ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE HISTÓRIA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.
As navegações europeias nos séculos XIV e XV representaram um movimento de expansão territorial e comercial nunca antes visto. Vários territórios foram colonizados por europeus modificando as relações e interações entre povos.
AS NAVEGAÇÕES EUROPEIAS
Disponível em: https://www.worldhistory.org/trans/pt/1-18966/armada-espanhola/. Acesso em 12 dez. 2023.
No século XIV e XV Espanha e Portugal eram consideradas potências mundiais e buscavam manter essa posição por meio da expansão de seus domínios.
As Grandes Navegações foram um período de expansão marítima e chegada a novos territórios. Durante esse período, os europeus, principalmente os portugueses e espanhóis, em busca de novas rotas comerciais, exploraram e colonizaram diferentes regiões do mundo, como a América, África e Ásia. Esses eventos tiveram grande impacto no comércio e troca cultural entre os povos.
As caravelas foram o tipo de embarcação utilizada durante o período das grandes navegações. Elas foram responsáveis por tornar possível as viagens de descobrimento, como a chegada dos portugueses ao Brasil em 1500. As caravelas eram navios ágeis e possuíam velas que possibilitam uma melhor navegação em direção ao vento.
A expansão comercial era um dos objetivos principais das grandes navegações. Havia o interesse de se buscar rotas mais eficientes para os navios comerciais e a compra e venda de produtos. As especiarias foram um importante produto nesse período. Elas eram muito valorizadas pela característica de conservação dos produtos e desempenharam um papel central no estabelecimento e expansão do comércio marítimo entre a Europa e o Oriente.
Os povos indígenas já habitavam o território que hoje conhecemos como Brasil muito antes da chegada dos europeus. Portanto, houve o encontro de culturas distintas. Os povos indígenas possuem uma história, cultura e direitos próprios que devem ser respeitados. Infelizmente, o contato com os europeus gerou a dizimação de várias etnias, seja por doenças, seja pelas resistências à escravização.
AGORA É COM VOCÊS, VAMOS RESPONDER ALGUMAS QUESTÕES?
Questão 1
Leia o artigo 231 da Constituição brasileira:
Artigo 231. São reconhecidos aos índios sua organização social, costumes, línguas, crenças e tradições, e os direitos originários sobre as terras que tradicionalmente ocupam, competindo à União demarcá-las, proteger e fazer respeitar todos os seus bens.
Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em 30 mar. 2022
Por quais motivos a Constituição brasileira reconhece os direitos sobre a terra que os povos indígenas ocupam?
Questão 2
A chegada dos europeus à América possibilitou a troca cultural com os povos que aqui habitavam, contribuindo para a formação do povo brasileiro.
Faça uma pesquisa e registre quais hábitos ou tradições culturais são mantidos pelos brasileiros e que tem origem europeia.
Questão 3
As grandes navegações impulsionam a criação de técnicas e meios de transporte, visando maior agilidade nos deslocamentos.
Qual embarcação era utilizada principalmente no período das grandes navegações:
a) Iates.
b) Caravelas.
c) Transatlânticos.
d) Botes.
Questão 4
A expansão das rotas comerciais era um dos objetivos principais dos países que lançavam-se nos oceanos no período das grandes navegações.
Assinale a alternativa que representa um produto objeto de comércio nas grandes navegações e que possibilitou as relações entre a Europa e o Oriente:
a) Meios de transporte.
b) Obras de arte.
c) Vestimentas.
d) Especiarias.
Autoria: | Lorena Guimarães |
Formação: | Formada em Pedagogia e Letras |
Componente: | História |
Habilidade: | (EF04HI11) Analisar, na sociedade em que vive, a existência ou não de mudanças associadas à migração (interna e internacional). |
Referências: | GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Volume II. Ensino Fundamental Anos Finais. CONSED; UNDIME, 2018. 433 p. Disponível em <sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/category/27-documentos-gerais>>. Acesso em 23/03/2023. GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Cortes Temporais. CONSED; UNDIME, 2019. p. 143. Disponível em: <sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2 > . Acesso em 23/03/2023. FUNDAÇÃO NACIONAL DOS POVOS INDÍGENAS. Dados do Censo 2022 revelam que o Brasil tem 1,7 milhão de indígenas. Disponível em: https://www.gov.br/funai/pt-br/assuntos/noticias/2023/dados-do-censo-2022-revelam-que-o-brasil-tem-1-7-milhao-de-indigenas#:~:text=Em%202022%2C%20o%20n%C3%BAmero%20de,da%20popula%C3%A7%C3%A3o%20total%20do%20pa%C3%ADs.. Acesso em 12 dez. 2023. WARI´U. Povos indígenas no Brasil. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=unkNJF_mlNQ. Acesso em 12 dez. 2023. |