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Língua Portuguesa: NARRATIVAS EM PRIMEIRA E TERCEIRA PESSOA

ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE LÍNGUA PORTUGUESA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 2º PERÍODO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA

Fonte: Acervo pessoal Ana Cristina Diniz – gerada por Midjourney

NARRATIVAS EM PRIMEIRA E TERCEIRA PESSOA

NARRATIVA É UMA MANEIRA DE CONTAR HISTÓRIAS. EM SUA ESTRUTURA ENCONTRA-SE: NARRADORES, ENREDO, PERSONAGENS, CENÁRIOS E CONFLITOS. ESTES ELEMENTOS SÃO USADOS PARA CRIAR UMA REPRESENTAÇÃO DOS EVENTOS, AGUÇANDO A IMAGINAÇÃO E A COMPREENSÃO DO LEITOR.

1. NARRADOR EM PRIMEIRA PESSOA: 

O NARRADOR EM PRIMEIRA PESSOA É UM PERSONAGEM DA HISTÓRIA QUE RELATA OS ACONTECIMENTOS SOB SEU PONTO DE VISTA PESSOAL. ELE UTILIZA PRONOMES COMO “EU” E “MEU”. 

EXEMPLO:

“EU ESTAVA PENSANDO NOS GERAIS, E NOS MUNDOS, E O SENHOR CHEGOU.” RIOBALDO EM “GRANDE SERTÃO: VEREDAS” DE GUIMARÃES ROSA 

2. NARRADOR EM TERCEIRA PESSOA: 

O NARRADOR EM TERCEIRA PESSOA É UM OBSERVADOR EXTERNO QUE NARRA A HISTÓRIA USANDO PRONOMES COMO “ELE”, “ELA” E “ELES”. 

EXEMPLO: “GABRIELA NASCEU NO SERTÃO DA BAHIA, NA FAZENDA DE ILHÉUS.” GABRIELA EM “GABRIELA, CRAVO E CANELA” DE JORGE AMADO 

COISAS PARA PENSAR AO LER UMA NARRATIVA

QUANDO A GENTE OLHA O JEITO QUE A HISTÓRIA É CONTADA PELOS NARRADORES EM PRIMEIRA E TERCEIRA PESSOA, É IMPORTANTE PENSAR SOBRE ALGUMAS COISAS:

QUEM ESTÁ CONTANDO: É PRECISO SABER QUEM É A PESSOA QUE ESTÁ CONTANDO A HISTÓRIA. ISSO AJUDA A ENTENDER COMO ELA VÊ AS COISAS E POR QUE  AS CONTA DESSE JEITO.

COMO SABE AS COISAS QUE ESTÁ CONTANDO: TAMBÉM É PRECISO PENSAR EM COMO ESSA PESSOA SABE DAS COISAS QUE ACONTECEM NA HISTÓRIA. ISSO AJUDA A SABER O QUANTO DE INFORMAÇÕES A HISTÓRIA TEM.

COMO A GENTE SE SENTE: A MANEIRA COMO A HISTÓRIA É CONTADA AFETA COMO O LEITOR SE SENTE QUANDO LÊ. ISSO MUDA A FORMA COMO SE PERCEBE OS PERSONAGENS E A HISTÓRIA.

SENTIMENTOS IMPORTANTES: ALÉM DISSO, COMO A PESSOA CONTA A HISTÓRIA FAZ O LEITOR TER DETERMINADOS SENTIMENTOS. ELE PODE SE ENVOLVER COM OS PERSONAGENS E COM O QUE ACONTECE NA HISTÓRIA.

ENTÃO, QUANDO LER UMA HISTÓRIA, LEMBRE-SE DE PENSAR NESSAS COISAS PARA ENTENDER MELHOR COMO A HISTÓRIA É CONTADA, COMO ISSO FAZ SENTIDO POR VOCÊ E O COMO VOCÊ SE SENTE AO LER O TEXTO.


QUESTÃO 1

A DIFERENÇA PRINCIPAL ENTRE O NARRADOR EM PRIMEIRA PESSOA E O NARRADOR EM TERCEIRA PESSOA É

A) O NARRADOR EM PRIMEIRA PESSOA NARRA COMO UM OBSERVADOR EXTERNO.

B) O NARRADOR EM PRIMEIRA PESSOA UTILIZA PRONOMES COMO “ELE” E “ELA”.

C) O NARRADOR EM PRIMEIRA PESSOA É UM PERSONAGEM DA HISTÓRIA.

D) O NARRADOR EM PRIMEIRA PESSOA RELATA OS EVENTOS SEM ENVOLVIMENTO EMOCIONAL.


QUESTÃO 2

UM DOS ELEMENTOS QUE COMPÕE A ESTRUTURA DE UMA NARRATIVA É

A) OBSERVADORES EXTERNOS.

B) EVENTOS DESORDENADOS.

C) PERGUNTAS SEM RESPOSTAS.

D) CONFLITOS E ENREDO.

QUESTÃO 3

LEIA A MINICRÔNICA E RESPONDA:

Fonte: texto criado para o Portal Conexão Escola – SME/Goiânia

-QUEM ESTÁ CONTANDO A HISTÓRIA?

-O NARRADOR ESTÁ EM PRIMEIRA OU TERCEIRA PESSOA?

-COMO ELA SABE SOBRE AS COISAS QUE ESTÁ CONTANDO?

-COMO VOCÊ SE SENTIU AO LER A NARRATIVA?


QUESTÃO 4

ALÉM DAS SITUAÇÕES ENGRAÇADAS, O QUE A PROTAGONISTA DA CRÔNICA CONSEGUE PERCEBER NOS MEMBROS DA FAMÍLIA?


QUESTÃO 5

COMO A PESSOA QUE ESTÁ CONTANDO A HISTÓRIA SE SENTE QUANDO ELA PERCEBE QUE TAMBÉM TEM SUAS PRÓPRIAS HISTÓRIAS E EXPERIÊNCIAS?


Autoria:Ana Cristina Pereira Diniz
Formação:Pedagoga
Componente Curricular:Língua Portuguesa
Objetivo de aprendizagem e desenvolvimento:(EJALP0248) Problematizar as narrativas em primeira e terceira
Referências:BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. 
Goiânia. Documento Curricular para a Rede Municipal de Goiânia – EJA. Secretaria Municipal de Educação de Goiânia, 2023.
Revisão – 2024:Ariadiny Cândido Morais