ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE HISTÓRIA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.
As práticas agrícolas são desenvolvidas pelos humanos desde a pré-história e passaram por consideráveis mudanças, com o uso de novos equipamentos, tecnologias e métodos de produção. Isso tudo para garantir maior eficiência e aumento da produtividade.
AS NOVAS TECNOLOGIAS NO CAMPO
Disponível em:https://www.flickr.com/photos/canaldoprodutor/52680784843. Acesso em 12 dez. 2023.
As atividades agrícolas são essenciais para a disponibilização de alimentos e, por isso, estão presentes na história humana há milênios. Com o passar do tempo, foram inseridas novas técnicas, ferramentas e materiais visando o aumento da produtividade e eficiência.
Atualmente, alguns exemplos de novas tecnologias incluem o uso de drones para monitoramento, o uso de sensores e GPS, o uso de inteligência artificial para análise de dados, maquinários ligados à Internet, entre outros.
Um dos eventos que provocou grande modificação na produção agrícola foi a Revolução Verde, iniciada após a Segunda Guerra Mundial. O objetivo da Revolução Verde era aumentar a produtividade agrícola através do uso de sementes melhoradas e modificação genética (transgênicos), além de técnicas de fertilizantes químicos e pesticidas. No entanto, a Revolução Verde também trouxe impactos ambientais e sociais, como o uso excessivo de recursos naturais e a dependência de insumos químicos.
Uma das preocupações mais relevantes na agricultura é o uso excessivo de agrotóxicos. Os problemas dos agrotóxicos incluem impactos negativos na saúde humana e no meio ambiente. Os agrotóxicos podem causar intoxicação em trabalhadores agrícolas e consumidores de alimentos. Além disso, essas substâncias podem contaminar o solo, a água e organismos, como animais.
AGORA É COM VOCÊS, VAMOS RESPONDER ALGUMAS QUESTÕES?
QUESTÃO 1
Leia o trecho da notícia a seguir:
O agrotóxico é uma ferramenta de trabalho comum na agricultura, mas esses produtos podem ser perigosos e muitas vezes são usados de maneira errada. De 2007 a 2017, data do último levantamento oficial, foram notificados cerca de 40 mil casos de intoxicação aguda por causa deles. Quase 1.900 pessoas morreram.
Segundo maior produtor de grãos do país, o Paraná é o estado com o maior número de casos relatados – e também o que tem o sistema mais eficiente de notificações.
Em 2017, o mercado de agrotóxicos movimentou mais de R$ 33 bilhões no Brasil. Os campeões de venda são os herbicidas, usados principalmente na cultura da soja. Em seguida, vêm fungicidas e inseticidas.
Disponível em: https://g1.globo.com/economia/agronegocios/globo-rural/noticia/2019/03/31/brasil-tem-40-mil-casos-de-intoxicacao-por-agrotoxicos-em-uma-decada.ghtml. Acesso em 12 dez. 2023.
a) Qual risco representado na notícia que o uso de agrotóxico excessivo pode trazer?
b) De que forma a população pode se prevenir para não sofrer os danos causados pelo uso de agrotóxicos ?
QUESTÃO 2
As modificações transgênicas em alimentos fazem parte da agricultura nos tempos atuais. Converse com o responsável na sua família pela compra de alimentos e registre as respostas obtidas.
a) Você sabe o que é um alimento transgênico?
b) Você observa os rótulos de alimentos nos mercados e os símbolos que eles contém?
c) Quais são as preocupações para a saúde de sua família que você tem ao comprar alimentos?
QUESTÃO 3
Durante a história várias revoluções modificaram o modo de produção e viver, transformando hábitos e formas de se enxergar o mundo.
Qual revolução ocorrida após a Segunda Guerra Mundial que modificou a forma de produção agrícola?
a) Revolução Paleolítica.
b) Revolução Verde.
c) Revolução Transgênica.
d) Revolução Pastoril.
QUESTÃO 4
A pesquisa é fundamental para o desenvolvimento tecnológico no campo.
Assinale a alternativa que indica a empresa pública brasileira responsável pelo estudo e criação de novas técnicas para a melhoria da produção e tecnologias na agricultura:
a) EMBRASIL
b) EMBRAPA
c) EMBRAGRÍCULA
d) EMBRAPEC
Autoria: | Lorena Guimarães |
Formação: | Formada em Pedagogia e Letras |
Componente: | História |
Habilidade: | (GO-EF03HI11-A) Compreender as mudanças no processo de produção na agricultura causados pelo uso das novas tecnologias, identificando suas vantagens, desvantagens e consequências, em diferentes contextos. |
Referências: | GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Volume II. Ensino Fundamental Anos Finais. CONSED; UNDIME, 2018. 433 p. Disponível em <sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/category/27-documentos-gerais>>. Acesso em 23/03/2023. GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Cortes Temporais. CONSED; UNDIME, 2019. p. 143. Disponível em: <sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2 > . Acesso em 23/03/2023. CANAL GOV. EMBRAPA 40 anos. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=0JylPZ89jP4. Acesso em 12 dez. 2023. OCTAVIANO, Carolina. Muito além da tecnologia: os impactos da Revolução Verde. ComCiência, Campinas, n. 120, 2010 . Disponível em <http://comciencia.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-76542010000600006&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em 12 dez. 2023. |