O Conexão Escola – “Curiosidade está On”, é um quadro educativo baseado no Documento Curricular para GOIÁS – Ampliado, que busca aprofundar o conhecimento de temas diversos, ampliando o repertório científico, artístico e cultural, com objetivo de possibilitar uma ampliação dos conhecimentos, com vista ao desenvolvimento de aprendizagem e criação de novos projetos, que estimule a comunidade escolar na busca pelo conhecimento.
O Rio Meia Ponte.
Você sabia?
Você sabia que o Rio Paranaíba origina-se na Serra da Mata da Corda, no estado de Minas Gerais? O Rio Paranaíba estende-se por aproximadamente 1.070 quilômetros até sua confluência com o Rio Grande, formando assim o Rio Paraná. Seus principais afluentes incluem o Rio São Marcos, o Rio Corumbá, o Rio Meia Ponte e o Rio Verde.
A bacia hidrográfica do Rio Paranaíba abrange uma área significativa, atravessando diversos biomas, como o Cerrado, a Mata Atlântica e áreas de transição entre eles. Além de seu valor ecológico, o rio desempenha um papel crucial no abastecimento de água para inúmeras cidades e na irrigação de terras agrícolas ao longo de seu curso.
O Rio Paranaíba não é apenas uma corrente de água, mas um elemento essencial do cenário geográfico, econômico e social do Brasil Central, influenciando a vida de milhões de pessoas e desempenhando um papel crucial na manutenção dos ecossistemas locais.
PROPOSTA DE ATIVIDADE
Na proposta de atividade de hoje, identificaremos os cursos d’água presentes na sua região.
Passo 1- Acesse o google maps e pesquise sobre qual córrego, ribeirão ou rio mais próximo da sua escola, ou casa.
Passo 2 – Após fazer essa pesquisa, produza um texto falando onde esse curso d’água nasce, onde ele desagua e por onde ele passa.
Passo 3 – Com a colaboração dos colegas e professores, ou dos familiares, visite o curso d’água que você escolheu e faça uma análise das características e problemas ambientais próximos e no próprio córrego/rio/ribeirão, faça o registro por meio de fotos.
Passo 4 – Por fim, faça um painel com as fotos e coloque as legendas, de forma que explique a situação da fotografia.
Habilidades: | Componente: Geografia (EF02GE11-B) Identificar os diferentes espaços em que encontramos água, como nascentes, lagos, rios, córregos, mares, oceanos e represas, a sua importância e os impactos socioambientais gerados pelo seu uso. (EF05GE10-B) Reconhecer e comparar as diversas causas e formas de poluição da água nas bacias hidrográficas do estado de Goiás. (EF06GE04-B) Reconhecer as principais características que constituem uma bacia hidrográfica. (EF06GE04-C) Relacionar a morfologia da bacia hidrográfica com a cobertura vegetal. (EF06GE04-D) Identificar as diferentes formas de uso das bacias hidrográficas, hidrovias, energia, irrigação, consumo, bem como seus impactos ambientais. Componente: Ciências da Natureza (GO-EF01CI07) Compreender a importância do uso consciente da água no cotidiano. (EF05CI02-C) Reconhecer que as ações antrópicas interferem no ciclo hidrológico afetando a disponibilidade de água. (EF05CI02-D) Analisar as implicações do ciclo hidrológico na agricultura, no clima, na geração de energia elétrica, no provimento de água potável e no equilíbrio dos ecossistemas regionais ou locais. |