Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 6º ANO do Ensino Fundamental – Anos Finais
Iniciaremos mais uma sequência didática que apresenta como objetivo principal desenvolver saberes alusivos ao jogo popular competitivo “QUEIMADA”. Vamos aos estudos?
JOGO POPULAR COMPETITIVO – QUEIMADA
ORIGEM
A origem exata do jogo de queimada é desconhecida, acredita-se que tenha surgido na Idade média, na Europa Meridional , possivelmente na Grécia Antiga. O jogo era conhecido como “phaininda” e era praticado por soldados gregos contra invasão bárbara com arremessos por meio de bolas de fogo, uma forma de treinamento físico e estratégica.
EVOLUÇÃO
Com o passar do tempo, o jogo se espalhou por diferentes regiões e culturas, adquirindo variações e nomes diferentes. Na Inglaterra, por exemplo, o jogo era chamado de “dodgeball” e era praticado principalmente por crianças. No Brasil, a “queimada” foi introduzida pelos colonizadores portugueses e se tornou popular nas escolas e nas ruas.
REGRAS BÁSICAS
A queimada é um jogo popular em que dois times competem para eliminar os jogadores do time adversário, acertando-os com uma bola. O objetivo é queimar todos os jogadores do time adversário antes que eles queimem todos os jogadores do seu time.
As regras básicas do jogo são as seguintes:
- Divida os jogadores em 02 equipes, geralmente com o mesmo número de participantes em cada time;
- Marque uma área de jogo, que pode ser um campo, quadra ou qualquer espaço aberto;
- Coloque uma linha no meio do campo, que divide os dois times. Cada time se posiciona atrás da linha de partida;
- Realize o sorteio para ver quem inicia o jogo;
- Geralmente são usadas bolas de borracha macia ou confeccionada com meias.
DESENVOLVIMENTO DO JOGO
O jogo começa quando um dos times lança uma bola em direção ao time adversário. Os jogadores podem se mover livremente dentro da área de jogo, mas não podem passar para o lado adversário. Se um jogador for atingido por uma bola lançada pelo time adversário, ele está “queimado” e deve sair do jogo. Ele pode ficar na área destinada aos que forem queimados, mas não pode participar ativamente. O jogo continua até que todos os jogadores de um time sejam queimados. O time que conseguir queimar todos os jogadores adversários primeiro é o vencedor.
RECOMENDAÇÕES IMPORTANTES E NECESSÁRIAS PARA SE JOGAR QUEIMADA
É importante lembrar que a queimada é um jogo físico e competitivo, por isso é necessário tomar cuidado para evitar lesões. Opte por jogar queimada utilizando uma bola de meia. É recomendado estabelecer algumas regras de segurança, como proibir arremessos muito fortes ou acima da cintura, por exemplo.
Além disso, é possível adaptar as regras do jogo de acordo com a idade e habilidade dos participantes. Por exemplo, é possível permitir que os jogadores peguem as bolas lançadas pelo time adversário mesmo que elas toquem o chão, ou estabelecer áreas seguras onde os jogadores não podem ser queimados.
VALORES
A queimada muito embora seja um jogo competitivo, é um jogo divertido e dinâmico, que pode ser praticado em diferentes ambientes, como escolas, parques ou praias. É uma ótima opção para reunir amigos e familiares para uma atividade física e recreativa.
VAMOS RESPONDER AS QUESTÕES?
QUESTÃO 01
Não se sabe ao certo a origem exata do jogo de queimada, acredita-se que tenha surgido na Europa, possivelmente na Grécia Antiga. A queimada foi inspirada em um jogo praticado por soldados gregos como forma de treinamento físico chamado
(A) críquete.
(B) beisebol.
(C) phaininda.
(D) softball.
QUESTÃO 02
O país que popularizou o jogo queimada corresponde
(A) aos Estados Unidos.
(B) ao Brasil.
(C) a Inglaterra.
(D) ao Japão.
QUESTÃO 03
Preencha as lacunas do texto abaixo alusivas aos benefícios que o jogo de queimada nos proporciona.
COMUNICAÇÃO | BOLAS | ESTRESSE | COORDENAÇÃO | RÁPIDOS |
Jogar queimada envolve correr, desviar de bolas e lançar com precisão, o que ajuda a desenvolver a ___________________________motora. Requer movimentos ____________________ e ágeis para evitar ser atingido pela bola, o que ajuda a desenvolver a agilidade e a capacidade de reação. O Jogo de queimada é uma atividade interativa onde é necessário colaborar com os colegas para atingir o objetivo de eliminar os jogadores adversários. Isso estimula o trabalho em equipe e a _________________________ entre os jogadores. Durante o jogo, é importante estar atento aos movimentos dos adversários e às _______________________ lançadas, o que ajuda a melhorar a concentração e a capacidade de tomar decisões rápidas. em linhas gerais o jogo de queimada é forma divertida de aliviar o __________________________ e liberar endorfinas, que são hormônios responsáveis pela sensação de bem-estar.
QUESTÃO 04
Para responder em seu caderno.
A) – Existem na atualidade vários esportes que lembram o jogo de queimada. Identifique pelo menos 03 esportes que apresentam essas semelhanças.
B) – Quais são as variações do jogo de queimada? Explique resumidamente, as regras básicas dessas variações.
Autoria | Elaine Faria de Oliveira |
Formação | Educação Física |
Componentes Curriculares | Educação Física |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento | (GO-EF06EF25) Vivenciar e criar diferentes jogos populares nacionais e mundiais, de características cooperativas e competitivas, apropriando-se de valores e regras, problematizando suas interfaces com as relações sociais. |
Referências | DC-GO Ampliado – Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, 2017. Práticas corporais: educação física: 6º ao 9º anos: manual do professor/ Suraya Cristina Darido. et AL 1 ed. – São Paulo:: Moderna, 2018 Ginástica, dança e atividades circenses / Fernando Jaime González; Suraya Cristina Darido; Amauri Aparecido Bássoli de Oliveira, org.; prefácio de Leandro Cruz Fróes da Silva. 2. ed. – Maringá : Eduem, 2017. v. 3 (232 p.) : il. (algumas color); 25,0×17,6 cm.– (Práticas corporais e a organização do conhecimento). ISBN 978-85-7628-708-7 (Coleção completa) ISBN 978-85-7628-711-7 (v. 3) 1. Ginástica. 2. Dança. 3.Artes circenses.I. Jaime González, Fernando. II. Darido, Suraya Cristina. III. Oliveira, Amauri Aparecido Bássoli de. IV. Cappelli, Ricardo Garcia, pref. V. Título Cdd 22.ed.796. |