ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE LÍNGUA PORTUGUESA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 1º ANO DOS ANOS INICIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL.
OLÁ, CRIANÇAS! VOCÊ SABE O QUE SÃO SINÔNIMOS E ANTÔNIMOS? HOJE VAMOS APRENDER SOBRE DUAS PALAVRAS: SINÔNIMOS (SINONÍMIA) E ANTÔNIMOS (ANTONÍMIA).
ELAS NOS AJUDAM A ENTENDER MELHOR AS PALAVRAS E TORNAM NOSSA LINGUAGEM MAIS INTERESSANTE.
SINÔNIMOS SÃO PALAVRAS QUE TÊM UM SIGNIFICADO PARECIDO. ISSO SIGNIFICA QUE ELAS QUEREM DIZER QUASE A MESMA COISA, MAS SÃO DIFERENTES.
ANTÔNIMOS SÃO PALAVRAS QUE SÃO O OPOSTO UMA DA OUTRA. ISSO SIGNIFICA QUE ELAS TÊM SIGNIFICADOS COMPLETAMENTE DIFERENTES.
QUE LEGAL! VAMOS FAZER AS ATIVIDADES?
QUESTÃO 1
TENTE COMPLETAR O QUADRO COM PALAVRAS QUE REPRESENTAM: SINÔNIMO E ANTÔNIMO.
PALAVRA | SINÔNIMO | ANTÔNIMO |
BONITO | ||
ALEGRE | ||
TRANQUILO | ||
BAIXO | ||
RÁPIDO |
QUESTÃO 2
VAMOS JOGAR? VEJA SE VOCÊ ENTENDEU DIREITINHO O QUE SÃO SINÔNIMOS E ENCONTRE OS SINÔNIMOS DAS PALAVRAS DESTACADAS. AHHH É SÓ ARRASTAR A PALAVRA E COLOCAR NO RETÂNGULO.
QUESTÃO 2
VAMOS JOGAR? VEJA SE VOCÊ ENTENDEU DIREITINHO O QUE SÃO ANTÔNIMOS E ENCONTRE OS ANTÔNIMOS DAS PALAVRAS DESTACADAS. AHHH É SÓ ARRASTAR A PALAVRA E COLOCAR NO RETÂNGULO.
QUESTÃO 3
ACHE O ANTÔNIMO DAS PALAVRAS. FIQUE ATENTO!
Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-lingua-portuguesa-1o-ano/
COMPONENTE CURRICULAR: | LÍNGUA PORTUGUESA |
HABILIDADES: | EF01LP15) AGRUPAR PALAVRAS PELO CRITÉRIO DE APROXIMAÇÃO DE SIGNIFICADO (SINONÍMIA) E SEPARAR PALAVRAS PELO CRITÉRIO DE OPOSIÇÃO DE SIGNIFICADO (ANTONÍMIA). |
REFERÊNCIAS | GOVERNO DO ESTADO DE GOIÁS. SECRETÁRIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO – SEDUC/CONSED. DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO: VOLUME II ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS. TUCCI, Willian. A rebelião dos sinônimos e antônimos. São Paulo: Scipione, 2004. IMAGENS RETIRADAS DO SITE: CANVA |