You are currently viewing MATEMÁTICA – TEM MAIS, TEM MENOS OU TEM TANTO QUANTO.

MATEMÁTICA – TEM MAIS, TEM MENOS OU TEM TANTO QUANTO.

ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE MATEMÁTICA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 1º PERÍODO (1ª / 2ª SÉRIES) DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA.


OS NÚMEROS – CONTAGEM E COMPARAÇÃO

CONTAR É DEFINIR QUANTIDADES. E AS QUANTIDADES PODEM SER COMPARADAS E, DESTA FORMA, DESCOBRIR O QUE TEM MAIS, O QUE TEM MENOS, OU O QUE TEM A MESMA QUANTIDADE (TANTO QUANTO)

VEJA SÓ ESSE EXEMPLO. ANA PAULA RECEBERÁ CONVIDADOS PARA O ALMOÇO DE DOMINGO. SERÃO 13 PESSOAS NO TOTAL. ANA PAULA CONFERIU AS QUANTIDADES DE UTENSÍLIOS PARA O ALMOÇO.

FONTE: UTENSÍLIOS – PRODUZIDA NO CANVA.COM

ELA TEM:

  • 12 PRATOS;
  • 15 GARFOS;
  • 15 FACAS;
  • 13 COPOS. 

PARA SABER SE TEM UTENSÍLIOS SUFICIENTES PARA O ALMOÇO, ANA PAULA PRECISA COMPARAR AS QUANTIDADES DE PESSOAS E UTENSÍLIOS. 

  • TEM MENOS PRATOS QUE PESSOAS PARA O ALMOÇO. A QUANTIDADE DE PRATOS É MENOR QUE A QUANTIDADE DE PESSOAS. SÃO 12 PRATOS E 13 PESSOAS. 
  • TEM MAIS GARFOS E FACAS DO QUE PESSOAS. A QUANTIDADE DE GARFOS É MAIOR QUE A QUANTIDADE DE PESSOAS. SÃO 15 GARFOS E 13 PESSOAS.
  • TEM A MESMA QUANTIDADE DE COPOS E PESSOAS. OU SEJA, TEM TANTAS PESSOAS QUANTO COPOS. SÃO 13 COPOS E 13 PESSOAS. 

BOM ESTUDO!

QUESTÃO 1

NA SALA DE VACINA DO POSTO DE SAÚDE DO BAIRRO, 10 IDOSOS E 8 CRIANÇAS ESTÃO AGUARDANDO ATENDIMENTO. COMPARANDO ESSAS QUANTIDADES, PODEMOS DIZER QUE

(A) TEM MAIS CRIANÇAS QUE IDOSOS AGUARDANDO ATENDIMENTO. 

(B) TEM MAIS IDOSOS QUE CRIANÇAS AGUARDANDO ATENDIMENTO.

(C) TEM TANTAS CRIANÇAS QUANTO IDOSOS AGUARDANDO ATENDIMENTO.

(D) NÃO TEM NINGUÉM AGUARDANDO ATENDIMENTO. 

QUESTÃO 2

CÁSSIO TRABALHA NUMA FERRAGISTA E CONTOU AS QUANTIDADES DE ALGUNS PRODUTOS EM ESTOQUE. OBSERVE NA IMAGEM A SEGUIR.

FONTE: ESTOQUE DA FERRAGISTA – PRODUZIDA NO CANVA.COM

A) QUAL PRODUTO TEM MAIS QUANTIDADE EM ESTOQUE?

_____________________________________________________________________________________________________________________

B) QUAL PRODUTO TEM MENOS QUANTIDADE EM ESTOQUE?

_____________________________________________________________________________________________________________________

C) QUANTAS DOBRADIÇAS TEM A MAIS QUE PREGOS?

_____________________________________________________________________________________________________________________

QUESTÃO 3

A COORDENADORA ANOTOU AS QUANTIDADES DE ESTUDANTES MATRICULADOS NA TURMAS DA EJA DA ESCOLA.

  • 1º PERÍODO: 28 ESTUDANTES.
  • 2º PERÍODO: 22 ESTUDANTES.
  • 3º PERÍODO: 16 ESTUDANTES.
  • 4º PERÍODO: 22 ESTUDANTES.

A TURMA QUE TEM MENOS ESTUDANTES É O

(A) 1º PERÍODO.

(B) 2º PERÍODO. 

(C) 3º PERÍODO.

(D) 4º PERÍODO.

QUESTÃO 4

OBSERVE A SEGUINTE SITUAÇÃO:

  • PEDRO TEM 50 REAIS. 
  • MARÍLIA TEM 20 REAIS. 
  • CLAÚDIA E BRUNO TÊM 30 REAIS CADA UMA. 

AGORA RESPONDA:

A) QUEM TEM MAIS DINHEIRO?

B) QUEM TEM MENOS DINHEIRO?

C) QUEM TEM A MESMA QUANTIA DE DINHEIRO?

QUESTÃO 5

A CIDADE DE GOIÂNIA FOI INAUGURADA EM 1933. A CIDADE É CONHECIDA POR TER VÁRIOS ESPAÇOS PÚBLICOS QUE SÃO PONTOS TURÍSTICOS DA CIDADE. SÃO PARQUES, MONUMENTOS, PRAÇAS ENTRE OUTROS. 

A) QUAIS ESPAÇOS PÚBLICOS DA CIDADE VOCÊ CONHECE?

__________________________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________________________

B) QUAL OU QUAIS ESPAÇOS PÚBLICOS DA CIDADE VOCÊ FREQUENTA?

__________________________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________________________

AUTORIACRISTIANE S SOUZA, LICENCIATURA EM MATEMÁTICA
COMPONENTE CURRICULARMATEMÁTICA E LÍNGUA PORTUGUESA.
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO(EJAMA0102) Quantificar elementos de uma coleção: estimativas, contagem um a um, pareamento ou outros agrupamentos e comparação, em situações que envolvem esses procedimentos.
(EJALP0133) Compreender a tipologia textual os tipos e a estrutura organizacional, sua função e circulação.
REFERÊNCIASGARCIA, Jacqueline. Alfabetização Matemática, 2º ano. 3º edição. São Paulo. Escala Educacional, 2011 (Coleção conhecer e crescer). 

PASSOS, Marinez Meneghello. É bom aprender: Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História, Geografia e Artes. Educação de Jovens e Adultos. Volume 1, 1ª edição. São Paulo, FTD, 2009.