Esta proposta de atividade de GEOGRAFIA é destinada aos estudantes do 4º período da Educação de Jovens e Adultos – EJA
Interpretação e letramento cartográfico
Interpretação e letramento cartográfico são habilidades fundamentais para entender e utilizar mapas de maneira eficaz. Eles envolvem a capacidade de ler, analisar e compreender informações apresentadas em mapas, gráficos e outros produtos cartográficos. Vamos explorar esses conceitos com mais detalhes:
Interpretação Cartográfica: A interpretação cartográfica refere-se à capacidade de entender o que um mapa está comunicando. Isso inclui a habilidade de identificar e compreender elementos-chave, como símbolos, cores, linhas e escalas. Alguns aspectos importantes da interpretação cartográfica incluem:
- Leitura de símbolos: Compreender o significado dos símbolos usados no mapa, como ícones que representam cidades, estradas, rios, montanhas, entre outros.
- Identificação de padrões: Reconhecer padrões geográficos, como a distribuição de cidades ao longo de uma rodovia principal ou a concentração de elevações em uma área montanhosa.
- Utilização da escala: Usar a escala do mapa para determinar distâncias e proporções reais, ajudando a estimar tamanhos e distâncias no terreno.
- Compreensão da legenda: Interpretar a legenda do mapa para entender o que cada símbolo, cor ou padrão representa.
- Contextualização: Levar em consideração o contexto geográfico e cultural ao analisar um mapa, reconhecendo como a geografia afeta a sociedade e o ambiente.
Letramento Cartográfico: O letramento cartográfico é uma habilidade mais ampla que vai além da simples interpretação. Ele envolve a capacidade de usar mapas de maneira eficaz em diferentes contextos, incluindo a tomada de decisões, a resolução de problemas e a comunicação de informações geográficas. Alguns aspectos-chave do letramento cartográfico incluem:
- Uso prático: Ser capaz de aplicar informações de mapas em situações da vida real, como planejar rotas, entender relatórios de impacto ambiental ou tomar decisões de negócios com base em análises geoespaciais.
- Interconexão com outras habilidades: Integrar o letramento cartográfico com outras habilidades, como análise de dados, estatísticas e geotecnologia (GIS – Sistemas de Informações Geográficas).
- Comunicação geográfica: Ser capaz de criar mapas e visualizações geográficas para comunicar informações de maneira eficaz a públicos diversos.
- Análise crítica: Questionar a precisão e a objetividade dos mapas, reconhecendo possíveis viéses ou distorções na representação geográfica.
- Consciência geoespacial: Compreender como os mapas são usados em várias disciplinas, como geografia, geologia, planejamento urbano, navegação e ciências ambientais.
O letramento cartográfico é uma habilidade valiosa em um mundo cada vez mais orientado por dados e informações geográficas. É essencial tanto para a compreensão do nosso ambiente quanto para a tomada de decisões informadas em uma variedade de campos.
RESPONDA AS QUESTÕES
QUESTÃO 1
Qual é a diferença fundamental entre interpretação cartográfica e letramento cartográfico?
A) A interpretação cartográfica envolve a capacidade de criar mapas, enquanto o letramento cartográfico envolve apenas a leitura de mapas.
B) A interpretação cartográfica se concentra em identificar símbolos em um mapa, enquanto o letramento cartográfico envolve aplicar informações de mapas em situações práticas.
C) A interpretação cartográfica está relacionada à análise crítica de mapas, enquanto o letramento cartográfico se refere à comunicação geográfica.
D) A interpretação cartográfica é uma habilidade mais ampla do que o letramento cartográfico.
QUESTÃO 2
Qual dos seguintes aspectos não é um elemento importante da interpretação cartográfica?
A) Utilização da escala.
B) Identificação de padrões geográficos.
C) Compreensão da legenda do mapa.
D) Conhecimento da geografia cultural.
QUESTÃO 3
Explique a importância da interpretação da escala em um mapa e como essa habilidade pode ser útil no cotidiano.
QUESTÃO 4
Dê um exemplo prático de como o letramento cartográfico pode ser aplicado em uma situação do dia a dia, destacando os benefícios dessa habilidade para a tomada de decisões informadas.
Autoria | Werllen Pires |
Formação | Geografia |
Componente Curricular | Geografia |
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento | (EJAGE0412) Compreender a sistematização de informações contidas nos mapas |
Referencial Teórico | CAVALCANTI, Lana de Souza; OLIVEIRA, Ivanilton José de; MORAES, Loçandra Borges de (Org). Cartografia da Região Metropolitana de Goiânia. Goiânia: Editora Vieira, 2009. ADAS, M.; ADAS, S. Expedições Geográficas: 6º, 7º, 8º e 9º anos, São Paulo: Editora Moderna LTDA, 2018, 3. ed. – aprovado pelo PNLD 2020, 2021, 2022 e 2023. https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/385/o/ebook-desafios-da-cartografia-escolar-2019.pdf https://www.prp.unicamp.br/inscricao-congresso/resumos/2021P18444A10949O5427.pdf DC Goiânia EJA – 2023 |