Esta atividade de Língua Portuguesa, que tem como base os descritores do Programa Minha Escola é Nota 10 (MEN10) – Goiânia e o DC/GO – Ampliado, está destinada a estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental.
A seleção de determinada palavra, estrutura sintática ou morfológica em lugar de uma outra pode responder a uma intenção particular do interlocutor de produzir certo efeito discursivo no texto. Por isso é importante compreender os aspectos gramaticais da língua para aplicarmos em nossos textos os mais variados efeitos de sentido. Por exemplo, em um texto, o autor pode optar pelo emprego de períodos mais curtos com o objetivo de provocar um efeito de velocidade ou pressa.
Mais do que identificar a estrutura sintática apresentada em um texto, vale discernir sobre o efeito discursivo provocado no leitor, isto é, observar os motivos de uma escolha para fins de se conseguir alcançar certos efeitos.
Veja um exemplo em que a estrutura sintática do texto provoca um efeito de sentido.
Observe que o trecho do poema de Libério Neves brinca com a disposição das palavras no texto para criar um efeito de sentido. O fato de o pássaro que voava levar um tiro, faz com que ele caia. O efeito do tiro, o movimento da queda, é representado graficamente no texto.
Neste caso, portanto, o autor utilizou a estrutura sintática do poema para provocar o efeito de sentido que representa a ação contada.
Assista à videoaula do professor Marlon Santos com essa temática.
Leia o texto e responda às questões a seguir.
Para além da curva da estrada
Para além da curva da estrada
Talvez haja um poço, e talvez um castelo,
E talvez apenas a continuação da estrada.
Não sei nem pergunto.
Enquanto vou na estrada antes da curva
Só olho para a estrada antes da curva,
Porque não posso ver senão a estrada antes da curva.
De nada me serviria estar olhando para outro lado
E para aquilo que não vejo.
Importemo-nos apenas com o lugar onde estamos.
Há beleza bastante em estar aqui e não noutra parte qualquer.
Se há alguém para além da curva da estrada,
Esses que se preocupem com o que há para além da curva da estrada.
Essa é que é a estrada para eles.
Se nós tivermos que chegar lá, quando lá chegarmos saberemos.
Por ora só sabemos que lá não estamos.
Aqui há só a estrada antes da curva, e antes da curva
Há a estrada sem curva nenhuma.
CAEIRO, A. Para além da curva da estrada. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/wk000381.pdf Acesso em: 30, out. 2023
QUESTÃO 1
Ao elaborar um texto, as escolhas de estruturas morfológicas ou sintáticas estão associadas a determinadas intenções discursivas do autor para produzir determinados efeitos de sentido. No poema de Alberto Caeiro, o eu lírico repete várias vezes o sintagma “estrada antes da curva”. Levante hipóteses: o que a repetição dessa estrutura pode representar na produção de sentido do poema?
QUESTÃO 2
Retirado do poema “Para além da curva”, um verso que exprime ideia de dúvida e outro que exprime certeza, respectivamente, são:
(A) Para além da curva da estrada | Só olho para a estrada antes da curva
(B) Talvez haja um poço, e talvez um castelo | E talvez apenas a continuação da estrada
(C) E talvez apenas a continuação da estrada | Há beleza bastante em estar aqui e não noutra parte qualquer
(D) Se nós tivermos que chegar lá, quando lá chegarmos saberemos | Não sei nem pergunto
QUESTÃO 3
Que mensagem o poema de Alberto Caeiro transmite ao leitor?
QUESTÃO 4
Releia os seguintes versos do poema:
Só olho para a estrada antes da curva,
Porque não posso ver senão a estrada antes da curva.
O termo em destaque introduz uma ideia:
(A) explicativa
(B) ilustrativa
(C) alternativa
(D) concessiva
QUESTÃO 5
Alberto Caeiro é um heterônimo do poeta português Fernando Pessoa. Sabendo disso:
(A) Pesquise sobre a diferença entre pseudônimo e heterônimo.
(B) Pesquise sobre quem foi Fernando Pessoa e qual a importância de sua obra para a literatura em língua portuguesa.
Autoria: | Marlon Santos |
Formação: | Letras – Português |
Componente curricular: | Língua Portuguesa |
Habilidade estruturante: | (EF67LP06-A) Avaliar os efeitos de sentido decorrentes das escolhas lexicais e sintáticas, bem como os valores ideológicos para compreender a posição implícita do veículo no qual o texto foi publicado. |
Referências: | Documento Curricular para Goiás (DC-GO). Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. Disponível em: <https://cee.go.gov.br> Acesso em: 01, set. 2023 |