Esta proposta de atividade de Língua Portuguesa e Ciências, destinada aos estudantes do 3º período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.
O gênero textual Notícia
A Notícia é um gênero textual, encontrado em diversos tipos de mídias – jornal impresso ou digital, sites noticiosos, blogues, entre outros. O seu texto apresenta um relato objetivo e real de um evento recente, interessante, relevante e de interesse do público. Uma notícia deve responder as seguintes questões: o que, quando, quem, onde, porque e como. Ao ler notícias, verifique se as respostas a essas questões foram dadas de forma clara e objetiva. Isso vale também para fotos, vídeos, áudios ou qualquer outro conteúdo noticioso.
A finalidade da notícia é informar o leitor de maneira imparcial, oferecendo detalhes importantes, dados e informações sobre acontecimentos variados, desde questões locais até as globais.
Imparcialidade é uma maneira de apresentar informações livre de influências pessoais, preconceitos ou interesses próprios.
Quando a pessoa que produz a notícia é imparcial, não favorece um lado específico de um argumento, evento, situação ou pessoa. Isso permite que o público forme suas próprias opiniões com base nos fatos e informações apresentadas.
A imparcialidade é um princípio fundamental em jornalismo.
Estrutura de uma notícia
Questão 1
O objetivo principal de uma notícia é
A) Entreter o leitor.
B) Convencer o leitor a comprar algo.
C) Informar o leitor sobre eventos recentes e importantes.
D) Instruir o leitor a tomar decisões pessoais.
Questão 2
A notícia que você vai ler foi publicada no site de uma academia, para informar seus clientes sobre um novo tipo de atividade física. Depois da leitura, responda se o autor da notícia foi parcial ou imparcial.
Questão 3
A parte de uma notícia que fornece um resumo conciso dos detalhes mais importantes é
A) O Título.
B) A Introdução.
C) O Corpo da notícia.
D) A Conclusão.
Questão 4
O corpo humano é extremamente complexo. Ele é formado por muitas partes diferentes, chamadas de sistemas. Cada sistema tem sua própria função, como, por exemplo, os sistemas digestório, respiratório, circulatório e o urinário. Para mantê-los funcionando adequadamente pode-se adotar algumas estratégias: alimentar-se de maneira saudável, praticar atividade física regularmente, dormir bem, hidratar-se, cuidar da higiene pessoal e da saúde mental. Qual dessas estratégias você já adota e quais ainda não fazem parte do seu cotidiano? Reflita sobre o seu comportamento em relação aos cuidados com seu corpo.
Questão 5
Hora de aplicar o que aprendeu!
Você será um jornalista cidadão e escreverá uma notícia sobre a importância de conhecer e seguir estratégias que ajudam na manutenção do corpo. Após pronta, tente colocar a sua notícia no jornal ou blogue de sua escola.
Você pode falar sobre como o estresse, a sujeira do ambiente e os hábitos não saudáveis podem afetar nosso corpo, como a alimentação influência na longevidade, entre outros temas.
Lembre-se que uma notícia precisa responder às perguntas: o que, quando, quem, onde, porque e como. Use informações de pesquisas e fontes confiáveis, e caso possa, utilize imagens. E não se esqueça da imparcialidade.
Autoria: | Ana Cristina Pereira Diniz |
Formação: | Pedagogia |
Componentes curriculares | Língua Portuguesa e Ciências |
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento: | (EJALP0331) Produzir notícias sobre fatos ocorridos no cotidiano dos estudantes. (EJACI0322) Conhecer estratégias e cuidados com os sistemas do corpo humano, a fim de garantir e manutenção da saúde. |
Referências: | BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. GOIÂNIA. Documento Curricular para a Rede Municipal de Goiânia – EJA. Secretaria Municipal de Educação de Goiânia, 2023. |
Revisão – 2024 | Ariadiny Cândido Morais |