ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE LÍNGUA PORTUGUESA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 1º ANO DOS ANOS INICIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL.
OLÁ, CRIANÇAS! HOJE VAMOS FALAR SOBRE UMA FERRAMENTA MÁGICA QUE NOS AJUDA A ENTENDER E DESCOBRIR O SIGNIFICADO DAS PALAVRAS: O DICIONÁRIO!
É UM LIVRO MUITO ESPECIAL, CHEIO DE LETRAS, PALAVRAS E SEGREDOS INCRÍVEIS!
O DICIONÁRIO É COMO UM TESOURO DE CONHECIMENTO, PORQUE NOS MOSTRA O SIGNIFICADO DAS PALAVRAS QUE ENCONTRAMOS EM LIVROS, CONVERSAS E ATÉ MESMO EM BRINCADEIRAS.
QUANDO ENCONTRAMOS UMA PALAVRA NOVA, PODEMOS PEGAR NOSSO DICIONÁRIO E INVESTIGAR O QUE ELA SIGNIFICA.
VAMOS FAZER AS ATIVIDADES?
QUESTÃO 1
VAMOS COLOCAR AS PALAVRAS ABAIXO EM ORDEM ALFABÉTICA?
FONTE: https://www.canva.com/design/DAFlndfWXBA/pi-XW1oUvvAcxnzpUpK0cQ/edit#
ZEBRA – CACHORRO – PEIXE – ABELHA – PATO – BARATA – LOBO – FOCA – JACARÉ
1 – ________________________________________
2 – ________________________________________
3 – ________________________________________
4 – ________________________________________
5 – ________________________________________
6 – ________________________________________
7 – ________________________________________
8 – ________________________________________
9 – ________________________________________
QUESTÃO 2
AGORA, OBSERVE ESSES ANIMAIS E ESCREVA SEUS NOMES EM ORDEM ALFABÉTICA?
1 – ________________________________________
2 – ________________________________________
3 – ________________________________________
4 – ________________________________________
5 – ________________________________________
6 – ________________________________________
7 – ________________________________________
8 – ________________________________________
Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-lingua-portuguesa-1o-ano/
COMPONENTE CURRICULAR: | LÍNGUA PORTUGUESA |
HABILIDADES: | (EF35LP12) RECORRER AO DICIONÁRIO PARA ESCLARECER DÚVIDA SOBRE A ESCRITA DE PALAVRAS , ESPECIALMENTE NO CASO DE PALAVRAS COM RELAÇÕES IRREGULARES FONEMA-GRAFEMA. (EF35LP12-A) PESQUISAR PALAVRAS DESCONHECIDAS EM DICIONÁRIO (ON-LINE E IMPRESSO), BUSCANDO O SIGNIFICADO. |
REFERÊNCIAS | GOVERNO DO ESTADO DE GOIÁS. SECRETÁRIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO – SEDUC/CONSED. DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO: VOLUME II ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS. IMAGENS RETIRADAS DO SITE: CANVA |