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INformando: Interseccionalidade

O Conexão Escola – Informando é um quadro educativo que objetiva  compartilhar informações e conteúdos relacionados à prática pedagógica, à formação continuada de professores e à convivência nos espaços educacionais da Rede Municipal de Educação de Goiânia – RME, devidamente alinhados aos documentos norteadores em vigência.

INTERSECCIONALIDADE

Concluindo a série “Educação Antirracista”, o penúltimo episódio explora o conceito de interseccionalidade, fundamental para entender como as diversas formas de opressão afetam os indivíduos de maneiras distintas, uma vez que estão interligadas e se cruzam. Essa temática é abordada por meio de uma entrevista com os professores Euder Arrais e Samuel Ribeiro, ambos membros do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI) da Secretaria Municipal de Educação de Goiânia. Além disso, os entrevistados destacam como a interseccionalidade tem aplicação na área da Educação.

DocumentosLEI Nº11.645, DE 10 DE MARÇO DE 2008. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, modificada pela Lei no 10.639, de 9 de janeiro de 2003, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”.
LEI Nº10.639, DE 9 DE JANEIRO DE 2003. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira”, e dá outras providências.
Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana.