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Língua Portuguesa – Concordância verbal e nominal

Esta proposta de atividade de Língua Portuguesa é destinada aos estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais.

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Concordância verbal e nominal

Estudamos, anteriormente, acerca de textos expositivos de divulgação científica, que são textos explicativos sobre fatos científicos que podem ser encontrados em livros de ciências, revistas de divulgação científica, sites educativos, sites científicos, vídeos online e até mesmo em programas de televisão.

No entanto, é importante esclarecermos que para escrever um texto científico, bem como qualquer outro tipo de texto, é necessário levarmos em conta algumas características da linguagem culta e formal, que este tipo de texto requer. 

Sendo assim, falaremos hoje sobre a concordância verbal e concordância nominal.

A concordância verbal refere-se à harmonia entre o verbo e seu sujeito em número (singular ou plural) e pessoa (primeira, segunda ou terceira pessoa). Por exemplo, em uma frase como:

O verbo “estudam” concorda com o sujeito “alunos” em número e pessoa, ambos no plural. 

Outro exemplo seria:

O verbo “correu” concorda com o sujeito “menino” em número (singular) e pessoa (terceira pessoa).

Já a concordância nominal diz respeito à concordância entre o substantivo (ou pronome) e seus modificadores, como adjetivos e artigos, em gênero (masculino ou feminino) e número. 

Por exemplo, na frase:

O artigo “A” e o adjetivo “grande” concordam com o substantivo “casa” em gênero (feminino) e número (singular). 

Outro exemplo seria:

O artigo “Os” e o adjetivo “coloridos” concordam com o substantivo “pássaros” em gênero (masculino) e número (plural).

É crucial fazer uso correto dessas concordâncias em todas as produções textuais, inclusive em textos científicos, para garantir a clareza e precisão das informações transmitidas. 

Erros de concordância podem comprometer a compreensão do texto e a credibilidade do autor. Portanto, ao redigir um texto científico, é fundamental atentar para esses aspectos linguísticos, pois contribuem para uma comunicação eficaz e confiável.

Imagem disponível em: https://www.canva.com/photos/MAFAwxZHg64/ >  Acesso em 10, abr. 2024.

Leia e observe o texto abaixo:

Texto disponível em: https://butantan.gov.br/noticias/vacina-da-dengue-do-butantan-tem-eficacia-%E2%80%9Cmuito-satisfatoria%E2%80%9D-mas-ainda-esta-em-desenvolvimento-e-precisa-de-aprovacao-da-anvisa > Acesso em 19/03/2024.

Questão 1

A manchete da notícia acima encontra-se no singular. Caso fosse escrita no plural, para que ocorresse a concordância verbal e nominal de forma correta, a frase ficaria da seguinte forma 

(A) “Vacinas das dengues do Butantan tem eficácia “muito satisfatórias”, mas ainda está em desenvolvimento e precisa de aprovação da Anvisa.”

(B) “Vacinas da dengue do Butantan têm eficácia “muito satisfatórias”, mas ainda estão em desenvolvimento e precisam de aprovação da Anvisa.”

(C) “Vacinas da dengue do Butantan tem eficácia “muito satisfatória”, mas ainda estão em desenvolvimento e precisa de aprovação da Anvisa.”

(D) “Vacinas da dengue do Butantan têm eficácia “muito satisfatória”, mas ainda está em desenvolvimento e precisa de aprovação da Anvisa.”

Questão 2

A concordância verbal sugere que quando o substantivo está em terceira pessoa do singular o verbo deve concordar em

(a) número e pessoa com o substantivo.

(b) número e gênero com o substantivo.

(c) tempo e modo com o substantivo.

(d) gênero e pessoa com o substantivo.

Questão 3

A concordância nominal sugere que quando o substantivo está em terceira pessoa do plural o adjetivo deve concordar em

(a) número e gênero com o substantivo.

(b) número e pessoa com o substantivo.

(c) gênero e pessoa com o substantivo.

(d) tempo e modo com o substantivo.

Questão 4

O que aconteceria se escrevêssemos “O gato brincar no jardim” em vez de “O gato brinca no jardim”? Como podemos corrigir isso?

Questão 5

Você pode pensar em outras frases em que as palavras precisam combinar em número e gênero? Escreva abaixo ao menos 3 frases:

Disponível em: https://www.canva.com/icons/MAE8_vyr-l0/ > Acesso em 12, abr. 2024.

Hora de aprender brincando

Imagem disponível em: https://www.canva.com/design/DAGCBomSYlM/tlp3MFy8bz0MvoRxiJ7wCg/edit?utm_content=DAGCBomSYlM&utm_campaign=designshare&utm_medium=link2&utm_source=sharebutton >  Acesso em 11, abr. 2024.

Disponível em: https://view.genial.ly/611b1885fa485b0cff5ecc94/interactive-content-concordancia-verbal > Acesso em 19/04/2024.

Autoria:Andrielly Campos
Formação:Letras: Português / Inglês e Pedagogia
Componente Curricular:Língua Portuguesa
Habilidades:(EF03LP25-A) Analisar e produzir textos, de forma coletiva, com a ajuda do professor, para apresentar resultados de observações e de pesquisas, em fontes de informações incluindo, quando pertinente, imagens, diagramas e gráficos ou tabelas simples, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto. (Matriz de habilidades essenciais para o Ensino Fundamental Anos Iniciais  – 4° Ano – 2024/ 1º bimestre)
(EF04LP06) Identificar em textos e usar na produção textual a concordância entre substantivo ou pronome pessoal e verbo (concordância verbal). (Matriz de habilidades essenciais para o Ensino Fundamental Anos Iniciais  – 4° Ano – 2024/ 1º bimestre)
(EF04LP07) Identificar em textos e usar na produção textual a concordância entre artigo, substantivo e adjetivo (concordância no grupo nominal). (Matriz de habilidades essenciais para o Ensino Fundamental Anos Iniciais  – 4° Ano – 2024/ 1º bimestre)
Referências: GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Volume II. Ensino Fundamental Anos Finais. CONSED; UNDIME, 2018. 433 p. Disponível em <https://sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/category/27-documentos-gerais&gt&gt;> Acesso em 10/04/2024.

GOIÁS. Matriz de habilidades essenciais para o Ensino Fundamental – Língua Portuguesa, 2º bimestre. SME- SUPPED, 2024. 17 p. 

VILARINHO, Sabrina. “Concordância Verbal e Nominal “; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/gramatica/concordancia-verbal-nominal.htm. Acesso em 10 de abril de 2024.

SILVA, Cícero de Oliveira; SILVA, Elizabeth Gavioli de Oliveira; MARCHETTI, Greta. Aprender Juntos: língua portuguesa – 4º ano. 9. ed. São Paulo: Sm Educação, 2021.