You are currently viewing A Curiosidade tá ON –   A União Africana

A Curiosidade tá ON –   A União Africana

O Conexão Escola – “Curiosidade está On”, é um quadro educativo baseado no Documento Curricular para GOIÁS – Ampliado, que busca aprofundar o conhecimento de temas diversos, ampliando o repertório científico, artístico e cultural, com objetivo de possibilitar uma ampliação dos conhecimentos, com vista ao desenvolvimento de aprendizagem e criação de novos projetos, que estimule a comunidade escolar na busca pelo conhecimento.

A União Africana

Canal Conexão Escola – A Curiosidade tá ON – “A União Africana”. Disponível em: https://youtu.be/xUcQnT3O_HE?feature=shared

PROPOSTA DE ATIVIDADE

A União Africana

Caso você tenha interesse em entender um pouco mais sobre a União Africana, acessem as redes sociais do nosso amigo Kinibismael no canal do YouTube África do jeito que nunca viu @africajnviu.

Disponível em: https://www.canva.com/photos/MAEbKep9yHg/ > acesso em 20/09/2023

Passo a passo da atividade

Passo 1 – Divida a classe em pequenos grupos e atribua a cada grupo um tópico específico relacionado à União Africana, como: seus órgãos principais, o papel do Conselho de Paz e Segurança, os objetivos da UA (União Africana) e a integração econômica.

Passo 2 – Peça aos grupos para pesquisarem e criarem um pequeno pôster sobre o tópico atribuído.

Passo 3 – Cada grupo deverá compartilhar suas descobertas com a classe, por meio do pôster elaborado.

Passo 4 – Após todas as apresentações, promova uma discussão em grupo. Faça perguntas aos alunos, como: Quais são os principais objetivos da União Africana? Como a UA promove a paz e a estabilidade na região? Qual é o papel do Conselho de Paz e Segurança? Como a União Africana trabalha para promover a cooperação econômica?


Habilidades:Componente: Geografia

(EF08GE08-B) Analisar as mudanças geopolíticas ocorridas na África e na América a partir do pós-guerra. 
(EF08GE20-A) Compreender as diversas identidades do continente americano e africano e as interculturalidades originadas pelo processo histórico de ocupação. 

Componente:
História

(EF08HI26) Identificar e contextualizar o protagonismo das populações locais na resistência ao imperialismo na África e Ásia.

Componente: Língua Portuguesa

(EF69LP35-B) Produzir, revisar e editar textos voltados para a divulgação do conhecimento e de dados e resultados de pesquisas, tais como verbete de enciclopédia, verbete de enciclopédia digital colaborativa e relatório.