ESTA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA INTEGRADA COM LÍNGUA PORTUGUESA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO TERCEIRO PERÍODO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA.
LUTAS E LAZER
As lutas representam práticas corporais estruturadas, com movimentos de combate e regulamentadas por regras específicas, sendo praticadas em locais adequados. Alguns exemplos de lutas incluem Judô, Sumô, Karatê, Boxe, Esgrima, Kung Fu, Capoeira e Huka-Huka. Vivenciar essas atividades e acompanhar eventos e campeonatos de luta são ótimas opções de lazer.
O lazer abrange todas as atividades escolhidas por prazer, seja para relaxar, se divertir, adquirir conhecimento ou desenvolver-se social ou criativamente. Essas atividades são realizadas de forma voluntária, após o cumprimento das obrigações profissionais, familiares e sociais.
Os benefícios do lazer incluem alívio de tensões, estresse e fadiga; fortalecimento de vínculos interpessoais; exploração de novas experiências; aumento da expectativa de vida; auxílio no combate e redução de doenças crônicas; e melhoria na qualidade de vida.
QUESTÃO 1
Leia o texto:
As lutas, historicamente ligadas à autodefesa e competições, também se tornaram uma forma de lazer, proporcionando não apenas atividade física, mas também entretenimento.
A informação explícita no texto é que as lutas
( A ) não estão associadas ao entretenimento.
( B ) podem ser praticadas como forma de lazer.
( C ) estão exclusivamente ligadas à autodefesa.
( D ) só podem ser praticadas com viés competitivo.
QUESTÃO 2
As lutas corporais contribuem para o lazer pois
( A ) são praticadas em ambientes competitivos.
( B ) fornecem benefícios para a saúde física e mental.
( C ) são restritas a atletas profissionais.
( D ) atrapalha a saúde e a qualidade de vida.
QUESTÃO 3
Sobre o que é lazer marque ( V ) para as alternativas verdadeiras e ( F ) para as falsas.
( ) Lazer abrange todas as atividades que alguém escolhe fazer por prazer.
( ) Lazer são atividades obrigatórias durante o horário de trabalho.
( ) Atividades de lazer envolvem repousar, divertir, recrear e entreter.
( ) São práticas que as pessoas se entregam de livre vontade.
QUESTÃO 4
O lazer gera inúmeros impactos positivos e em diversas áreas da vida. Cite alguns deles.
Autor | Jordana Ferreira |
Formação | Educação Física |
Componentes Curriculares | Educação Física e Língua Portuguesa |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento | (EJAEF0329) Identificar, refletir e dialogar sobre as questões de gênero, preconceitos e violência, inclusão/exclusão presente na luta. (EJALP0316) Identificar informações explícitas em textos. |
Referências | BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, 1988. Disponível em <https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm>. Acesso em 08/12/2023. ONU. Declaração Universal dos Direitos Humanos. Nações Unidas Brasil. Disponível em <https://brasil.un.org/sites/default/files/2020-09/por.pdf>. Acesso em 08/12/2023. |