Esta proposta de atividade de Língua portuguesa é destinada aos estudantes do 3º período da Educação de Jovens e Adultos – EJA
ELEMENTOS DE UMA NOTÍCIA
FATOS – são informações objetivas e verificáveis que compõem a essência da notícia. eles respondem às perguntas fundamentais:
O fato é a base da notícia e deve ser apresentado de forma imparcial e com fontes confiáveis.
PARTICIPANTES – – são as pessoas ou grupos envolvidos no fato noticiado. Eles podem ser indivíduos, organizações, governos ou qualquer outra entidade relevante para a história. É importante identificar corretamente os participantes para entender suas perspectivas e motivações.
LOCAL – é o lugar onde o fato aconteceu. esse elemento é fundamental para contextualizar a notícia e compreender como a localização pode influenciar a situação relatada.
MOMENTO/TEMPO DA OCORRÊNCIA – o momento em que o fato ocorreu também é essencial para a compreensão da notícia. A cronologia dos eventos é crucial para entender o contexto histórico e social em que a situação se desenvolveu.
A Cronologia dos eventos é crucial para entender o contexto histórico e social em que a situação se desenvolveu.
QUESTÃO 1
São elementos essenciais de uma notícia
A) apenas os fatos.
B) apenas os participantes.
C) fatos, participantes, local e momento/tempo da ocorrência.
D) local e momento/tempo da ocorrência.
QUESTÃO 2
Leia a notícia e identifique o fato e os participantes da notícia.
QUESTÃO 3
O objetivo principal de uma notícia é
A) entreter o público com histórias fictícias.
B) promover um ponto de vista político.
C) informar, educar e apresentar fatos relevantes.
D) aumentar a confusão sobre eventos recentes.
QUESTÃO 4
Busque por uma notícia que aborda um evento relacionado ao meio ambiente, como desastres naturais, mudanças climáticas ou ações de preservação.
O seu desafio será ler a notícia e analisar os impactos do evento, entender as medidas tomadas pelos participantes para enfrentar a situação e refletir sobre a importância da sustentabilidade.
Autoria: | Ana Cristina Pereira Diniz |
Formação: | Pedagogia |
Componentes Curriculares: | Língua Portuguesa e História |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento: | (EJALP0312) Identificar, em notícias, fatos, participantes, local e momento/tempo da ocorrência (EJAHI0313) Conhecer as principais contribuições dos movimentos sociais na organização comunitária e fortalecimento da economia local. |
Referências: | BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Goiânia. Documento Curricular para a Rede Municipal de Goiânia – EJA. Secretaria Municipal de Educação de Goiânia, 2023. |
Revisão – 2024 | Ariadiny Cândido Morais |