Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 7ª ANO do Ensino fundamental – Anos finais.
Aqui estão algumas alternativas e medidas que podem ser adotadas para alcançar esse objetivo:
- Educação Ambiental: A educação ambiental é um processo que visa conscientizar e informar sobre questões relacionadas ao meio ambiente e à sustentabilidade, promovendo atitudes responsáveis e a proteção dos recursos naturais. Isso é feito por meio de atividades educativas formais e informais, como aulas, campanhas e workshops, visando construir uma sociedade mais comprometida com a preservação do planeta.
- Planejamento e Avaliação de Riscos: É crucial sensibilizar sobre a vitalidade da preservação ambiental e do legado público. Para tal, diversas abordagens podem ser adotadas, como campanhas de conscientização, eventos educativos e materiais informativos. É imprescindível que tais recursos destaquem a responsabilidade dos adeptos de atividades de aventura perante a natureza.
- Utilização de Áreas Designadas: Utilizar áreas designadas para as práticas corporais de aventura na natureza sempre que possível, em vez de explorar áreas sensíveis ou protegidas. Isso ajuda a concentrar os impactos em locais específicos e reduzir o dano ao ambiente.
- Seguir Regulamentações Locais: Respeitar e seguir as regulamentações locais e as diretrizes estabelecidas para a prática corporais de aventura na natureza e em áreas públicas. Isso inclui restrições de acesso, horários específicos de uso e medidas de conservação.
- Minimizar o Lixo e os Resíduos: Levar consigo todo o lixo gerado durante as práticas corporais de aventura na natureza e, quando possível, recolher também resíduos deixados por outros. Praticar o princípio de “Deixar Sempre Limpo” (Leave No Trace) é essencial para preservar a integridade do ambiente.
- Manter Distância da Fauna e Flora: Evitar perturbar a fauna e a flora durante a as práticas corporais de aventura na natureza. Manter uma distância segura dos animais selvagens e evitar danificar plantas ou habitats sensíveis.
- Monitoramento Ambiental: Realizar monitoramento regular do ambiente durante e após as práticas corporais de aventura na natureza para identificar possíveis impactos e tomar medidas corretivas, se necessário.
- Engajamento Comunitário: Envolvimento da comunidade local na preservação e conservação do patrimônio público, incentivando a participação em iniciativas de voluntariado e programas de conservação ambiental.
Ao adotar essas medidas e alternativas, é possível desfrutar das práticas corporais de aventura na natureza de forma responsável, respeitando o patrimônio público e garantindo a segurança de todos os envolvidos, além de contribuir para a conservação do meio ambiente.
QUESTÃO 01
As comunidades locais podem desempenhar um papel muito importante contribuindo para a conservação ambiental durante as práticas corporais de aventura na natureza, com atitudes conscientes como
(A) ajudando a espalhar lixo nas áreas onde se pratica trilha.
(B) contribuindo para a economia local com práticas sustentáveis.
(C) ignorando problemas ambientais para promover o turismo.
(D) bloqueando o acesso a áreas naturais para preservação.
QUESTÃO 02
A opção que melhor descreve um impacto ambiental comum das práticas corporais de aventura, refere-se
(A) ao aumento da biodiversidade local.
(B) a redução da erosão do solo.
(C) a perturbação de habitats sensíveis.
(D) a diminuição da poluição atmosférica.
QUESTÃO 03
Responda:
a) Qual é o papel da educação ambiental na promoção da conservação durante as práticas corporais de aventura na natureza?
b) Qual a importância do monitoramento ambiental durante as práticas corporais de aventura na natureza?
QUESTÃO 04
Preencha a lacuna do texto com as palavras do quadro abaixo.
PATRIMÔNIO | ECO-FRIENDLY | CONSCIENTE | MEDIDAS | SEGURANÇA | AMBIENTE |
Ao adotar essas _________________________ e alternativas, é possível desfrutar das práticas corporais de aventura na natureza de forma responsável. Respeitar o _____________________ público, garantir a _________________________ de todos os envolvidos e contribuir para a conservação do meio _____________________________ são aspectos fundamentais para promover uma experiência de aventura sustentável e positiva para todos.
Ao seguir as diretrizes de mínimo impacto, utilizar equipamentos _________________________.
“ecologicamente amigável”, refere-se a produtos, práticas ou comportamentos que têm um impacto ambiental reduzido em comparação com alternativas convencionais.
Respeitar as regulamentações locais e promover a educação ambiental entre os praticantes, é possível desfrutar das atividades ao ar livre de forma ___________________________ e responsável, conservando os recursos naturais para as gerações futuras.
Autoria | Elaine Faria de Oliveira. |
Formação | Licenciatura em Educação física. |
Componente Curricular | Educação Física |
Habilidade | (GO-EF07EF20) Praticar diferentes práticas corporais de aventura urbanas e na natureza, respeitando o patrimônio público e utilizando alternativas para a prática segura em diversos espaços. |
Referências | DC-GO Ampliado – Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, 2017. FTD sistema de ensino: educação física – ensino fundamental: anos finais 7º ano – 1.ed. – São Paulo: FTD, 2020. Práticas corporais: educação física: 6º ao 9º anos: manual do professor/ Suraya Cristina Darido. et AL 1 ed. – São Paulo: Moderna, 2018. Se liga na educação física: 7º ano: manual do professor.- São Paulo: Moderna,2022 Práticas corporais de aventura / Organizador, Gabrielle Souza Santos, José Giovanny Santos Andrade, Leonardo Rabelo da Silva. – Paripiranga: UniAGES, 2021. 15 p.: il. Lutas, capoeira e práticas corporais de aventura / Fernando Jaime González; Suraya Cristina Darido; Amauri Aparecido Bássoli de Oliveira, org.; prefácio de Ricardo Garcia Cappelli. – Maringá : Eduem, 2014. v. 4 (138 p.) : il. (algumas color); 25,0×17,6 cm.– (Práticas corporais e a organização do conhecimento). Portela, Andrey. Os esportes de aventura na educação física escolar: formação e atuação / Andrey Portela – Curitiba: CRV, 2020. 108 p. |