Esta atividade de Língua Portuguesa, que tem como base os descritores do Programa Minha Escola é Nota 10 (MEN10) – Goiânia e o DC/GO – Ampliado, está destinada a estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental.
O descritor 5 (Interpretar texto com auxílio de material gráfico diverso) de Língua Portuguesa, do 9º ano, consiste em, basicamente, realizar a interpretação do texto, considerando a linguagem verbal e não verbal. Os elementos gráficos, ou seja, os elementos não verbais, servem como apoio na construção do sentido. Logo, eles não são meros enfeites, mas, sim, ferramentas que contribuem para o efeito de sentido do texto, que só é possível se essas duas linguagens forem associadas.
Como interpretar elementos gráficos
Imagens e ilustrações: observar atentamente as imagens pode fornecer pistas sobre o contexto, personagens, emoções e atmosfera do texto. Elas complementam informações e enriquecem a compreensão.
Gráficos e tabelas: quando presentes, gráficos e tabelas oferecem dados organizados visualmente, facilitando a compreensão de relações, tendências e comparações. Interpretar esses elementos contribui para uma visão mais completa do conteúdo.
Diagramas e mapas: são importantes para entender relações espaciais, processos ou sequências de eventos. Eles auxiliam na visualização de conceitos abstratos e complexos. Ler e interpretar textos com auxílio de material gráfico diverso pode tornar o leitor mais habilidoso e consciente a respeito da importância de cada elemento na construção do significado dos textos.
Assista à videoaula do professor Marlon Santos com essa temática.
Leia o texto e responda às questões a seguir.
QUESTÃO 1
Leia o seguinte texto:
O texto acima aborda:
(A) o problema do desmatamento.
(B) a técnica do desenho a lápis.
(C) o uso dos códigos de emergência.
(D) o plantio de árvores.
Leia a seguinte História em Quadrinhos (HQ) para responder às questões 2 a 4.
QUESTÃO 2
A HQ acima pode ser estudada em uma aula de Língua Portuguesa com o objetivo de:
- i) noticiar um acontecimento.
- ii) reconhecer técnicas de desenho e colagem.
- iii) estudar a produção de textos multimodais.
- iv) dialogar sobre a inteligência artificial na produção de textos.
- v) estudar sobre metalinguagem.
Das alternativas acima, estão corretas:
(A) apenas i e ii.
(B) apenas ii, iii e iv.
(C) apenas iii, iv e v.
(D) todas elas.
QUESTÃO 3
Qual é o assunto central da HQ? Como esse assunto é abordado ao longo da narrativa?
QUESTÃO 4
No sexto quadrinho, há o desenho de uma lâmpada. Considerando o espaço que esse desenho ocupa nessa HQ, que significado ele confere à narrativa? Como você chegou a essa conclusão?
Autoria: | Marlon Santos |
Formação: | Letras – Português |
Componente curricular: | Língua Portuguesa |
Habilidades estruturantes: | (EF69LP05) Inferir e justificar, em textos multissemióticos – tirinhas, memes etc. –, o efeito de humor, ironia e/ou crítica pelo uso ambíguo de palavras, expressões ou imagens ambíguas, de clichês, de recursos iconográficos, de pontuação etc. (EF69LP03-A) Compreender a relação de sentido entre imagem e texto verbal (multimodalidade) nos variados gêneros, por meio de recursos linguísticos e semióticos. |
Referências: | Documento Curricular para Goiás (DC-GO). Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. Disponível em: <https://cee.go.gov.br> Acesso em: 01, set. 2023 |