You are currently viewing Língua Portuguesa – Verbos imperativos em textos injuntivos

Língua Portuguesa – Verbos imperativos em textos injuntivos

Esta proposta de atividade de Língua Portuguesa é destinada aos estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais.

Imagem disponível em: https://www.canva.com/design/DAF-7medgKQ/C-DPp6WxUzNgNjQ5-OZtUg/edit?utm_content=DAF-7medgKQ&utm_campaign=designshare&utm_medium=link2&utm_source=sharebutton > Acesso em: 12/04/2024.

Verbos imperativos em textos injuntivos

Estudamos anteriormente os diferentes tipos de textos injuntivos, dentre eles a receita, o manual de instruções, a bula de remédio e o texto de orientações.

Todos eles possuem uma característica em comum, que são os verbos imperativos. Hoje vamos aprofundar acerca destes verbos.

Os verbos imperativos são utilizados para dar ordens, fazer pedidos, expressar conselhos ou instruções de forma direta e objetiva. Eles são comuns em textos injuntivos, que são textos que têm como objetivo orientar o leitor a realizar alguma ação específica. Os verbos imperativos são essenciais nesse tipo de texto, pois indicam claramente o que se espera que o leitor faça.

Dentro de textos injuntivos, os verbos imperativos são geralmente usados no modo afirmativo e na segunda pessoa do singular ou do plural, dependendo se a instrução é dirigida a uma pessoa ou a um grupo. Por exemplo:

  • Lave as mãos antes de comer. (ordem dirigida a uma pessoa)
  • Lavem as mãos antes de comer. (ordem dirigida a um grupo)

Você é capaz de identificar os verbos no imperativo presentes nos textos abaixo? Vejamos:

1- Receitas culinárias: 2- Manuais de instruções:

Imagens disponíveis em:

https://www.canva.com/pt_br/modelos/EAFCDSvC2X4-receita-de-culinaria-saudavel-fit-verde-e-bege-post-instagram/ >  Acesso em 14, mar. 2024.
https://www.canva.com/design/DAF_fm6MahI/7M8NZ3qUlFDyxPpl-WgJTw/edit > Acesso em 14, mar. 2024

No primeiro texto, Receitas culinárias, você pode observar os seguintes verbos no imperativo: “misture”, “acrescente”, “amasse”, “junte”, “mexa”, “passe”, “coloque”, “espere” e “sirva”.

Já no segundo texto, Manuais de instrução, você pode observar os seguintes verbos no imperativo: “desenhe”, “continue” e “pegue”.

Questão 1

Os verbos imperativos são comumente utilizados para expressar

(A) desejos subjetivos.

(B) ordem e instrução direta.

(C) sentimentos profundos.

(D) opiniões pessoais.

Questão 2

Conhecer e saber usar os verbos imperativos de forma correta e adequada é importante, pois

(A) facilita a comunicação com pessoas mais velhas.

(B) permite expressar sentimentos com mais intensidade.

(C) ajuda a dar instruções claras e diretas.

(D) torna a linguagem mais formal e rebuscada.

Questão 3

As sinalizações de trânsito possuem mensagens imperativas, pois expressam instruções que devem ser seguidas e, se forem desrespeitadas, constituem uma infração. Os verbos imperativos, neste caso, facilitam

(A) o desentendimento entre condutores de veículos.

(B) a circulação de veículos nas vias públicas.

(C) a punição dos infratores.

(D) a organização e segurança no fluxo de veículos.

Questão 4

Crie uma lista de regras de convivência em sala de aula, utilizando verbos imperativos para expressar as instruções aos estudantes:

Imagem disponível em: https://www.canva.com/design/DAGBdZrQlJ8/lgBnVVgY_chGrHJNp7cRdg/edit?utm_content=DAGBdZrQlJ8&utm_campaign=designshare&utm_medium=link2&utm_source=sharebutton > Acesso em 05, abr. 2024.

Questão 5

Como você acha que os verbos imperativos são utilizados de forma persuasiva em anúncios publicitários ou em campanhas de conscientização? Você acredita que isso influencia as pessoas a agirem de determinada maneira?

Hora de aprender brincando

Imagem disponível em: https://www.canva.com/design/DAGBdZrQlJ8/lgBnVVgY_chGrHJNp7cRdg/edit?utm_content=DAGBdZrQlJ8&utm_campaign=designshare&utm_medium=link2&utm_source=sharebutton > Acesso em: 12/04/2024.

Disponível em: https://wordwall.net/pt/resource/16080232 > Acesso em 12/04/2024.

Autoria:Andrielly Campos
Formação:Letras: Português / Inglês e Pedagogia
Componente Curricular:Língua Portuguesa
Habilidades:(EF03LP11-B) Compreender que os textos injuntivos instrucionais apresentam estrutura específica: verbos imperativos, indicação de passos a serem seguidos, bem como mesclas de palavras, imagens e recursos gráfico-visuais. (Matriz de habilidades essenciais para o Ensino Fundamental Anos Iniciais  – 3° Ano – 2024/ 1º bimestre)
(EF03LP14-A) Perceber e identificar, na escrita de textos injuntivos instrucionais, as convenções desses gêneros, características e estrutura, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.(Matriz de habilidades essenciais para o Ensino Fundamental Anos Iniciais  – 3° Ano – 2024/ 1º bimestre)
(EF03LP14-C) Produzir textos injuntivos instrucionais, com a estrutura própria desses textos, como verbos imperativos, indicação de passos a serem seguidos, e mesclando palavras, imagens e recursos gráfico-visuais, considerando a situação comunicativa e o tema/ assunto do texto. (Matriz de habilidades essenciais para o Ensino Fundamental Anos Iniciais  – 3° Ano – 2024/ 1º bimestre)
(EF03LP16-A) Identificar e reproduzir, em textos injuntivos e instrucionais, digitais ou impressos, os recursos léxico-gramaticais, como verbos imperativos, a diagramação, lista de ingredientes ou materiais e instruções de execução, o modo de fazer, as imagens e os recursos gráfico-visuais.(Matriz de habilidades essenciais para o Ensino Fundamental Anos Iniciais  – 3° Ano – 2024/ 1º bimestre)
(EF04LP13) Identificar e reproduzir, em textos injuntivos e instrucionais (instruções de jogos digitais ou impressos), a formatação própria desses textos (verbos imperativos, indicação de passos a ser seguidos) e formato específico dos textos orais ou escritos desses gêneros (lista/apresentação de materiais e instruções/passos de jogo).
Referências: GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Volume II. Ensino Fundamental Anos Finais. CONSED; UNDIME, 2018. 433 p. Disponível em <https://sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/category/27-documentos-gerais&gt&gt;> Acesso em 03/04/2024.

GOIÁS. Matriz de habilidades essenciais para o Ensino Fundamental – Língua Portuguesa, 1º bimestre. SME- SUPPED, 2024. 13 p. 

CARPANEDA, Isabella Pessôa de Melo. A conquista (livro eletrônico): língua portuguesa: 3º ano : ensino fundamental: anos iniciais / Isabella Pessôa de Melo Carpaneda. – 1. ed. – São Paulo: FTD. 2021.