Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 6ª ANO do Ensino fundamental – Anos finais.
CONCEITO
O xadrez é um jogo de salão que exige estratégia e habilidade, jogado em um tabuleiro quadriculado com 64 casas alternadamente claras e escuras, organizadas em uma grade de 8×8.
HISTÓRIA
Muitos historiadores acreditam que o jogo tenha se originado na Índia, por volta do século VI d.C. Originalmente chamado de “Chaturanga”, o jogo era uma representação da guerra entre quatro exércitos: elefantes, cavalos, carros e infantaria.
POPULARIDADE
O xadrez se espalhou pela Pérsia, onde recebeu o nome de “Shatranj”, e depois para o mundo islâmico, onde se tornou extremamente popular. Durante a Idade Média, o xadrez chegou à Europa, onde sofreu modificações significativas em suas regras e peças.
PADRONIZAÇÃO DAS REGRAS
O jogo começou a tomar forma na Europa durante o final da Idade Média e o Renascimento. As regras foram padronizadas e muitos dos movimentos das peças foram alterados para tornar o jogo mais dinâmico e estratégico, tornando o jogo altamente competitivo, com torneios e campeonatos sendo realizados em todo o mundo.
A Federação Internacional de Xadrez (FIDE), fundada em 1924, é a organização responsável por regulamentar o jogo e organizar competições de nível mundial.
XADREZ NA ERA MODERNA
No século XX, o xadrez alcançou novos patamares de popularidade, com jogadores famosos como Bobby Fischer, Garry Kasparov e Magnus Carlsen elevando o jogo a novos níveis de prestígio e complexidade.
MECÂNICA DO JOGO
A mecânica do jogo de xadrez envolve mover as peças de acordo com regras específicas. Cada tipo de peça tem movimentos particulares.
TORRE | Essa peça pode movimentar-se horizontalmente ou verticalmente por qualquer número de casas. |
BISPO | Essa peça pode mover-se na diagonal por qualquer número de casas. |
RAINHA | Essa peça pode mover-se em qualquer direção (horizontal, vertical ou diagonal) por qualquer número de casas. |
CAVALO | Essa peça apresenta um movimento peculiar em forma de “L”, avançando duas casas em uma direção e uma casa perpendicular a essa direção. |
PEÃO | Essa peça pode mover-se para frente uma casa por vez, mas têm opções especiais de movimento na primeira jogada e podem capturar peças inimigas diagonalmente. |
REI | Essa peça pode mover-se para qualquer casa adjacente (horizontal, vertical ou diagonal) desde que não coloque ele próprio em xeque. |
XADREZ ONLINE
Com o advento da internet, o xadrez online tornou-se uma forma popular de jogar e competir. Plataformas como Chess.com e Lichess oferecem oportunidades para jogadores de todos os níveis competirem entre si em tempo real.
QUESTÃO 01
O xadrez é um jogo de tabuleiro estratégico que se acredita ter sido concebido na Índia por volta do século VI d.C., originalmente conhecido como
(A) senet.
(B) bagha chall.
(C) mehen.
(D) chaturang.
QUESTÃO 02
Ao longo dos anos o jogo de Xadrez espalhou-se para a Pérsia, onde passou por algumas mudanças e recebeu o nome de
(A) seega.
(B) shatranj.
(C) gamão.
(D) dama.
QUESTÃO 03
Responda:
a) Em sua opinião, de que maneira o xadrez influenciou o desenvolvimento cultural e intelectual das civilizações onde se espalhou ao longo da história?
b) Qual o papel das diferentes versões do xadrez ao longo dos séculos, desde o “chaturanga” indiano até o xadrez moderno, na evolução do jogo?
c) Por que o xadrez ganhou tanta popularidade na Europa durante a Idade Média, mesmo sendo um jogo complexo e exigente?
QUESTÃO 04
As regras do jogo ditam o movimento das peças de forma específica. Cada tipo de peça possui sua própria maneira de se movimentar. Identifique a função de cada uma dessas peças no jogo.
BISPO | CAVALO | PEÃO | RAINHA | REI | TORRE |
Essa peça pode movimentar-se horizontalmente ou verticalmente por qualquer número de casas. | |
Essa peça pode mover-se na diagonal por qualquer número de casas. | |
Essa peça pode mover-se em qualquer direção (horizontal, vertical ou diagonal) por qualquer número de casas. | |
Essa peça apresenta um movimento peculiar em forma de “L”, avançando duas casas em uma direção e uma casa perpendicular a essa direção. | |
Essa peça pode mover-se para frente uma casa por vez, mas têm opções especiais de movimento na primeira jogada e podem capturar peças inimigas diagonalmente. | |
Essa peça pode mover-se para qualquer casa adjacente (horizontal, vertical ou diagonal) desde que não coloque ele próprio em xeque. |
Autoria | Elaine Faria de Oliveira. |
Formação | Licenciatura em Educação física. |
Componente Curricular | Educação Física |
Habilidades | (GO-EF07EF26) Vivenciar diversos jogos de salão apropriando de fundamentos técnicos – táticos, e compreendendo suas organizações sociais. |
Referências | DC-GO Ampliado – Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, 2017. FTD sistema de ensino: educação física – ensino fundamental: anos finais 6º ano – 1.ed. – São Paulo: FTD, 2020. Práticas corporais: educação física: 6º ao 9º anos: manual do professor/ Suraya Cristina Darido. et AL 1 ed. – São Paulo:: Moderna, 2018. |