ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DA NATUREZA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.
Características externas dos animais em seu cotidiano
No nosso dia a dia, estamos constantemente cercados por uma rica variedade de animais, cada um exibindo características externas únicas. Desde as aves, que ostentam penas utilizadas tanto para voar como para proteção contra o frio, até os mamíferos, que exibem uma ampla gama de texturas e cores de pelos, adaptando-se ao ambiente em que habitam. Os répteis, por sua vez, se distinguem pelas escamas que revestem seus corpos, desempenhando papéis vitais na proteção e regulação térmica.
Além disso, é possível observar características como os bicos, tão marcantes em aves e alguns peixes, que são adaptados para diversas funções, desde alimentação até a construção de ninhos. As garras, por outro lado, são comuns em predadores como aves de rapina e felinos, desempenhando papéis importantes na caça e defesa. As antenas, características distintivas de insetos como borboletas e formigas, são essenciais para a percepção do ambiente e comunicação entre os indivíduos da espécie.
Por fim, as patas são extremamente variadas, com adaptações específicas para diferentes modos de locomoção, como corrida, escavação, escalada ou natação. Observar e comparar essas características nos animais que nos rodeiam proporciona uma visão da diversidade da vida, permitindo-nos compreender melhor como cada espécie se adapta e interage com o ambiente ao seu redor.
OBSERVE A SEGUINTE IMAGEM PARA RESPONDER ÀS QUESTÕES:
QUESTÃO 1
Os animais vertebrados são classificados em anfíbios, aves, mamíferos, peixes e répteis. As características externas distintivas dos mamíferos mencionadas no texto são as/os
(A) penas.
(B) garras.
(C) escamas.
(D) pelos.
QUESTÃO 2
As características externas dos animais refletem sua adaptação ao ambiente em que vivem. A função das antenas mencionadas no texto é a/o
a) caça.
b) comunicação.
c) voo.
d) proteção.
QUESTÃO 3
Como a observação e comparação das características externas dos animais podem contribuir para a compreensão da diversidade da vida? Discuta com a turma.
QUESTÃO 4
Desenhe animas que contenham as seguintes características:
Autoria: | Prof.ª Danielle Assis Borges Fantini |
Formação | Graduação: – Graduada em Pedagogia e Graduanda em Jornalismo Pós-graduação: – MBA em Gestão das Tecnologias da Informação e da Comunicação na Educação – Docência Universitária – Psicopedagogia Institucional e Clínica – Neuropedagogia Aplicada à Educação |
Componente Curricular: | CIÊNCIAS DA NATUREZA |
Habilidade (s): | (EF03CI06-A) Observar e comparar os animais em seu cotidiano, destacando as características externas, como presença de penas, pelos, escamas, bicos, garras, antenas, patas etc. |
Referência (s): | APRENDER JUNTOS CIÊNCIAS, 3º ano: ensino fundamental. Organizadora SM Educação. 7ª ed. São Paulo: Edições SM, 2021. LICO, Maria Aparecida e SOARES, TRIVELLATO, José. Aquarela, Ciências – 3º ano. Ensino Fundamental. São Paulo: Kit’s Editora, 2021. PESSOA, Karina e FAVALLI, Leonel. Novo Pitanguá Ciências. 3º Ano. Ensino Fundamental Anos Iniciais. Editora Moderna. 1 ed. São Paulo: Moderna, 2021. |
Documento norteador: | DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO (DC-GO AMPLIADO) |