ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DA NATUREZA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.
TURMA DA ORELHA CURIOSA
Numa manhã ensolarada, na Escola do Conhecimento, o professor Zumbido, um velho sábio do reino do som, convocou a Turma da Orelha Curiosa para uma missão especial: descobrir como nossas orelhas nos ajudam a ouvir os sons do mundo e o porquê de terem tantas voltas.
Com mochilas nas costas e olhos brilhando de empolgação, Tim, Lisa e Bob seguiram o professor até a Grande Biblioteca, onde livros antigos guardavam os segredos da orelha humana. Lá, eles aprenderam que nossa orelha é como uma casa com três cômodos mágicos: a orelha externa, a orelha média e a orelha interna.
Na orelha externa, encontraram o guardião do som, o pavilhão auricular, que ajuda a capturar os sons do ambiente e encaminhá-los para dentro da orelha, por isso tantas voltas nelas. Em seguida, na orelha média, descobriram os três ossinhos minúsculos chamados martelo, bigorna e estribo, que funcionam como uma ponte, transmitindo as vibrações do som para a orelha interna.
E finalmente, na orelha interna, a Turma da Orelha Curiosa encontrou a cóclea, uma espiral cheia de líquido onde pequenas células ciliadas trabalham como mágicos, transformando as vibrações em sinais que nosso cérebro pode entender. É como se fosse uma festa de sons dentro da orelha!
Ao voltarem para a Escola do Conhecimento, a Turma da Orelha Curiosa estava tão radiante de alegria por ter desvendado os mistérios da orelha humana, que saíram cantarolando!
OBSERVE A SEGUINTE IMAGEM PARA RESPONDER ÀS QUESTÕES:
QUESTÃO 1
O pavilhão auricular tem tantas voltas para
(A) ajudar a capturar os sons do ambiente.
(B) capturar os sons mais distantes.
(C) a estrutura da orelha ficar mais bonita.
(D) facilitar a audição de pessoas com surdez.
QUESTÃO 2
Os três ossos da orelha média, que funcionam como uma ponte, transmitindo as vibrações do som para o ouvido interno, são
(A) fêmur, bigorna e estribo.
(B) bigorna, martelo e inchada.
(C) martelo, bigorna e estribo.
(D) martelo, bigorna e clavícula.
Agora, leia em voz alta, com a turma, o parágrafo que contém essa resposta.
QUESTÃO 3
Com um lápis de cor preta, contorne a estrutura da orelha humana e após localize a cóclea. Sublinhe no texto a função da cóclea.
QUESTÃO 4
Localize no caça-palavras cinco sons que ouvimos diariamente. Depois, pinte de verde o som que você escuta pouco e de vermelho o que você escuta muito.
Autoria: | Prof.ª Danielle Assis Borges Fantini |
Formação: | Graduação: – Graduada em Pedagogia e Graduanda em Jornalismo Pós-graduação: – MBA em Gestão das Tecnologias da Informação e da Comunicação – EducaçãoDocência Universitária – Psicopedagogia Institucional e Clínica – Neuropedagogia Aplicada à Educação |
Componente Curricular: | CIÊNCIAS DA NATUREZA |
Habilidade (s): | (EF03CI01-B) Produzir instrumentos musicais a partir de materiais cotidianos, explorando os sons emitidos e organizando-os em determinados ritmos, compassos, andamentos. |
Referência (s): | APRENDER JUNTOS CIÊNCIAS, 3º ano: ensino fundamental. Organizadora SM Educação. 7ª ed. São Paulo: Edições SM, 2021. LICO, Maria Aparecida e SOARES, TRIVELLATO, José. Aquarela, Ciências – 3º ano. Ensino Fundamental. São Paulo: Kit’s Editora, 2021. Ouvido. InfoEscola, 2024. Disponível em: <Ouvido – Orelha – externo, média e interna – Audição – InfoEscola>. Acesso em: 19, mar. 2024. PESSOA, Karina e FAVALLI, Leonel. Novo Pitanguá Ciências. 3º Ano. Ensino Fundamental Anos Iniciais. Editora Moderna. 1 ed. São Paulo: Moderna, 2021. |
Documento norteador: | DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO (DC-GO AMPLIADO) |