ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE LÍNGUA PORTUGUESA E HISTÓRIA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 1º PERÍODO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA.
SINÔNIMOS E ANTÔNIMOS
A LÍNGUA QUE FALAMOS NOS PERMITE EXPRESSAR NOSSAS IDEIAS, EMOÇÕES E INTERAGIR COM O MUNDO AO NOSSO REDOR.
TEMOS À NOSSA DISPOSIÇÃO MILHARES DE PALAVRAS QUE PODEM SER UTILIZADAS PARA DEMONSTRAR SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS ENTRE OBJETOS, PESSOAS E SENTIMENTOS, POR EXEMPLO.
SINÔNIMOS SÃO PALAVRAS DIFERENTES QUE POSSUEM SIGNIFICADOS, SEMELHANTES OU IGUAIS.
UTILIZA-SE O SINÔNIMO PARA REPRESENTAR UMA MESMA IDEIA DE DIFERENTES MANEIRAS, SEM MUDAR O QUE SE QUER DIZER.
EXEMPLO: MARIA É UMA PESSOA MUITO FELIZ.
MAS, EM VEZ DE SEMPRE DIZER QUE MARIA ESTÁ “FELIZ”, PODE-SE DIZER QUE ELA ESTÁ “CONTENTE” OU “ALEGRE”. AS PALAVRAS – FELIZ, CONTENTE E ALEGRE – TÊM SIGNIFICADOS MUITO PARECIDOS.
ANTÔNIMOS SÃO PALAVRAS UTILIZADAS PARA REPRESENTAR IDEIAS E SIGNIFICADOS OPOSTOS.
EXEMPLOS:
TRISTE É O OPOSTO DE FELIZ
A NOITE É O OPOSTO DO DIA
O FRIO É O OPOSTO DO CALOR
SABER UTILIZAR OS SINÔNIMOS E ANTÔNIMOS EVITA A REPETIÇÃO DE PALAVRAS, DEIXA SEU TEXTO OU FALA MAIS INTERESSANTE E DEMONSTRA SEU CONHECIMENTO SOBRE A LÍNGUA QUE VOCÊ FALA.
QUESTÃO 1
A ALTERNATIVA QUE APRESENTA SINÔNIMOS DA PALAVRA “ALEGRE” É
A) TRISTE, INFELIZ
B) CONTENTE, FELIZ
C) SOLENE, GRAVE
D) SOTURNO, SOMBRIO
QUESTÃO 2
A LÍNGUA QUE FALAMOS É VIVA! ELA SE MODIFICA SEGUINDO O TEMPO E AS TRANSFORMAÇÕES DA SOCIEDADE. COMO VOCÊ JÁ APRENDEU, AS PALAVRAS POSSUEM SIGNIFICADOS E DEVEM SER UTILIZADAS PARA PROMOVER O RESPEITO E A INCLUSÃO DAS PESSOAS E NÃO O CONTRÁRIO.
LEIA A MENSAGEM O CHEFE DE SEÇÃO MANDOU NO GRUPO DE TRABALHO FALANDO SOBRE O RESPEITO E ACOLHIMENTO, E ENCONTRE PALAVRAS QUE REPRESENTAM IDEIAS SEMELHANTES.
QUESTÃO 3
AS PALAVRAS “CLARO” E “ESCURO”, SÃO CONSIDERADAS
A) SINÔNIMOS
B) ANTÔNIMOS
C) VERBOS
D) ARTIGOS
QUESTÃO 4
DURANTE AS REUNIÕES DE TRABALHO, VOCÊ PERCEBE QUE SEU COLEGA ESTÁ USANDO REPETIDAMENTE A PALAVRA “COMPLICADO” QUANDO SE REFERE AO NOVO PROJETO DA EMPRESA. COMO VOCÊ PODERIA SUGERIR, DE FORMA RESPEITOSA, QUE ELE UTILIZE OUTROS TERMOS (SINÔNIMOS) PARA JUSTIFICAR SUAS PREOCUPAÇÕES? E COMO VOCÊ DEMONSTRARIA UMA VISÃO OPOSTA SOBRE O PROJETO, QUE PALAVRAS VOCÊ USARIA PARA AJUDÁ-LO?
QUESTÃO 5
AUTORIA: | ANA CRISTINA PEREIRA DINIZ |
FORMAÇÃO: | PEDAGOGIA |
COMPONENTES: | LÍNGUA PORTUGUESA E CIÊNCIAS |
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO: | (EJALP0168) Entender nas palavras a aproximação e oposição de significados de forma contextualizada. (EJACI0116) Identificar a diversidade na vivência das relações sociais do cotidiano e a importância da valorização, do acolhimento e do respeito a estas diferenças. |
REFERÊNCIAS: | GOIÂNIA. Documento Curricular para a Rede Municipal de Goiânia – EJA. Secretaria Municipal de Educação de Goiânia, 2023. GOIÂNIA. Alfabetização na EJA: Orientações pedagógicas para o 1º período. |
REVISÃO – 2024: | Ariadiny Cândido Morais |