You are currently viewing A Curiosidade tá ON –   Conhecendo o Centro de abastecimento de Goiás – CEASA

A Curiosidade tá ON –   Conhecendo o Centro de abastecimento de Goiás – CEASA

O Conexão Escola – “Curiosidade está On”, é um quadro educativo baseado no Documento Curricular para GOIÁS – Ampliado, que busca aprofundar o conhecimento de temas diversos, ampliando o repertório científico, artístico e cultural, com objetivo de possibilitar uma ampliação dos conhecimentos, com vista ao desenvolvimento de aprendizagem e criação de novos projetos, que estimule a comunidade escolar na busca pelo conhecimento.

Conhecendo o Centro de abastecimento de Goiás – CEASA

Canal Conexão Escola – A Curiosidade tá ON – “Conhecendo o Centro de abastecimento de Goiás CEASA”. Disponível em: https://youtu.be/44b0xAC_zis?feature=shared

PROPOSTA DE ATIVIDADE

Conhecendo o Centro de abastecimento de Goiás – CEASA

O caminho dos alimentos, do produtor até o consumidor, também conhecido como a cadeia de abastecimento de alimentos, envolve várias etapas. 

A cadeia de abastecimento começa com os agricultores e produtores que cultivam alimentos, em seguida os alimentos são colhidos, pescados ou extraídos. Muitos alimentos são encaminhados para “Centrais de Abastecimento”, CEASA.

Essas centrais servem como intermediárias na cadeia de suprimentos, conectando produtores a consumidores como supermercados, restaurantes e feiras.

Imagem de acervo pessoal do Programa Conexão Escola – A Curiosidade tá On > Acesso em 23/11/2023.

Passo a passo da atividade

Passo 1 – Pegue três alimentos e veja a origem deles.

Passo 2 – Verifique de qual cidade e estado ele veio e faça o cálculo da distância dessas cidades com Goiânia.

Passo 3 – Após essa ação faça uma pesquisa sobre as dificuldades logísticas do Brasil e escreva um texto pensando em possibilidades que resolvam tais dificuldades logísticas do país.

Passo 4 – Ao término da análise e pesquisa, debata com os seus colegas e professores sobre a temática.


Habilidades:Componente: Geografia

(EF04GE11-D) Identificar os recursos naturais do estado de Goiás, Bioma Cerrado, bem como a importância de sua preservação e conservação.

Componente: Língua Portuguesa

(EF89LP12-A) Planejar coletivamente a realização de um debate sobre tema previamente definido, de interesse coletivo, com regras acordadas e planejar, em grupo, participação em debate a partir do levantamento de informações e argumentos que possam sustentar o posicionamento a ser defendido (o que pode envolver entrevistas com especialistas, consultas a fontes diversas, o registro das informações e dados obtidos etc.), tendo em vista as condições de produção do debate – perfil dos ouvintes e demais participantes, objetivos do debate, motivações para sua realização, argumentos e estratégias de convencimento mais eficazes etc.

Componente: Ciências da Natureza

(EF09CI12-B/C) Identificar os diferentes tipos de áreas verdes (parques urbanos, unidades de conservação, etc.), justificando a importância destas para a preservação da biodiversidade, dos ecossistemas, como patrimônio nacional e para as populações humanas e atividades a elas relacionadas.