Esta atividade de Língua Portuguesa, que tem como base os descritores do Programa Minha Escola é Nota 10 (MEN10) – Goiânia e o DC/GO – Ampliado, está destinada a estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental.
D7 – Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que constroem a narrativa.
ASSISTA A VIDEOAULA A SEGUIR:
D7 – Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que constroem a narrativa.
Olá, estudantes!
O que você se recorda sobre texto narrativo?
O texto narrativo é um tipo de texto que serve para narrar, ou seja, contar uma história.
O texto narrativo tem como elementos:
- personagens → quem participa da história
- tempo → quando acontece
- enredo → sequência de eventos
- espaço → lugar que acontece
- narrador → quem conta a história
É importante saber que: personagens, tempo, espaço e narrador são elementos importantes para entendermos o enredo, a situação que a narrativa desenvolverá.
Já o enredo é composto por:
- introdução → momento inicial, onde os elementos essenciais da história são apresentados.
- conflito gerador → desafio, problema a ser resolvido pelos personagens
- desenvolvimento → desdobramento da história
- clímax → momento de maior tensão
- desfecho → conclusão
Sendo assim, para identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que constroem a narrativa, é necessário:
Para entender melhor, recorde sobre a história “Os 3 porquinhos”.
Veja a atividade seguinte!
O conflito da narrativa “Os três porquinhos” acontece:
a) porque os porquinhos decidem construir suas casas com diferentes materiais.
b) a partir da amizade entre os porquinhos e o lobo.
c) a partir da competição entre os porquinhos para construir a casa mais bonita.
d) porque o lobo malvado descobre as casas dos porquinhos e resolve derrubá-las.
Após a leitura do enunciado, é preciso retomar o texto e identificar o elemento solicitado.
Podemos compreender que a resposta correta está descrita na alternativa “D.
d) porque o lobo malvado descobre as casas dos porquinhos e resolve derrubá-las.
Atividades
QUESTÃO 1:
Explique o que é um texto narrativo:
QUESTÃO 2:
Quais elementos da narrativa podem ser identificados na história “Os Três Porquinhos”?
(A) Personagens, enredo, tempo, espaço e narrador.
(B) Personagens, capítulos, estações do ano, localização geográfica e desenhos ilustrativos.
(C) Personagens, diálogos, ordem alfabética dos eventos e descrição das casas.
(D) Enredo, tempo, espaço e narrador.
(E) Nenhuma das anteriores.
QUESTÃO 3:
Sobre os elementos do texto narrativo, faça a correspondência:
- personagens ( ) quem conta a história
- tempo ( ) lugar que acontece
- enredo ( ) sequência de eventos
- espaço ( ) quando acontece
- narrador ( ) quem participa da história
A resposta correta:
(A) 5, 4, 3, 2, 1
(B) 5, 4, 2, 3, 1
(C) 1, 4, 3, 2, 5
(D) 3, 5, 4, 2, 1
(E) 1, 2, 3, 4, 5
QUESTÃO 4:
Imagine que você é o personagem principal de uma história emocionante. Descreva o lugar onde essa história acontece e os amigos ou personagens que estão envolvidos nela. Qual é o problema ou desafio que você enfrenta na história? Como você o resolve? Conte como você se sente ao superar esse desafio. Use sua imaginação e criatividade para criar uma história bem interessante. Boa produção!
Autoria: | Gabriele Leandro Dias |
Formação: | Pedagogia/ Psicologia |
Componente Curricular: | Língua Portuguesa |
Habilidades: | (EF35LP29) Identificar, em narrativas, cenário, personagem central, conflito gerador, resolução e o ponto de vista com base no qual histórias são narradas, diferenciando narrativas em primeira e terceira pessoas. |
Referências: | 2020. Documento Curricular para Goiás (DC-GO). Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. Disponível em: https://cee.go.gov.br GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender sempre. 5°. Ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa e Matemática; 2°. Bimestre; Goiânia, 2023. Projeto Buriti. Português. (Coleção do 2º ao 5º ano). São Paulo: Moderna, 2017. |