Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 9ª ANO do Ensino fundamental – Anos finais
ORIGEM
A dança de salão Salsa surgiu nos meados do século XVI, mas popularizou-se apenas no final do século XIX e início do século XX, na região do Caribe, mais especificamente em Cuba e Porto Rico. Surgiu como forma de resistência e celebração da cultura negra, que foi trazida para as Américas durante o período da escravidão.
A salsa é uma fusão de diferentes estilos de dança, como o son cubano, o mambo, o cha cha cha e o danzón, rumba cubana, reggae e, até mesmo, do samba brasileiro.
Inicialmente, a salsa era dançada de forma improvisada, com movimentos sensuais e enérgicos, acompanhando a música de mesmo nome.
ETIMOLOGIA
A palavra “salsa” significa “tempero” ou “mistura” em espanhol, o que reflete a mistura de diferentes estilos musicais que compõem o gênero.
POPULARIDADE
Com o passar do tempo, a salsa popularizou-se e se espalhou por todo o mundo, ganhando diferentes variações e estilos de dança.
Nos anos 70, a salsa ganhou destaque nos Estados Unidos, principalmente em Nova York, onde foi influenciada pela cultura latina e pela comunidade porto-riquenha.
A partir da década de 80, a salsa se tornou uma dança de competição, com a criação de campeonatos e congressos internacionais. Nessa época, surgiram também escolas de dança especializadas em salsa, que passaram a ensinar técnicas e coreografias mais elaboradas.
CARACTERÍSTICAS
A dança Salsa é caracterizada por movimentos rápidos e sensuais, com giros, passos de pé e movimentos de quadril.
Os dançarinos se movimentam em pares, em uma conexão constante, seguindo o ritmo da música e improvisando passos de acordo com a criatividade e a habilidade de cada um.
A salsa é uma dança alegre e contagiante, que transmite energia e paixão. Além disso, a salsa é uma forma de expressão artística e de comunicação, permitindo que os dançarinos se conectem emocionalmente e se divirtam ao mesmo tempo.
Atualmente, a salsa é uma das danças de salão mais populares do mundo, sendo praticada por pessoas de todas as idades e nacionalidades. Além disso, a salsa se tornou uma importante manifestação cultural, representando a identidade e a história dos povos caribenhos.
VALORES
Além disso, a salsa tem uma forte presença nas comunidades latinas ao redor do mundo, especialmente em países como Cuba, Porto Rico, Colômbia e República Dominicana.
Ela é uma parte importante da identidade cultural desses países e é celebrada em festivais, eventos e clubes de dança.
VAMOS RESPONDER ALGUMAS QUESTÕES?
QUESTÃO 01
A história da dança Salsa é marcada pelo sincretismo de estilos e culturas, pela sua popularização em todo o mundo e pela sua importância como manifestação cultural e artística. A origem da Salsa refere-se a região
(A) de Cuba.
(B) de Porto Rico.
(C) da República Dominicana.
(D) da Colômbia.
QUESTÃO 02
A salsa espalhou-se pelo mundo ganhando diferentes variações e estilos de dança
(A ) através das migrações de cubanos e porto-riquenhos para os Estados Unidos.
(B) através das migrações de dominicanos e colombianos para a Europa.
(C) através de migrações de espanhóis e franceses para a América Latina.
(D) através das migrações de ingleses e holandeses para a América do Sul.
QUESTÃO 03
Para responder em seu caderno.
a) Qual o significado da palavra Salsa?
b) Quais estilos de dança influenciaram e inspiraram a criação da Dança Salsa?
QUESTÃO 04
ENCONTRE NAS PALAVRAS CRUZADAS OS PRINCIPAIS
ELEMENTOS CONSTITUTIVOS DA SALSA E REGISTRE – OS EM SEU CADERNO.
Q | S | H | I | N | I | N | G | V | O | T | E | S | E |
W | A | D | R | W | E | R | Y | U | I | P | A | C | N |
E | M | F | G | T | E | M | P | E | R | O | M | H | É |
R | B | G | X | L | Â | R | U | M | B | A | K | A | R |
T | A | H | C | K | Ç | N | U | I | R | E | A | C | G |
Y | T | J | V | Z | X | P | G | L | Ç | W | I | H | I |
M | A | M | B | O | U | L | K | U | H | J | Â | A | C |
U | C | K | D | C | Z | X | C | V | L | B | O | C | O |
I | S | L | N | P | W | E | R | T | Y | O | H | H | S |
M | Q | W | N | B | D | A | N | Z | O | N | X | A | Z |
R | E | G | G | A | E | B | F | I | O | B | N | D | A |
Autoria | Elaine Faria de Oliveira |
Formação | Educação Física |
Componentes Curriculares | Educação Física |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento | (GO-EF09EF12) Praticar, fruir e recriar as diversas danças, priorizando as danças de salão, valorizando a diversidade cultural e respeitando a tradição dessas culturas. |
Referências | DC-GO Ampliado – Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, 2017. Práticas corporais: educação física: 6º ao 9º anos: manual do professor/ Suraya Cristina Darido. et AL 1 ed. – São Paulo:: Moderna, 2018 Ginástica, dança e atividades circenses / Fernando Jaime González; Suraya Cristina Darido; Amauri Aparecido Bássoli de Oliveira, org.; prefácio de Leandro Cruz Fróes da Silva. 2. ed. – Maringá : Eduem, 2017. v. 3 (232 p.) : il. (algumas color); 25,0×17,6 cm.– (Práticas corporais e a organização do conhecimento). Ginástica. 2. Dança. 3.Artes circenses.I. Jaime González, Fernando. II. Darido, Suraya Cristina. III. Oliveira, Amauri Aparecido Bássoli de. IV. Cappelli, Ricardo Garcia, pref. V. Título Cdd 22.ed.796. |