banana é a fruta preferida de 15 alunos, seguida pelo morango com 12 alunos, a maçã com 10 alunos, e a laranja é a menos preferida, com 8 alunos.
A diferença entre eles e onde usar
A principal diferença entre os gráficos de colunas e de barras é a posição das barras: uma está na vertical e a outra na horizontal. Mas qual escolher?
- Gráficos de colunas: mais usados quando as informações que você quer comparar têm nomes curtos e são ótimos para mostrar como os valores mudam ao longo do tempo ou para comparar diferentes grupos.
- Gráficos de barras: mais úteis quando os nomes das informações são longos e ajudam a destacar as diferenças entre os valores e facilitam a comparação.
Ficamos por aqui, até o próximo.
Atividade
QUESTÃO 01
O gráfico de colunas abaixo mostra a quantidade de água consumida por quatro famílias em litros ao longo de uma semana. A família A consumiu 120 litros, a família B consumiu 150 litros, a família C consumiu 100 litros e a família D consumiu 130 litros. O total de água consumida pelas quatro famílias é
Imagem do autor e produzida na Planilha do Excel
(A) 500 litros.
(B) 510 litros.
(C) 520 litros.
(D) 530 litros.
QUESTÃO 02
O gráfico de barras mostra o número de frutas vendidas em uma feira: maçãs, bananas, laranjas e peras. O número de bananas vendidas é 15, e o número de laranjas vendidas é 10. O número de maçãs vendidas é 5 a mais que o de laranjas.
Imagem do autor e produzida na Planilha do Excel
O gráfico representa corretamente o número de maçãs como
(A) 5.
(B) 10.
(C) 15.
(D) 20.
QUESTÃO 03
Em uma escola, foi realizada uma pesquisa sobre o número de horas que os alunos passam praticando esportes por semana. Os resultados foram os seguintes: Carlos pratica 3 horas, Júlia pratica 5 horas, Ana pratica 2 horas e Pedro pratica 4 horas.
A) Calcule a média de horas de prática de esportes entre os alunos.
B) Construa um gráfico de barras para representar o número de horas de prática de esportes de cada aluno.
QUESTÃO 04
Em um bairro, foi feita uma pesquisa para saber quantas árvores cada praça possuía. Os resultados foram: Praça 1 possui 10 árvores, Praça 2 possui 15 árvores, Praça 3 possui 5 árvores e Praça 4 possui 20 árvores.
A) Qual é o total de árvores em todas as praças?
B) Construa um gráfico de barras para representar a quantidade de árvores em cada praça.
Autoria | Professor Hélio Roberto da Rocha, Mestre em matemática |
Componente curricular | Matemática |
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento | (EJAMA0627) Escolher e construir o gráfico mais adequado para apresentar um determinado conjunto de dados, destacando aspectos como as medidas de tendência central e medida de dispersão |
Referências | SOUZA, Joamir Roberto de: Matemática realidade & tecnologia: 6º ao 9º ano: ensino fundamental: anos finais /Joamir Roberto de Souza. – 1. ed. – São Paulo: FTD, 2018. GIOVANNI JÚNIOR, José Ruy – A conquista da matemática: 6° ao 9º ano: ensino fundamental: anos finais / José Ruy Giovanni Júnior, Benedicto Castrucci. — 4. ed. — São Paulo: FTD, 2018. GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender Sempre. 6º ao 9º ano – Ensino Fundamental; Matemática; Goiânia, 2024. |