Esta proposta de atividade de Língua Portuguesa é destinada aos estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental anos iniciais.
ASSISTA A VIDEOAULA A SEGUIR:
D4: Inferir uma informação implícita em um texto.
Olá, estudantes!
Você sabia que nem todo texto traz a informação de forma explícita? Pois é, existem informações que não aparecem nas linhas do texto, são chamadas de informações implícitas.
E você sabe localizar informações implícitas em um texto?
As informações implícitas são aquelas que não são apresentadas claramente no texto. São construídas através de inferências e suposições. Ou seja, são sugeridas pelas informações do texto, pelo contexto ou conhecimento prévio do leitor.
Sendo assim, para localizar informações implícitas em um texto é necessário:
Para entender melhor veja esse exemplo, observe o cartaz seguinte:
Agora, tente responder.
Após a leitura do cartaz responda qual das alternativas abaixo pode ser inferida:
a) Cadeirinhas para crianças são caras e inacessíveis.
b) Adultos não precisam usar cintos de segurança no carro.
c) As crianças devem permanecer fora do carro durante a viagem.
d) A cadeirinha é essencial para a segurança das crianças em um carro.
Após a leitura do cartaz e depois de ler a solicitação apresentada, é necessário retomar o texto, entender o contexto, fazer relações com o conhecimento que você já tem sobre este assunto e assim deduzir a resposta.
Podemos inferir que a resposta correta está descrita na alternativa “d”- A cadeirinha é essencial para a segurança das crianças em um carro.
Atividades
QUESTÃO 1:
O que são informações implícitas e como elas diferem das informações explícitas em um texto?
QUESTÃO 2:
Qual das seguintes opções NÃO é uma estratégia mencionada no texto para localizar informações implícitas?
(A) Ler o enunciado.
(B) Retomar o texto.
(C) Ignorar o contexto.
(D) Fazer relações.
(E) Entender o texto.
QUESTÃO 3:
Veja a tirinha da Turma do Cabeça Oca do autor Christie Queiroz:
De acordo com a tirinha qual informação pode ser inferida?
(A) O mês de agosto é o favorito do Cacá.
(B) A menina gosta de reclamar das coisas.
(C) O Cacá acredita que reclamar não vai melhorar a situação.
(D) A menina ficou satisfeita com a resposta do Cacá.
(E) A menina é amiga do Cacá e aceita a sua opinião em tudo.
QUESTÃO 4:
Segundo a tirinha, a menina procurou o Cacá para desabafar por qual motivo?
Autoria: | Gabriele Leandro Dias |
Formação: | Pedagogia/ Psicologia |
Componente Curricular: | Língua Portuguesa |
Habilidades: | (EF35LP04) Inferir informações implícitas nos textos lidos. |
Referências: | 2020. Documento Curricular para Goiás (DC-GO). Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. Disponível em: https://cee.go.gov.br GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender sempre. 5°. Ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa e Matemática; 2°. Bimestre; Goiânia, 2023. Projeto Buriti. Português. (Coleção do 2º ao 5º ano). São Paulo: Moderna, 2017. |