O Conexão Escola – “Sustentabilidade em Conexão” é um quadro educativo que aborda temáticas relacionadas ao meio ambiente, com o objetivo de sensibilizar, incentivar e auxiliar as unidades educacionais no desenvolvimento de posturas e hábitos com responsabilidade socioambiental, devidamente alinhados aos documentos norteadores em vigência.
SAÚDE PÚBLICA: POLÍTICA NACIONAL DOS RESÍDUOS SÓLIDOS
No episódio “Saúde Pública: Política Nacional de Resíduos Sólidos” , trazemos um
levantamento das principais doenças que o lixo pode trazer quando não
destinado corretamente para reciclagem ou aterros, devidamente
regulamentados e preparados. Também mostramos a importância da
Política Nacional de Resíduos Sólidos, já vigente no Brasil e que precisa
avançar em muitos pontos. A engenheira ambiental Sara Morais conversa
com a equipe do quadro e conta mais detalhes sobre essa lei e os
desafios da real implantação. Ao final do quadro, mostramos como está a
estação lixo zero montada no NEC – Núcleo Educação Conectada,
responsável pelo programa Conexão Escola.
Competências Gerais | COMPETÊNCIA 2 Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas. COMPETÊNCIA 7 Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta. |
Habilidades | CIÊNCIAS DA NATUREZA (EF01CI03-A/B/C) Discutir e compreender as razões pelas quais os hábitos de higiene do corpo, como lavar as mãos antes de comer, escovar os dentes, limpar os olhos, o nariz e as orelhas, bem como os de higiene alimentar, manuseio, preparo e armazenamento, são necessários para a manutenção da saúde individual e coletiva. (GO-EF01CI11) Identificar as práticas cotidianas de descarte dos materiais na escola, em casa, no bairro e em seu município, relacionando-as à conservação do ambiente e profilaxia de doenças. (EF04CI08-B) Propor atitudes e medidas adequadas para prevenção de doenças causadas por microrganismos, tais como medidas de higiene, saneamento básico e vacinação, ressaltando as infecções mais comuns em Goiás. (EF05CI05-A) Identificar os prejuízos causados pelo lixo ao ambiente, compreendendo a necessidade de reduzir sua produção para minimizar os impactos negativos ao meio ambiente e à saúde do ser humano. (EF07CI09-A) Identificar e interpretar as condições de saúde da comunidade local com base na análise e na comparação de indicadores de saúde, como taxa de mortalidade infantil, cobertura de saneamento básico e incidência de doenças de veiculação hídrica, atmosférica entre outras, bem como nos resultados de políticas públicas destinadas à saúde. GEOGRAFIA (EF02GE11-A) Reconhecer a importância do solo e os impactos ambientais decorrentes dos seus diversos usos, como lavoura, pecuária, mineração, construções, lixões e aterros. (EF03GE08-A) Relacionar a produção de lixo aos problemas causados pela produção, circulação e consumo excessivo. (EF03GE08-D) Conhecer as diferentes formas de produção de lixo doméstico ou da instituição escolar e construir propostas para o consumo consciente, considerando a ampliação de hábitos de redução, reuso e reciclagem/descarte de materiais consumidos em casa, na instituição escolar e/ou no entorno. (EF05GE11-A) Identificar, descrever e analisar problemas socioambientais que ocorrem no entorno da instituição escolar e das residências, como lixões, indústrias poluentes e destruição do patrimônio histórico-cultural. |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento | CIÊNCIAS DA NATUREZA (EJACI0308) Sugerir maneiras apropriadas de higiene, saneamento básico e vacinação na prevenção de doenças causadas por microrganismos. (EJACI0211) Identificar os prejuízos causados pelo lixo ao ambiente e compreender a necessidade de reduzir sua produção para minimizar os impactos negativos ao meio ambiente e à saúde do ser humano. (EJACI0511) Reconhecer a eficácia da vacinação para a saúde pública e seu papel histórico na manutenção da saúde individual e coletiva, e na erradicação de doenças (EJACI0611) Conhecer a importância da Biodiversidade e reconhecer a responsabilidade individual e coletiva, em ações sustentáveis. GEOGRAFIA (EJAGE0212) Relacionar a produção de lixo aos problemas causados pela produção, circulação e consumo excessivo de bens, mercadorias e serviços. |