You are currently viewing Educação Física – Curling – Características históricas e culturais
Two boys sweeping the rock/stone in curling. Motion blurred image

Educação Física – Curling – Características históricas e culturais

Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 9º ANO do Ensino Fundamental – Anos Finais.

Imagem disponível: https://media-private.canva.com/vtLSA/MAEEfKvtLSA/1/s.jpg?X-Amz-Algorithm=AWS4-HMAC-SHA256&X-Amz-Credential=AKIAJWF6QO3UH4PAAJ6Q%2F20240419%2Fus-east-1%2Fs3%2Faws4_request&X-Amz-Date=20240419T074507Z&X-Amz-Expires=57475&X-Amz-Signature=dc9ae7e4133ca9f93d7e3df1110c11e0ebb3b79494c17dd5e833314c72b1ddba&X-Amz-SignedHeaders=host%3Bx-amz-expected-bucket-owner&response-expires=Fri%2C%2019%20Apr%202024%2023%3A43%3A02%20GMT. Acesso: 22 de Abril de 2024.

CONCEITO 

O curling é uma modalidade esportiva classificada como esporte de precisão que é disputada em uma pista de gelo, conhecida como “sheet”. 

OBJETIVO 

O objetivo do jogo é deslizar pedras de granito polido, chamadas de “pedras” ou “rochas”, em direção a um alvo circular, chamado de “casa”, que está localizado na extremidade oposta da pista. Cada equipe possui quatro jogadores, e o jogo é dividido em “ends”, que são equivalentes a “rodadas” ou “sets” em outros esportes.

HISTÓRIA 

O Curling teve sua origem na Escócia durante o século XVI. Sua história remonta aos camponeses escoceses, que costumavam deslizar pedras de granito polido sobre lagos congelados ou superfícies geladas, competindo entre si para ver quem conseguia colocar suas pedras mais próximas de um alvo.

A primeira referência escrita ao jogo data de 1541, encontrada em um registro paroquial de Paisley, na Escócia, onde é mencionado o confisco de uma pedra de Curling de um monge por jogar no domingo.

EVOLUÇÃO

No início, o Curling era uma atividade de lazer praticada durante os longos meses de inverno. No entanto, ao longo do tempo, o esporte evoluiu e começou a ser organizado em clubes, principalmente na Escócia. 

POPULARIDADE

O esporte cresceu em popularidade ao longo dos séculos e se espalhou para outros países, especialmente para os países nórdicos, onde as condições climáticas propiciam a prática. No século XIX, o Curling foi formalizado com a criação de regras e regulamentos padronizados, e foram estabelecidas as primeiras associações nacionais.

CURLING NOS JOGOS OLÍMPICOS 

O primeiro campeonato mundial de Curling aconteceu em 1959, e o esporte foi incluído nos Jogos Olímpicos de Inverno pela primeira vez em 1924, mas depois foi removido e só retornou como esporte olímpico oficial em 1998. Desde então, o Curling ganhou destaque internacional, com equipes de vários países competindo em torneios de alto nível em todo o mundo.


Questão 01 

Acredita-se que o Curling evoluiu a partir de jogos de pedras no gelo que eram praticados há séculos na Europa no século XVI. Inicialmente, era um passatempo praticado ao ar livre durante o inverno, onde as pessoas lançavam pedras de granito polidas sobre o gelo, e o país de origem refere-se a

(A) Suécia.

(B) Escócia.

(C) Canadá.

(D) Noruega.

Questão 02

O termo “end” no contexto do Curling representa 

A) um tipo de pedra de gelo usada no jogo.

B) um tipo de lançamento utilizado pelos jogadores.

C) uma unidade de medida de distância na pista de gelo.

D) uma rodada de jogo, equivalente a um set.

Questão 03

Responda:

a) Como a origem histórica do Curling na Escócia influenciou sua evolução ao longo dos séculos e sua disseminação para outras regiões do mundo?

b) Quais foram os principais marcos na história do Curling, desde suas origens na Escócia até sua inclusão nos Jogos Olímpicos de Inverno?

c) Como esses eventos moldaram a popularidade e a visibilidade do esporte globalmente?

Questão 04

Preencha as lacunas do texto abaixo alusivos ao Curling como esporte de inclusão.

RESPEITOESPORTE CURLINGPESSOASACESSIBILIDADE

O _______________ é amplamente reconhecido como um ____________________ inclusivo devido à sua __________________________, ambiente acolhedor, equipes mistas, cultura de _____________________ e eventos adaptados, proporcionando oportunidades adicionais para que uma variedade de ______________________ participe e desfrute do esporte. 

O _______________ é amplamente reconhecido como um ____________________ inclusivo devido à sua __________________________, ambiente acolhedor, equipes mistas, cultura de _____________________ e eventos adaptados, proporcionando oportunidades adicionais para que uma variedade de ______________________ participe e desfrute do esporte. 

DC-GO Ampliado – Base  Nacional  Comum  Curricular  (BNCC)  da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, 2017 . 

Práticas corporais: educação física: 6º ao 9º anos: manual do professor/ Suraya Cristina Darido. et AL 1 ed. – São Paulo: Moderna, 2018.

FTD sistema de ensino: educação física – ensino fundamental: anos finais 9º ano – 1.ed. – São Paulo: FTD, 2020.

Se liga na educação física: 9º ano: manual do professor.- São Paulo: Moderna, 2022.

Esportes de invasão: basquetebol, futebol, futsal, handebol, ultimate frisbee / Fernando Jaime.González; Suraya Cristinana Darido; Amauri Aparecido Bássoli de Oliveira, org.; prefácio de Ricardo Garcia Cappelli. – Maringá : Eduem, 2014.
Autoria Elaine Faria de Oliveira.
FormaçãoLicenciatura em Educação física.
Componente CurricularEducação Física
Habilidades (GO-EF09EF02) Praticar esportes de marca, precisão, invasão, rede, parede, campo e taco.
Referências