ESTA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA INTEGRADA COM CIÊNCIAS DA NATUREZA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO PRIMEIRO PERÍODO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA.
ESPORTE PARALÍMPICO
O ESPORTE PARALÍMPICO ABRANGE MODALIDADES ADAPTADAS PRESENTES NOS JOGOS PARALÍMPICOS, REALIZADOS TANTO NO VERÃO, COM 22 MODALIDADES, QUANTO NO INVERNO, COM 6 MODALIDADES.
DESTINADOS A ATLETAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL, FÍSICA OU INTELECTUAL, ESSES JOGOS TRANSCENDEM A MERA COMPETIÇÃO, POIS CELEBRAM A DIVERSIDADE E REPRESENTATIVIDADE, CAPACITAM INDIVÍDUOS E DESAFIAM ESTIGMAS LIGADOS À DEFICIÊNCIA. CONFRONTAM VISÕES DE INCAPACIDADE, FRAGILIDADE E PASSIVIDADE, PROMOVENDO UMA PERSPECTIVA INCLUSIVA E EMPODERADORA.
QUESTÃO 1
COMPLETE O TEXTO COM AS PALAVRAS DO QUADRO ABAIXO:
GOLBALL | HÓQUEI | SNOWBOARD | QUATRO | SEIS | ESGRIMA EM CADEIRA DE RODAS |
OS JOGOS PARALÍMPICOS REPRESENTAM UM DOS EVENTOS ESPORTIVOS MAIS NOTÁVEIS E INSPIRADORES DO MUNDO, OCORRENDO A CADA _______ ANOS. NA ATUALIDADE, OS JOGOS PARALÍMPICOS DE VERÃO ENGLOBAM UM VARIADO CONJUNTO DE 22 MODALIDADES ESPORTIVAS, INCLUINDO O __________________________________ E A _____________________________________________. JÁ OS JOGOS PARALÍMPICOS DE INVERNO, POR SUA VEZ, CONTAM COM ________ MODALIDADES DISTINTAS, COMO É O CASO DO _________________________________ E DO ___________________.
QUESTÃO 2
O ESPORTE PARALÍMPICO É UM FENÔMENO SOCIOCULTURAL. ALÉM DA COMPETIÇÃO, ELE TEM COMO OBJETIVO
(A) CELEBRAR A INCLUSÃO E QUEBRAR ESTEREÓTIPOS.
(B) ENFATIZAR ESTIGMAS RELACIONADOS À DEFICIÊNCIA.
(C) MINIMIZAR A REPRESENTATIVIDADE E DIVERSIDADE.
(D) DESENCORAJAR A PRÁTICA ESPORTIVA ADAPTADA.
QUESTÃO 3
OS JOGOS PARALÍMPICOS TÊM UM IMPACTO PROFUNDO NA SOCIEDADE. ELE ALÉM DE PROMOVER A INCLUSÃO E INSPIRAR MUDANÇAS POSITIVAS EM RELAÇÃO ÀS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA, É CAPAZ DE
(A) AUMENTAR AS BARREIRAS FÍSICAS E SOCIAIS DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA.
(B) REDUZIR A CONSCIENTIZAÇÃO E DISCUSSÃO SOBRE A ACESSIBILIDADE.
(C) INFLUENCIAR POLÍTICAS PÚBLICAS EM APOIO ÀS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA.
(D) AUMENTAR A SEGREGAÇÃO E EXCLUSÃO DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA.
QUESTÃO 4
LEIA O TÍTULO DA REPORTAGEM:
DE QUE MANEIRA A VISIBILIDADE ALCANÇADA PELOS ATLETAS PARALÍMPICOS PODE IMPACTAR AS OPORTUNIDADES DESSAS PESSOAS EM DIFERENTES SETORES DA SOCIEDADE, ALÉM DO ESPORTE.
Autor | Jordana Ferreira |
Formação | Educação Física |
Componentes Curriculares | Educação Física e Ciências da Natureza |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento | (EJAEF0113) Identificar, refletir e dialogar sobre as questões de gênero, preconceitos e violência, inclusão/exclusão presentes nos esportes. (EJACI0116) Identificar a diversidade na vivência das relações sociais do cotidiano e a importância da valorização, do acolhimento e do respeito a estas diferenças. |
Referências | BENFICA, D.T. Esporte Paralímpico: analisando suas contribuições nas (re)significações do atleta com deficiência. Dissertação (Mestrado) Minas Gerais: Universidade Federal de Viçosa, Faculdade de Educação Física. 2012. COMITÊ PARALÍMPICO BRASILEIRO. Modalidades. Disponível em: FAQ – CPB. Acesso em 9 de agosto de 2023. |