Esta proposta de atividade de Língua Portuguesa é destinada aos estudantes do 2º Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.
Narrativas em primeira e terceira pessoa
A narrativa é uma maneira de contar histórias. Em sua estrutura encontra-se: narradores, enredo, personagens, cenários e conflitos. Estes elementos são usados para criar uma representação dos eventos, aguçando a imaginação e a compreensão do leitor.
1. Narrador em Primeira Pessoa:
O narrador em primeira pessoa é um personagem da história que relata os acontecimentos sob seu ponto de vista pessoal. Ele utiliza pronomes como “eu” e “meu”.
Exemplo:
“Eu estava pensando nos gerais, e nos mundos, e o senhor chegou.” Riobaldo em “Grande Sertão: Veredas” de Guimarães Rosa
2. Narrador em Terceira Pessoa:
O narrador em terceira pessoa é um observador externo que narra a história usando pronomes como “ele”, “ela” e “eles”.
Exemplo: “Gabriela nasceu no sertão da Bahia, na fazenda de Ilhéus.” Gabriela em “Gabriela, Cravo e Canela” de Jorge Amado
Coisas para pensar ao ler uma narrativa
Quando a gente olha o jeito que a história é contada pelos narradores em primeira e terceira pessoa, é importante pensar sobre algumas coisas:
Quem está contando: É preciso saber quem é a pessoa que está contando a história. Isso ajuda a entender como ela vê as coisas e por que as conta desse jeito.
Como sabe as coisas que está contando: Também é preciso pensar em como essa pessoa sabe das coisas que acontecem na história. Isso ajuda a saber o quanto de informações a história tem.
Como a gente se sente: A maneira como a história é contada afeta como o leitor se sente quando lê. Isso muda a forma como se percebe os personagens e a história.
Sentimentos importantes: Além disso, como a pessoa conta a história faz o leitor ter determinados sentimentos. Ele pode se envolver com os personagens e com o que acontece na história.
Então, quando ler uma história, lembre-se de pensar nessas coisas para entender melhor como a história é contada, como isso faz sentido por você e o como você se sente ao ler o texto.
QUESTÃO 1
A diferença principal entre o narrador em primeira pessoa e o narrador em terceira pessoa é:
A) O narrador em primeira pessoa narra como um observador externo.
B) O narrador em primeira pessoa utiliza pronomes como “ele” e “ela”.
C) O narrador em primeira pessoa é um personagem da história.
D) O narrador em primeira pessoa relata os eventos sem envolvimento emocional.
QUESTÃO 2
Um dos elementos que compõe a estrutura de uma narrativa é:
A) Observadores externos.
B) Eventos desordenados.
C) Perguntas sem respostas.
D) Conflitos e enredo.
QUESTÃO 3
Leia a minicrônica e responda:
-Quem está contando a história?
-O narrador está em primeira ou terceira pessoa?
-Como ela sabe sobre as coisas que está contando?
-Como você se sentiu ao ler a narrativa?
QUESTÃO 4
Além das situações engraçadas, o que a protagonista da crônica consegue perceber nos membros da família?
QUESTÃO 5
Como a pessoa que está contando a história se sente quando ela percebe que também tem suas próprias histórias e experiências?
Autoria: | Ana Cristina Pereira Diniz |
Formação: | Pedagoga |
Componente Curricular: | Língua Portuguesa |
Objetivo de aprendizagem e desenvolvimento: | (EJALP0248) Problematizar as narrativas em primeira e terceira |
Referências: | BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Goiânia. Documento Curricular para a Rede Municipal de Goiânia – EJA. Secretaria Municipal de Educação de Goiânia, 2023. |