Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 8º ANO do Ensino Fundamental – Anos Finais.
O judô é uma arte marcial, luta japonesa que se baseia em técnicas de projeção, imobilização, estrangulamento e chave de articulação, que tem como objetivo principal utilizar a técnica e o controle do corpo para superar o oponente, em vez da força física bruta.
ORIGEM
O judô foi desenvolvido no final do século XIX por Jigoro Kano. Kano, um estudante de artes marciais, fundou o judô como uma forma de combinar técnicas eficazes de luta com princípios filosóficos e educacionais.
Ele baseou o judô em várias escolas tradicionais de jujutsu, mas introduziu mudanças significativas para torná-lo mais seguro e mais eficiente como um método de treinamento físico e mental.
ETIMOLOGIA DA PALAVRA JUDÔ
A palavra “judô” significa “caminho suave” ou “caminho da suavidade”, refletindo a ênfase do judô na técnica sobre a força bruta. Kano também enfatizou os valores educacionais e morais do judô, como respeito, disciplina e autocontrole.
POPULARIDADE
O judô rapidamente ganhou popularidade no Japão e no mundo, e tornou-se um esporte olímpico oficial nos Jogos de Tóquio em 1964. Hoje em dia, o judô é praticado por milhões de pessoas em todo o mundo, tanto como uma forma de arte marcial quanto como um esporte de competição.
VALORES
Além de ser uma forma eficaz de autodefesa, o judô também é uma ferramenta para o desenvolvimento pessoal e moral. Jigoro Kano enfatiza valores como respeito, disciplina, humildade e autocontrole como parte integrante da prática do judô. Ele acreditava que, através do treinamento do judô, os praticantes poderiam aprimorar não apenas suas habilidades físicas, mas também sua mente e caráter.
O judô é praticado em todo o mundo como uma arte marcial, um esporte de competição e uma forma de atividade física e recreativa.
JUDÔ ESPORTE DEMOCRÁTICO
As técnicas de judô são ensinadas em uma variedade de contextos, desde clubes locais até academias profissionais, e são adaptadas para atender às necessidades e habilidades de pessoas de todas as idades e habilidades.
O judô foi desenvolvido no final do século XIX e seu fundador foi
(A) Miyamoto Musashi.
(B) Gichin Funakoshi.
(C) Jigoro Kano.
(D) Morihei Ueshiba.
O significado da palavra “judô” em japonês corresponde
(A) caminho da força.
(B) caminho da suavidade.
(C) arte da guerra.
(D) técnica de defesa
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Autoria | Elaine Faria de Oliveira. | ||
Formação | Licenciatura em Educação física. | ||
Componente Curricular | Educação Física. | ||
Habilidades | (EF89EF16) Experimentar e fruir a execução dos movimentos pertencentes às lutas do mundo, adotando procedimentos de segurança e respeitando o oponente | ||
Referências | FTD sistema de ensino: educação física – ensino fundamental: anos finais 8º ano – 1.ed. – São Paulo: FTD, 2020. Práticas corporais: educação física: 6º ao 9º anos: manual do professor/ Suraya Cristina Darido. et AL 1 ed. – São Paulo: Moderna, 2018. Se liga na educação física: 8º ano: manual do professor. São Paulo: Moderna,2022. Campos, Luiz Antônio Silva, 1956-Metodologia do ensino das lutas na educação física escolar / Luiz Antônio Silva Campos. – 1.ed.- Várzea Paulista, SP:Fontoura,2014. Lutas, capoeira e práticas corporais de aventura / Fernando Jaime González; Suraya Cristina Darido; Amauri Aparecido Bássoli de Oliveira, org.; prefácio de Ricardo Garcia Cappelli. – Maringá : Eduem, 2014. v. 4 (138 p.) : il. (algumas color); 25,0×17,6 cm.– (Práticas corporais e a organização do conhecimento). Dario, Suraya Cristina – Para ensinar educação física: Possibilidade de intervenção na escola / Suraya Cristina Dario, Osmar Moreira de Souza Júnior. – Campinas, SP\: Papirus, 2007. Jigoro Kano, Coletânea de obras do Jigoro Kano, vol. 3 – Sobre a Vida, editora SatsukiShobo, 1983, p.27. All Japan Judo Federation “Manual para Aula de Judô: Visando a obrigatoriedade da aula de artes marciais no ensino secundário”, 2010, p.32 a 57. FUNDAÇÃO ALL JAPAN JUDO FEDERATION. As instruções básicas do judô . 1.ed. janeiro. 2012. Tóquio: Instituto Kodokan, 2012. |