You are currently viewing Língua Portuguesa: Elementos de uma notícia

Língua Portuguesa: Elementos de uma notícia

Esta proposta de atividade de Língua portuguesa é destinada aos estudantes do 3º período da Educação de Jovens e Adultos – EJA

Fonte: https://www.canva.com/design/DAFrNAJReZ0/mSrrEUG7X50yRoPxbMHayw/edit

ELEMENTOS DE UMA NOTÍCIA

FATOS – são informações objetivas e verificáveis que compõem a essência da notícia. eles respondem às perguntas fundamentais:

Fonte: www.canva.com – Autoral

O fato é a base da notícia e deve ser apresentado de forma imparcial e com fontes confiáveis.

PARTICIPANTES – – são as pessoas ou grupos envolvidos no fato noticiado. Eles podem ser indivíduos, organizações, governos ou qualquer outra entidade relevante para a história. É importante identificar corretamente os participantes para entender suas perspectivas e motivações.

LOCAL – é o lugar onde o fato aconteceu. esse elemento é fundamental para contextualizar a notícia e compreender como a localização pode influenciar a situação relatada.

MOMENTO/TEMPO DA OCORRÊNCIA – o momento em que o fato ocorreu também é essencial para a compreensão da notícia. A cronologia dos eventos é crucial para entender o contexto histórico e social em que a situação se desenvolveu.

A Cronologia dos eventos é crucial para entender o contexto histórico e social em que a situação se desenvolveu.


QUESTÃO 1

São elementos essenciais de uma notícia

A) apenas os fatos.

B) apenas os participantes.

C) fatos, participantes, local e momento/tempo da ocorrência.

D) local e momento/tempo da ocorrência.


QUESTÃO 2

Leia a notícia e identifique o fato e os participantes da notícia.

Fonte: https://www.canva.com/design/DAFrJhaA0II/Qa0DpnzjvRh8ELIczFOLEw/edit

QUESTÃO 3

O objetivo principal de uma notícia é

A) entreter o público com histórias fictícias.

B) promover um ponto de vista político.

C) informar, educar e apresentar fatos relevantes.

D) aumentar a confusão sobre eventos recentes.


QUESTÃO 4

Busque por uma notícia que aborda um evento relacionado ao meio ambiente, como desastres naturais, mudanças climáticas ou ações de preservação. 

O seu desafio será ler a notícia e analisar os impactos do evento, entender as medidas tomadas pelos participantes para enfrentar a situação e refletir sobre a importância da sustentabilidade.


Autoria:Ana Cristina Pereira Diniz
Formação:Pedagogia
Componentes Curriculares:Língua Portuguesa e História
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento:(EJALP0312) Identificar, em notícias, fatos, participantes, local e momento/tempo da ocorrência
(EJAHI0313) Conhecer as principais contribuições dos movimentos sociais na organização comunitária e fortalecimento da economia local.
Referências:BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. 
Goiânia. Documento Curricular para a Rede Municipal de Goiânia – EJA. Secretaria Municipal de Educação de Goiânia, 2023.
Revisão – 2024Ariadiny Cândido Morais