O Conexão Escola – “Curiosidade está On”, é um quadro educativo baseado no Documento Curricular para GOIÁS – Ampliado, que busca aprofundar o conhecimento de temas diversos, ampliando o repertório científico, artístico e cultural, com objetivo de possibilitar uma ampliação dos conhecimentos, com vista ao desenvolvimento de aprendizagem e criação de novos projetos, que estimule a comunidade escolar na busca pelo conhecimento.
Conhecendo o Zoológico de Goiânia.
PROPOSTA DE ATIVIDADE
Conhecendo o Zoológico de Goiânia.
O Parque Zoológico de Goiânia foi fundado oficialmente na década de 1960, e ainda hoje, é um dos cartões de visita da cidade de Goiânia. Possui uma extensa área verde e de preservação da cidade.
O Zoológico tem a missão primordial de investir no espaço para a realização de atividades voltadas para a educação ambiental e à preservação de espécies de animais silvestres.
O vídeo mostrou o Zoológico e um bate papo com a médica veterinária Viviane Borges. Agradecemos a colaboração do grupo gestor do Zoológico e a Agetul pela abertura do espaço para gravação.
Imagem do acervo pessoal do Núcleo Educação Conectada – A Curiosidade tá ON
Passo a passo da atividade
Passo 1 – Faça uma pesquisa dos animais do Cerrado que estão em processo de extinção.
Passo 2 – Depois da pesquisa monte uma lista desses animais, aproveitem para saber inclusive os nomes científicos de cada um deles.
Passo 3 – Escreva um texto explicando os motivos desses animais estarem em extinção e dicas do que fazer para reverter essa situação.
Habilidades: | Componente: Geografia (EF04GE11-D) Identificar os recursos naturais do estado de Goiás, Bioma Cerrado, bem como a importância de sua preservação e conservação. Componente: Ciências da Natureza (EF09CI12-B/C) Identificar os diferentes tipos de áreas verdes (parques urbanos, unidades de conservação, etc.), justificando a importância destas para a preservação da biodiversidade, dos ecossistemas, como patrimônio nacional e para as populações humanas e atividades a elas relacionadas. Componente: Língua Portuguesa (EF67LP13-B) Utilizar adequadamente estratégias discursivas de persuasão e/ou convencimento e criando título ou slogan que façam o leitor motivar-se a interagir com o texto produzido e se sinta atraído pelo serviço, ideia ou produto em questão |