Esta proposta de atividade de Matemática é destinada aos estudantes do 4º Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.
Introdução
Neste texto, iremos resolver 2 problemas utilizando as medidas de massa, mas antes vamos relembrar um pouco do conceito, para que serve e quais são as unidades mais utilizadas para medi-la.
Imagem: canva.com/saco_ração
O que são Medidas de Massa e para que servem?
A medida de massa é uma grandeza física que expressa a quantidade de matéria contida em um corpo, ou seja, ela indica o quanto um objeto “pesa”.
Essa informação é essencial em diversas áreas do conhecimento, como:
- Cozinha: na preparação das receitas.
- Indústria: para controlar a quantidade de matéria-prima em seus processos produtivos.
- Ciências: nos diversos cálculos e experimentos.
- Saúde: importante para avaliar a saúde de uma pessoa.
Unidades de Medidas de Massa
Existem diversas unidades de medida de massa, sendo o quilograma (kg) a unidade padrão no Sistema Internacional de Unidades (SI). No entanto, outras unidades são frequentemente utilizadas, como:
- Tonelada (t): utilizada para medir grandes massas, como a carga de um caminhão.
- Grama (g): utilizada para medir massas menores, como a massa de um alimento.
- Miligrama (mg): utilizada para medir massas muito pequenas, como a massa de um medicamento.
- Arroba (@): utilizada para pesar animais de grande porte como bovinos e equinos (1 arroba equivale a 15 kg).
Problemas de Aplicação
Problema 1:
Uma fábrica de chocolates produz 500 kg de chocolate por dia. Se cada barra de chocolate pesa 100 gramas, quantas barras são produzidas por semana?
Resolução:
- Conversão de kg para gramas: 500 kg = 500.000 gramas
- Cálculo do número de barras por dia: 500.000 :100 = 5.000 barras por dia.
- Cálculo do número de barras por semana: 5.000 x 7 = 35.000 barras
Resposta:
São produzidas 35.000 barras de chocolate por semana.
Problema 2
Uma fábrica produz 8.000 biscoitos por hora. Cada pacote de biscoitos contém 20 unidades. Se a fábrica trabalha 12 horas por dia, quantos pacotes de biscoitos são produzidos em um dia?
Resolução:
Cálculo do total de biscoitos por dia: 8.000 x 12 = 96.000 biscoitos por dia.
Cálculo do número de pacotes: 96.000 : 20 = 4.800 pacotes.
Resposta:
São produzidos 4800 pacotes em um dia.
Para finalizar, lembre-se de que as medidas de massa são a base de um mundo equilibrado, desde uma receita de bolo, até a fabricação de medicamentos, a precisão na medida da massa é fundamental.
Ficamos por aqui, até o próximo.
Atividade
QUESTÃO 01
Para pesar um pacote de biscoitos, geralmente utilizamos uma
(A) balança de precisão.
(B) dinamômetro.
(C) termômetro.
(D) régua
QUESTÃO 02
As unidades quilograma, tonelada e grama são exemplos de unidades de
(A) comprimento.
(B) massa.
(C) capacidade.
(D) tempo..
QUESTÃO 03
Uma caixa de chocolates pesa 350 gramas. Se cada chocolate pesa 10 gramas, responda:
A) Quantos chocolates há na caixa?
B) Se uma pessoa comer 3 chocolates por dia, em quantos dias ela terminará a caixa?
QUESTÃO 04
Um padeiro possui 5 kg de farinha. Ele utiliza 1,5 kg para fazer um bolo e 2,2 kg para fazer pães. Pede-se:
A) A quantidade de farinha que o padeiro utilizou ao todo.
B) A quantidade de farinha que sobrou após a produção do bolo e dos pães.
Autoria | Professor Hélio Roberto da Rocha, Mestre em matemática |
Componente curricular | Matemática |
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento | (EJAMA0427) Interpretar e resolver problemas que envolvam as grandezas comprimento, massa, tempo, temperatura, área (triângulos e retângulos), capacidade e volume (sólidos formados por blocos retangulares), sem uso de fórmulas. |
Referências | SOUZA, Joamir Roberto de: Matemática realidade & tecnologia: 6º ao 9º ano: ensino fundamental: anos finais /Joamir Roberto de Souza. – 1. ed. – São Paulo: FTD, 2018. GIOVANNI JÚNIOR, José Ruy – A conquista da matemática: 6º ao 9° ano: ensino fundamental: anos finais / José Ruy Giovanni Júnior, Benedicto Castrucci. — 4. ed. — São Paulo: FTD, 2018. GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender Sempre. 6º ao 9° ano – Ensino Fundamental; Matemática; Goiânia,2024. |