Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 7ª ANO do Ensino fundamental – Anos finais.
HISTÓRIA
O jogo de dominó tem uma história que remonta a muitos séculos atrás. Embora as origens exatas do jogo sejam incertas, existem várias teorias sobre sua criação. Uma das teorias mais populares sugere que o jogo de dominó foi inventado na China antiga, por volta do século XII.
Acredita-se que monges chineses tenham criado as primeiras peças de dominó, usando-as para fins educacionais, como ensinar princípios matemáticos e estratégicos.
CONCEITO
O jogo de dominó é um jogo de mesa que envolve o uso de peças retangulares, geralmente feitas de osso, marfim, madeira ou plástico.
As peças são chamadas de “PEDRAS” ou “DOMINÓS”.
Essas peças geralmente têm uma linha que divide o retângulo em duas partes, e cada metade contém um número de pontos que variam de zero a seis.
O jogo é baseado na correspondência desses números em cada extremidade da peça, permitindo que os jogadores coloquem uma peça ao lado da outra se os números corresponderem.
OBJETIVO DO JOGO
O objetivo principal do jogo é descartar todas as suas peças, e os jogadores alternam suas jogadas até que um jogador esgote suas peças ou até que não seja possível fazer mais jogadas.
POPULARIDADE
O jogo eventualmente se tornou popular entre os chineses, e sua popularidade se espalhou para outras partes do mundo ao longo dos séculos.
Durante a expansão da Rota da Seda, o dominó foi levado para o Oriente Médio, onde se tornou um passatempo popular entre os mercadores e viajantes. Da mesma forma, foi introduzido na Europa através das rotas comerciais, onde ganhou uma popularidade considerável.
ADAPTAÇÕES DAS REGRAS
No decorrer do tempo, o jogo de dominó passou por diversas adaptações e variações regionais.
As regras e as formas de jogar variam de acordo com a região e a cultura, mas a essência do jogo permanece a mesma: combinar peças com números correspondentes em suas extremidades.
VALORES
Atualmente, o dominó é jogado em todo o mundo, tanto em contextos casuais quanto em competições formais. Ele continua a ser apreciado por pessoas de todas as idades, e sua história rica e versátil é um reflexo da sua duradoura popularidade.
QUESTÃO 01
A origem mais provável do jogo de dominó remonta
(A) a Europa medieval.
(B) a Índia antiga.
(C) a China antiga.
(D) ao Egito antigo.
QUESTÃO 02
O jogo de dominó espalhou-se pelo mundo ao longo dos séculos
(A) através de expedições marítimas no século XV.
(B) pela disseminação da Rota da Seda.
(C) por meio de invasões militares.
(D) graças à invenção da imprensa.
QUESTÃO 03
Responda:
a) Qual é o objetivo principal do jogo de dominó?
b) Quais materiais são comumente usados para fazer as peças de dominó?
c) Descreva as características das peças de dominó, sobretudo como são feitas e a numeração presente nelas.
QUESTÃO 04
Preencha as lacunas do texto a seguir com as respectivas palavras alusivas aos benefícios do jogo de dominó.
RELAXAMENTO | COGNITIVAS | INCLUSIVA | ESTRESSE | SENSO |
Jogar dominó envolve estratégia, raciocínio lógico e cálculo matemático simples, o que pode ajudar a melhorar as habilidades __________________________. O dominó é um jogo divertido e desafiador que pode ser apreciado por pessoas de todas as idades, frequentemente jogado em grupos, proporcionando uma oportunidade para interações sociais significativas. Ele oferece uma fonte de entretenimento acessível e __________________________.Isso pode ajudar a fortalecer os laços comunitários e promover o __________________________de pertencimento. Participar de jogos de dominó pode servir como uma forma de ___________________________ e distração, ajudando a reduzir os níveis de ____________________ e ansiedade.
Autoria | Elaine Faria de Oliveira. |
Formação | Licenciatura em Educação física. |
Componente Curricular | Educação Física |
Habilidade | (GO-EF07EF26) Vivenciar diversos jogos de salão apropriando de fundamentos técnicos – táticos, e compreendendo suas organizações sociais. |
Referências | DC-GO Ampliado – Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, 2017.FTD sistema de ensino: educação física – ensino fundamental: anos finais 7º ano – 1.ed. – São Paulo: FTD, 2020. Práticas corporais: educação física: 6º ao 9º anos: manual do professor/ Suraya Cristina Darido. et AL 1 ed. – São Paulo:: Moderna, 2018. Se liga na educação física: 7º ano: manual do professor.- São Paulo: Moderna,2022. ALMEIDA, Carlos. Dominó: como jogar e vencer. São Paulo: Saraiva, 2011. SILVA, João. Dominó: Regras e Estratégias para Iniciantes. Rio de Janeiro: Editora Nova Era, 2015. |