You are currently viewing Sustentabilidade em Conexão – Áreas Verdes – Vila Ambiental

Sustentabilidade em Conexão – Áreas Verdes – Vila Ambiental

O Conexão Escola — “Sustentabilidade em Conexão” é um quadro educativo que aborda temáticas relacionadas ao meio ambiente, e visa sensibilizar, incentivar e auxiliar as unidades educacionais no desenvolvimento de posturas e hábitos com responsabilidade socioambiental, devidamente alinhados aos documentos norteadores em vigência.

ÁREAS VERDES VILA AMBIENTAL

O episódio apresenta um panorama das áreas verdes de Goiânia. Com mais de 1 milhão de árvores em 32 bosques e parques, a cidade exibe uma extensa cobertura vegetal. Locais como o Parque Flamboyant, o Parque Areião e o Jardim Botânico são evidenciados, ressaltando sua importância para o lazer e a saúde pública. O vídeo convida os espectadores a conhecerem e preservarem esses espaços naturais, enfatizando sua contribuição para o bem-estar da comunidade e para a conservação da biodiversidade local. É também realizada uma visita ao Parque Areião e à Vila Ambiental, onde são mediadas ações como a visitação guiada de estudantes e outras iniciativas de educação ambiental.

Competência geralCOMPETÊNCIA 7
Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.
HabilidadesCIÊNCIAS DA NATUREZA
(EF02CI04-B) Identificar características de diferentes espécies de plantas e de animais do Cerrado.
(EF02CI04-C) Relacionar as características das plantas e dos animais à sua adaptação ao ambiente, destacando espécies do Cerrado.

GEOGRAFIA
(EF03GE04-A) Explicar como os processos naturais e antrópicos atuam na produção e na mudança das paisagens.
(EF03GE04-B) Perceber como a ação antrópica interfere na dinâmica da paisagem do seu município.
(EF03GE04-C) Conceituar paisagens naturais e antrópicas e identifica-las em seu município.
(EF04GE11-D) Identificar os recursos naturais do estado de Goiás (Bioma Cerrado) e a importância de sua preservação e conservação.
(EF05GE03-B) Compreender a relação entre o crescimento urbano com as mudanças socioambientais e econômicas nele inseridos, destacando a ocupação do cerrado.
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimentoCIÊNCIAS DA NATUREZA
(EJACI0121) Identificar e descrever as características de diferentes espécies de plantas e animais, enfatizando o bioma Cerrado.
(EJACI0219) Distinguir os seres vivos em risco de extinção, dando enfoque aos animais do Cerrado.
(EJACI0220) Relacionar as causas da extinção de animais e vegetais ao desequilíbrio do ambiente em que vivem.

GEOGRAFIA
(EJAGE0205) Explicar como os processos naturais e antrópicos atuam na produção e na mudança das paisagens locais e regionais.
(EJAGE0203) Compreender as transformações ocorridas na sociedade, no território, na paisagem e no lugar onde se vive.
(EJAGE0418) Analisar e problematizar as causas e consequências das práticas humanas na dinâmica climática.
(EJAGE0324) Relacionar as atividades antrópicas com os demais elementos da natureza e reafirmar a importância da preservação ambiental do Cerrado.