ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE LÍNGUA PORTUGUESA E CIÊNCIAS É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 2º PERÍODO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA
CARTA AO LEITOR
A CARTA AO LEITOR É UM GÊNERO TEXTUAL, ENCONTRADO EM JORNAIS, REVISTAS, SITES E BLOGUES. GERALMENTE ESCRITA PELO EDITOR, ELA SE PARECE COM UMA CONVERSA ENTRE O AUTOR E A PESSOA QUE ESTÁ LENDO, OU SEJA, COM O PÚBLICO-ALVO DAQUELE VEÍCULO DE COMUNICAÇÃO, PERMITINDO CONEXÕES, ENVOLVIMENTO, ENGAJAMENTO, BEM COMO O SENTIMENTO DE VALORIZAÇÃO DO LEITOR.
NESSE TIPO DE CARTA, COMPARTILHA-SE: NOVIDADES, INFORMAÇÕES SOBRE DETERMINADO ASSUNTO, RESPOSTAS A QUESTIONAMENTOS E ATÉ MESMO SOLICITAR A OPINIÃO DOS LEITORES.
CONHEÇA ALGUMAS CARACTERÍSTICAS DESSE GÊNERO TEXTUAL
CARACTERÍSTICAS | — TEXTO BREVE, QUE BUSCA ESTABELECER UMA RELAÇÃO DIRETA ENTRE QUEM ESCREVE (GERALMENTE O EDITOR OU RESPONSÁVEL PELA PUBLICAÇÃO) E O PÚBLICO LEITOR. — PODE APRESENTAR INFORMAÇÕES, ESCLARECIMENTOS, AGRADECIMENTOS, PEDIDOS DE OPINIÃO E OFERECER CONTEÚDO RELEVANTE PARA OS LEITORES DA PUBLICAÇÃO. — ENGAJAMENTO DOS LEITORES. |
ONDE CIRCULA | — JORNAIS — REVISTAS — SITES — BLOGUES |
LINGUAGEM | — PODE VARIAR DO FORMAL AO INFORMAL, DEPENDENDO DO PÚBLICO-ALVO DA PUBLICAÇÃO. — CLAREZA E OBJETIVIDADE VISANDO UMA FÁCIL COMPREENSÃO PELO LEITOR. — A LINGUAGEM É DIRETA, BUSCANDO ESTABELECER UM DIÁLOGO PRÓXIMO E TRANSPARENTE COM O LEITOR. |
UM EXEMPLO:
QUESTÃO 1
O PROPÓSITO DE UMA CARTA AO LEITOR É
A) EXPRESSAR SENTIMENTOS PESSOAIS.
B) RELATAR EVENTOS HISTÓRICOS.
C) COMUNICAR INFORMAÇÕES OBJETIVAS.
D) COMPARTILHAR A OPINIÃO DE UM VEÍCULO DE COMUNICAÇÃO E ENVOLVER O PÚBLICO-ALVO.
QUESTÃO 2
EM SUA OPINIÃO, A CARTA AO LEITOR, É IMPORTANTE PARA OS VEÍCULOS DE COMUNICAÇÃO? POR QUÊ?
QUESTÃO 3
EM UMA CARTA AO LEITOR, O DESTINATÁRIO PRINCIPAL É O
A) AUTOR DA CARTA.
B) LEITOR DE JORNAL, REVISTA, SITE E BLOGUE.
C) EDITOR DA REVISTA. D) PERSONAGENS FICTÍCIOS.
QUESTÃO 4
EM SUA OPINIÃO, COMO UMA CARTA AO LEITOR PODE INFLUENCIAR A OPINIÃO PÚBLICA. FAÇA UMA PESQUISA EM UM DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO NOS QUAIS SE ENCONTRA A CARTA AO LEITOR, COMPARTILHE COM UMA PESSOA DO SEU CONVÍVIO E CONTE O QUE APRENDEU SOBRE ESTE TIPO DE TEXTO.
QUESTÃO 5
A AUDIÇÃO É UM DOS CINCO SENTIDOS E DESEMPENHA UM PAPEL FUNDAMENTAL EM NOSSA CAPACIDADE DE COMUNICAR E INTERAGIR COM O MUNDO AO NOSSO REDOR. A PERCEPÇÃO DO SOM NÃO É APENAS OUVIR, MAS ENTENDER E PROCESSAR AS INFORMAÇÕES SONORAS. O OUVIDO É DIVIDIDO EM TRÊS PARTES: EXTERNO, MÉDIO E INTERNO. O SOM VIAJA PELO OUVIDO EXTERNO, FAZENDO O TÍMPANO VIBRAR. ESTAS VIBRAÇÕES SÃO AMPLIFICADAS PELOS OSSÍCULOS NO OUVIDO MÉDIO E TRADUZIDAS EM IMPULSOS ELÉTRICOS NO OUVIDO INTERNO, ENVIADOS AO CÉREBRO E INTERPRETADOS COMO SOM.
A AUDIÇÃO É IMPORTANTE EM NOSSO PROCESSO COGNITIVO POIS:
A) É O ÚNICO SENTIDO QUE TEMOS.
B) É RESPONSÁVEL POR ORGANIZAR NOSSO PENSAMENTO
C) É UM DOS NOSSOS CINCO SENTIDOS E É FUNDAMENTAL PARA NOSSA COMUNICAÇÃO E INTERAÇÃO COM O MUNDO.
D) AJUDA-NOS APENAS A IDENTIFICAR RUÍDOS INDESEJADOS.
Autoria: | Ana Cristina Pereira Diniz |
Formação: | Pedagogia |
Componente Curricular: | Língua Portuguesa e Ciências |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento: | (EJALP0209) Ler e compreender cartas endereçadas à mídia. (EJACI0214) Identificar a percepção do som relacionando com os cuidados necessários à saúde auditiva. |
Referências: | BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. GOIÂNIA. Documento Curricular para a Rede Municipal de Goiânia – EJA. Secretaria Municipal de Educação de Goiânia, 2023. BRASIL. https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/noticias-anvisa/2018/o-que-observar-no-salao-de-beleza – Acesso em 11/09/2023 |
Revisão – 2024 | Ariadiny Cândido Morais |